00:00:00
13 Sep

Fundación MAPFRE divulga estudo sobre mobilidade do público sênior no Brasil

20 de setembro de 2022
175 Visualizações

Em 2010, 84% da população com mais de 60 anos vivia nas áreas urbanas brasileiras. Este comportamento populacional cria um desafio para as políticas públicas que buscam promover o bem-estar da população sênior, pois precisam lidar com as questões que são complexas e envolvem múltiplas dimensões, como habitação, saúde, participação social, entre outras prioridades.

Este é o motivo pelo qual a pesquisa Adeus às chaves: perfil, segurança e momento do público sênior deixar de dirigir tem como contexto de investigação a mobilidade urbana deste público, com foco no recorte sobre aqueles que deixaram de dirigir ou seguem exercendo essa atividade.

O envelhecimento impacta na forma como as pessoas se deslocam na cidade, devido às questões de acessibilidade e de aspectos cognitivos e de saúde ligados ao envelhecer. No entanto, este impacto é ainda mais relevante na atividade de dirigir que envolve diversas habilidades, como a atenção prolongada e a resposta rápida a mudanças bruscas que ocorrem no trânsito.

Desta forma, uma das questões que podem surgir para as pessoas com mais de 60 anos que se deslocam na cidade dirigindo automóveis é se precisam parar de dirigir em algum momento e como isso deve ser feito. Ou seja, quais são as adaptações necessárias, quais são as alternativas às formas de deslocamento por automóvel, quais são as opções acessíveis e se é necessário pedir ajuda no dia a dia com esta mudança.

Cabe lembrar que, no Brasil, o modelo de desenvolvimento urbano levou a uma forte dependência do automóvel por boa parte da população, o que o tornou central na mobilidade urbana no país.

Tendo estas questões em vista, este estudo explora a relação entre o público sênior e a condução de automóveis, buscando compreender a experiência de dirigir daqueles que continuaram dirigindo, como é se locomover na cidade para os que pararam de dirigir, como foi esta decisão, como os familiares participaram destes momentos e quais foram os impactos da interrupção dessa atividade.

Mosaike

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
97 Vizualizações
Aon plc
97 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
94 Vizualizações
CNseg
94 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
89 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
89 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin