Em 2010, 84% da população com mais de 60 anos vivia nas áreas urbanas brasileiras. Este comportamento populacional cria um desafio para as políticas públicas que buscam promover o bem-estar da população sênior, pois precisam lidar com as questões que são complexas e envolvem múltiplas dimensões, como habitação, saúde, participação social, entre outras prioridades.
Este é o motivo pelo qual a pesquisa Adeus às chaves: perfil, segurança e momento do público sênior deixar de dirigir tem como contexto de investigação a mobilidade urbana deste público, com foco no recorte sobre aqueles que deixaram de dirigir ou seguem exercendo essa atividade.
O envelhecimento impacta na forma como as pessoas se deslocam na cidade, devido às questões de acessibilidade e de aspectos cognitivos e de saúde ligados ao envelhecer. No entanto, este impacto é ainda mais relevante na atividade de dirigir que envolve diversas habilidades, como a atenção prolongada e a resposta rápida a mudanças bruscas que ocorrem no trânsito.
Desta forma, uma das questões que podem surgir para as pessoas com mais de 60 anos que se deslocam na cidade dirigindo automóveis é se precisam parar de dirigir em algum momento e como isso deve ser feito. Ou seja, quais são as adaptações necessárias, quais são as alternativas às formas de deslocamento por automóvel, quais são as opções acessíveis e se é necessário pedir ajuda no dia a dia com esta mudança.
Cabe lembrar que, no Brasil, o modelo de desenvolvimento urbano levou a uma forte dependência do automóvel por boa parte da população, o que o tornou central na mobilidade urbana no país.
Tendo estas questões em vista, este estudo explora a relação entre o público sênior e a condução de automóveis, buscando compreender a experiência de dirigir daqueles que continuaram dirigindo, como é se locomover na cidade para os que pararam de dirigir, como foi esta decisão, como os familiares participaram destes momentos e quais foram os impactos da interrupção dessa atividade.
Mosaike
You may be interested

A Convenção de Montreal e a declaração especial de valor na visão dos Tribunais Superiores
Publicação - 30 de janeiro de 2026Nós, do Machado e Cremoneze, temos acompanhado com atenção os não poucos movimentos jurisprudenciais em torno da aplicação da Convenção de Montreal ao transporte aéreo internacional de…

Bradesco Seguros lança clipe da versão da música ‘You’ve Got a Friend’
Publicação - 30 de janeiro de 2026A canção responsável por embalar a campanha ‘A Descoberta’ do Grupo Bradesco Seguros, ‘You’ve Got a Friend’, clássico da compositora norte-americana Carole King e famosa pela gravação de James Taylor, acaba…

Sindsegnne cria Comissões Técnicas para fortalecer atuação institucional
Publicação - 30 de janeiro de 2026O Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) anuncia a criação de suas Comissões Técnicas, uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento da atuação institucional e à ampliação…
Mais desta categoria



IA redefine o trabalho no mercado de seguros sem eliminar o papel do corretor
Publicação - 30 de janeiro de 2026









