00:00:00
22 Nov

MAPFRE apresenta novo tipo de seguro para florestas

18 de novembro de 2025
130 Visualizações

Em meio ao debate global sobre ações urgentes para conter as mudanças climáticas, a seguradora MAPFRE anunciou, durante a sua participação na COP30, realizada em Belém (PA), um novo modelo de seguro ambiental desenhado para proteger projetos florestais e garantir a estabilidade de programas de créditos de carbono no Brasil.

A nova solução, que é inédita no mercado de seguros, protege áreas de restauração e reflorestamento contra incêndios, assegurando a recomposição da vegetação nativa e a manutenção da capacidade de sequestro de carbono pelas árvores, um instrumento considerado estratégico para dar confiança ao avanço da bioeconomia e do mercado de carbono no país.

A nova solução, batizada de ‘Biosseguro’, foi idealizada pelo programa interno de inovação da seguradora no Brasil, que conecta equipes técnicas, especialistas ambientais e executivos de negócios. A iniciativa reflete o posicionamento ASG (Ambiental, Sustentabilidade e Governança) da MAPFRE, que tem buscado ampliar sua oferta de produtos com impacto socioambiental positivo e potencial de escalabilidade.

O principal diferencial do produto é o foco no valor ambiental da floresta, e não no potencial de exploração econômica da madeira, como ocorre no seguro florestal tradicional, garantindo que projetos de restauração sem finalidade comercial possam se reerguer após eventos extremos e manter sua capacidade de gerar créditos de carbono. A cobertura inclui desde custos de replantio até a recuperação da função ecológica da área, com atenção aos critérios técnicos e legais ligados à certificação de créditos.

Há um consenso crescente de que a restauração florestal será determinante para atingir as metas climáticas. Mas isso exige previsibilidade para quem financia e executa os projetos. Nosso papel é oferecer instrumentos que garantam continuidade e credibilidade, mesmo diante de eventos extremos. O Biosseguro responde a essa necessidade que era uma lacuna latente no mercado“, afirma Fátima Lima, diretora de sustentabilidade da MAPFRE.

Segurança para o investidor ambiental

O novo projeto da MAPFRE dialoga diretamente com o esforço de autoridades e de empresas globais para estruturar o mercado regulado e fortalecer o segmento voluntário, ampliando investimentos em restauração ecológica e conservação. A MAPFRE vê nesse movimento uma oportunidade para o setor de seguros ganhar relevância como mecanismo de confiança, transparência e integridade ambiental.

De acordo com a companhia, o seguro foi estruturado com base em parâmetros técnicos alinhados às melhores práticas de mercado e às exigências regulatórias ambientais do Brasil. A contratação exige documentação e inventário florestal que comprove potencial de sequestro de carbono, o que reforça a integridade dos projetos segurados.

Para o diretor de seguro rural da MAPFRE, Fabio Damasceno, o lançamento integra a estratégia da companhia de desenvolver soluções de seguros pensadas para a nova economia verde. “A construção de um arcabouço de garantias e seguros ambientais é cada vez mais determinante para aumentar a credibilidade e a liquidez do mercado de carbono. Estamos diante de um produto que enxerga a floresta como ativo ambiental estratégico. Por isso, a nossa proposta é oferecer ao investidor e ao produtor rural a segurança necessária para manter projetos florestais, mesmo frente a eventos climáticos severos, que podem comprometer tanto o impacto ambiental quanto o retorno financeiro dessas iniciativas.“, explica.

O planejamento da MAPFRE é que, inicialmente, o Biosseguro seja oferecido a empresas e proprietários rurais com projetos ambientais estruturados e inventário de carbono, com potencial de expansão à medida que o mercado regulado avance e novas ferramentas de monitoramento e certificação sejam adotadas.

InPress Porter Novelli

Foto: Fabio Damasceno mediou o painel com especialistas durante a Casa do Seguro

You may be interested

Bradesco Saúde lança guia sobre impactos das mudanças climáticas na saúde
Bradesco Saúde
87 Vizualizações
Bradesco Saúde
87 Vizualizações

Bradesco Saúde lança guia sobre impactos das mudanças climáticas na saúde

Publicação - 21 de novembro de 2025

A Bradesco Saúde lançou durante painel da Casa do Seguro, promovida pela CNseg na COP30, em Belém (PA), o guia prático "Nosso Clima, Sua Saúde". A publicação…

A COP30 e o papel estratégico do seguro na construção de um Brasil resiliente
Sindsegnne
162 Vizualizações
Sindsegnne
162 Vizualizações

A COP30 e o papel estratégico do seguro na construção de um Brasil resiliente

Publicação - 19 de novembro de 2025

Vivenciar a Casa do Seguro, nossa "Embaixada do Seguro" durante a COP30, organizada pela Confederação Nacional das Seguradoras, reforçou a convicção de que não existe agenda climática…

Zurich capacita mão de obra em funilaria
Zurich Seguros
136 Vizualizações
Zurich Seguros
136 Vizualizações

Zurich capacita mão de obra em funilaria

Publicação - 19 de novembro de 2025

Com foco na inclusão social e na qualificação profissional, a Zurich Seguros está iniciando uma nova etapa do projeto Moldando o Futuro, que capacita pessoas em vulnerabilidade…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

MetLife amplia funcionalidades do Cot.AI
MetLife
156 Vizualizações
156 Vizualizações

MetLife amplia funcionalidades do Cot.AI

Publicação - 19 de novembro de 2025
Segmento de Seguros garante resultado positivo
Wiz Co
128 Vizualizações
128 Vizualizações

Segmento de Seguros garante resultado positivo

Publicação - 19 de novembro de 2025
WordPress Video Lightbox Plugin