00:00:00
14 Sep

Belém debate papel do seguro no fortalecimento da economia

21 de agosto de 2025
121 Visualizações

O auditório da nova sede do Sincor-PA recebeu, na manhã do último dia 19 de agosto, o evento “Fortalecendo a Economia: Diálogo, Seguro e Sociedade”, que reuniu lideranças do setor de seguros, representantes de entidades empresariais e autoridades públicas para discutir os impactos do mercado segurador na economia paraense e suas conexões com a COP 30, que será sediada em Belém em 2025.

O encontro foi marcado por três painéis temáticos. No primeiro, mediado por Margarete Braga, presidente do Sincor-PA, o debate girou em torno da COP 30 e da Casa do Seguro, espaço que será instalado em Belém com acesso gratuito ao público. A superintendente de Sustentabilidade da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Luciana Dall’Agnol, destacou que a iniciativa visa aproximar a sociedade do setor, ampliando o conhecimento sobre a função social do seguro.

Ao seu lado, Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae-PA, ressaltou que a preparação para a COP 30 envolve não apenas infraestrutura, mas também educação empresarial. Segundo ele, o Sebrae, assim como a CNseg, tem um papel de educar e preparar empreendedores, especialmente os pequenos, para que aproveitem as oportunidades geradas por eventos dessa magnitude.

O segundo painel, conduzido por Edmir Ribeiro, presidente do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne), teve como tema “A importância do seguro para a sociedade e para a economia”. Nele, os corretores Antônio Jorge Vidigal de Souza, com mais de 30 anos de experiência, e Wilson Pantoja, com atuação na área comercial, compartilharam vivências práticas, defendendo que o seguro seja compreendido como investimento estratégico, e não apenas como custo.

O terceiro e último painel, mediado por Luiz André, delegado da Fenacor, discutiu “Como proteger o setor produtivo local”. O vereador Augusto Santos, autor da lei que instituiu a Semana Municipal do Seguro em Belém, defendeu a criação de novas normas que garantam maior segurança à população em grandes eventos, como seguros obrigatórios para transporte e atividades coletivas.

Já Valber Cordeiro, presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas do Pará, destacou a necessidade de conscientizar os pequenos empresários sobre a proteção patrimonial, reforçando que para micro e pequenas empresas, o seguro é um investimento essencial para a sobrevivência e sustentabilidade dos negócios.

Encerrando o painel, Wigor Oliveira, corretor de seguros e presidente do Conjove/ACP, trouxe reflexões de sua participação na COP 28 em Dubai, relacionando experiências internacionais com os desafios que Belém terá em 2025. Segundo ele, grandes eventos demandam infraestrutura e planejamento de riscos, e o seguro deve ser parte central dessa estratégia.

“O evento foi um passo importante para aproximar o mercado segurador da sociedade e reforçar seu papel no desenvolvimento econômico regional. Com discussões que uniram sustentabilidade, empreendedorismo e proteção patrimonial, o encontro deixou claro que o seguro será peça-chave para o sucesso da COP 30 em Belém e para a segurança das atividades econômicas no Pará”, afirmou Edmir Ribeiro, presidente do Sindsegnne.

Voz Comunicação

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
106 Vizualizações
Aon plc
106 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
102 Vizualizações
CNseg
102 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
96 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
96 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin