00:00:00
13 Sep

Com lastro para crescer, Seguro Rural exige qualificação profissional

4 de agosto de 2025
95 Visualizações

Mesmo sendo um dos maiores produtores agrícolas do mundo, o Brasil protege pouco sua atividade no campo. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), apenas 16% da área agrícola nacional está segurada, número inferior ao de outros países que também lideram a produção global, como os Estados Unidos, onde a cobertura chega a 80%.

Embora o agronegócio represente cerca de 25% do PIB brasileiro, segundo a CNA, a baixa adesão ao Seguro Rural acende um sinal de alerta. Em 2024, os pedidos de recuperação judicial no setor agropecuário cresceram 138% em relação ao ano anterior, somando mais de 1,2 mil solicitações, conforme dados do Serasa Experian, divulgados pela CNN Brasil.

Essas estatísticas revelam a vulnerabilidade financeira que marca o setor e evidenciam a relevância do Seguro Rural como instrumento essencial de previsibilidade, estabilidade e proteção de toda a cadeia produtiva, do pequeno produtor ao sistema bancário e às políticas públicas.

Certificação Avançada

Nesse cenário, cresce a demanda por capacitação técnica para atuar no segmento. Sempre comprometida com a qualificação dos profissionais do setor, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) criou a Certificação Avançada em Seguro Rural, que está com inscrições abertas para a segunda turma.

Lançado em 2024 com ótima receptividade do mercado, o programa oferece um panorama completo do Seguro Rural, que inclui modalidades e legislação, coberturas e exclusões, elementos essenciais para análise e aceitação de riscos, regulação de sinistros, além de desafios, perspectivas e aspectos ligados ao resseguro.

Com corpo docente altamente especializado e duração de 18 horas, a certificação é indicada para profissionais de seguradoras, resseguradoras, corretores de seguros, atuários, gestores de risco, advogados e reguladores. A coordenação acadêmica é dos docentes Gustavo León e Juliano Ferrer.

As aulas terão início em 6 de outubro (inscrições até o dia 3 do mesmo mês) e serão ministradas na modalidade ao vivo, às segundas e terças-feiras, à noite.

Associados da AIDA, parceira da ENS na realização do curso, têm condições especiais de investimento: até 6 de setembro, podem optar por 10 parcelas de R$ 238,40 ou desconto de 20% para pagamentos à vista. Para não associados da AIDA, o valor de cada uma das 10 parcelas é de R$ 268,20, e o abatimento à vista, de 10%.

Comunicação ENS

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
96 Vizualizações
Aon plc
96 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
94 Vizualizações
CNseg
94 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
89 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
89 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin