00:00:00
13 Sep

Mapfre lidera ranking nacional de sustentabilidade

19 de maio de 2025
234 Visualizações

A MAPFRE foi reconhecida como a seguradora mais sustentável do país ao alcançar o primeiro lugar no Ranking da Atuação Socioambiental de Instituições Financeiras (RASA), divulgado pela Associação Soluções Inclusivas Sustentáveis (SIS). A companhia se destacou entre 13 seguradoras avaliadas a partir de 28 critérios da agenda ASG (ambiental, social e de governança), que incluem mudanças climáticas, diversidade, governança corporativa e uso eficiente de recursos naturais.

O resultado reflete uma estratégia que coloca as práticas socioambientais no centro da operação da companhia. Entre os principais fatores que impulsionaram o desempenho da MAPFRE estão a incorporação de critérios ambientais, sociais e de governança nos processos de subscrição e de investimentos, a oferta de produtos alinhados à agenda ASG e a transparência na divulgação de informações relacionadas à sustentabilidade.

Esse reconhecimento valida o trabalho sério e comprometido que temos feito nos últimos anos. Sustentabilidade, para nós, não é uma área à parte, mas um valor que permeia todas as decisões da empresa“, afirma a diretora de sustentabilidade da MAPFRE, Fátima Lima. “Estamos construindo soluções que respondem aos desafios do nosso tempo, com responsabilidade e visão de longo prazo“, acrescentou.

Já Felipe Nascimento, CEO da MAPFRE Brasil, destaca que a conquista no RASA demonstra o compromisso da companhia com um modelo de negócio responsável. “As organizações que terão sucesso no futuro são aquelas que conseguem transformar impacto positivo em diferencial competitivo. Nosso foco é integrar desempenho financeiro e propósito, orientando nossas decisões estratégicas para gerar valor sustentável no longo prazo”, disse.

Liderança sustentável leva MAPFRE à COP30

A liderança no ranking também reflete o investimento da companhia em programas estruturados de impacto socioambiental. Entre as iniciativas recentes estão o ‘MAPFRE Floresta’, voltado à recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica, o ‘MAPFRE na Favela’, que oferece seguros socialmente acessíveis para comunidades periféricas, e o ‘MAPFRE Sênior’, focado no bem-estar da população 60+ que vive em instituições de longa permanência.

A MAPFRE também tem avançado na redução de sua pegada de carbono. Em 2024, a companhia superou, pelo terceiro ano consecutivo, a meta anual de emissões no Brasil, reduzindo em 4,05% os níveis de gás carbônico em comparação com a base de 2022, o equivalente a mais de 3.500 toneladas de gases de efeito estufa que deixaram de ser lançadas na atmosfera.

Como parte desse movimento, em novembro, a MAPFRE participará da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) em Belém (PA), integrando a ‘Casa do Seguro’, iniciativa da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras). No evento, a companhia apresentará as suas ações de sustentabilidade e debaterá com o setor estratégias para enfrentar os desafios climáticos.

Acesse a íntegra do relatório RASA.

InPress Porter Novelli

Foto: Felipe Nascimento, CEO da MAPFRE Brasil, e Fátima Lima, diretora de Sustentabilidade da MAPFRE

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
97 Vizualizações
Aon plc
97 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
95 Vizualizações
CNseg
95 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
90 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
90 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin