00:00:00
22 Feb

O mercado da maioria: sobre conectividade e acesso

3 de outubro de 2024
101 Visualizações

“Seguro não é para mim”. “É muito caro”. “É para outro público”. Mesmo que o leitor não seja dessa área, especificamente, é bem possível que a maioria já tenha se deparado com essas frases em alguma conversa. Esse discurso é um reflexo, primeiramente, de um país com muitas desigualdades e, em segundo lugar, de uma cultura securitária que ainda engatinha em um Brasil de muitas realidades.

Desde que comecei a empreender, venho pensando em soluções que possam caber no bolso das classes C, D e E. São públicos desprovidos de um olhar atento do mercado que, muitas vezes, prioriza o topo de pirâmide, novamente reproduzindo um sistema estrutural. Venho notando que, nos últimos cinco anos, passamos por uma verdadeira transformação digital, com um número crescente de pessoas conectadas e com acesso a smartphones.

Esse cenário se reflete, obviamente, no segmento de insurance, com empresas seguradoras e insurtechs oferecendo soluções mais convenientes e adaptáveis ao poder aquisitivo dos consumidores. Atualmente, um indivíduo consegue aderir a uma apólice com poucos cliques de um celular e, em questão de horas, aquele seguro – residencial ou auto – já estará disponível.

Não se pode subestimar o poder de decisão das parcelas menos favorecidas da sociedade. Recentemente, tive acesso a uma pesquisa da PwC Brasil, em parceria com Instituto Locomotiva, com foco nas classes C, D e E. O estudo revelou insights valiosos desse grupo de consumidores, que representa 76% da população e responde por quase metade do consumo no país. Batizado como “Mercado da maioria”, o levantamento apresenta um mapeamento dos indicadores que devem ditar transformações relacionadas ao consumo.

De acordo com essa pesquisa, que consultou 2.388 pessoas, esse segmento está atento a alguns fatores, como novas propostas de ampliação do poder aquisitivo da população, por meio de programas e políticas sociais, maior acesso ao crédito e aos ambientes digitais. E aqui, gostaria de sublinhar um ponto: novos formatos de avaliação dos clientes, como os modelos de crédito pré-pago, são necessários em uma nação peculiar como o Brasil.

Outro estudo que me chamou a atenção foi do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), que apontou um salto de 80% para 84% na quantidade de domicílios conectados no Brasil, entre 2022 e 2023, E adivinhe qual a parcela impulsionou esse avanço?

As classes C, D e E lideram o crescimento da conectividade nos nossos lares. No eixo “C”, houve um incremento de 56% para 91% e, no recorte “D/E”, o aumento foi de 16% para 67% – em ambos os casos, entre os anos de 2015 e 2023.

A melhoria da conectividade em um país continental como o Brasil – repartido em 27 unidades federativas e cinco regiões que são, praticamente, países de tão distintas – possibilita que haja acesso. Mas isso somente não basta: é imprescindível que nós, empresários, estejamos atentos a esse público consumidor e pensemos em soluções dirigidas. É preciso que nós nos adaptemos mais à audiência do que o fluxo inverso.

Por Reinaldo Aguimar, co-fundador da OON Seguradora

Foto: Reinaldo Aguimar

You may be interested

Bradesco Seguros marca presença no Show Rural
Bradesco Seguros
61 Vizualizações
Bradesco Seguros
61 Vizualizações

Bradesco Seguros marca presença no Show Rural

Publicação - 21 de fevereiro de 2025

Com o objetivo de reforçar sua presença no segmento de Agronegócio, o Grupo Bradesco Seguros participou do “Show Rural Coopavel 2025”, realizado entre 10 a 14 de…

Tokio começa a utilizar plataforma Genesys
Tokio Marine Seguradora
61 Vizualizações
Tokio Marine Seguradora
61 Vizualizações

Tokio começa a utilizar plataforma Genesys

Publicação - 21 de fevereiro de 2025

A Tokio Marine está investindo na implementação da tecnologia Genesys para o atendimento a Corretores e Segurados em sua Central de Relacionamento e em sua área Comercial,…

Porto promove Conexão Corretor de 2025
Porto
66 Vizualizações
Porto
66 Vizualizações

Porto promove Conexão Corretor de 2025

Publicação - 20 de fevereiro de 2025

Para fortalecer ainda mais a parceria com os corretores de seguros, a Porto realizou, nesta terça (18), o primeiro Conexão Corretor do ano, um evento de relacionamento…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Susep realizará live sobre o concurso público
Susep
73 Vizualizações
73 Vizualizações

Susep realizará live sobre o concurso público

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
Seguros de Pessoas: arrecadação soma R$ 72,7 bilhões
FenaPrevi
73 Vizualizações
73 Vizualizações

Seguros de Pessoas: arrecadação soma R$ 72,7 bilhões

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
Sete dicas para curtir o feriado com tranquilidade
Europ Assistance
44 Vizualizações
44 Vizualizações

Sete dicas para curtir o feriado com tranquilidade

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
Visão sobre o futuro dos investimentos no BTG Summit
MetLife
91 Vizualizações
91 Vizualizações

Visão sobre o futuro dos investimentos no BTG Summit

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
WordPress Video Lightbox Plugin