00:00:00
22 Nov

Relatório de Sustentabilidade da Zurich destaca ações ESG

10 de julho de 2024
111 Visualizações

Com o propósito de ser uma das empresas de maior impacto positivo no mundo, a seguradora Zurich está lançando a quarta edição do relatório de sustentabilidade. Nathália Abreu, gerente de Sustentabilidade e RSC da seguradora Zurich, aponta os esforços contínuos da empresa em relação à responsabilidade social e ambiental, bem como seu compromisso de contribuir com um impacto positivo em toda a cadeia de valor.

“Vivemos nosso propósito de criarmos juntos um futuro melhor. Tivemos avanços importantes dentro da gestão de riscos de sustentabilidade e estamos aumentando nossa gama de soluções sustentáveis”, afirma.

A executiva reforça o empenho da companhia em aprimorar processos internos que resultaram em altos níveis de digitalização com crescimento significativo no índice de satisfação dos consumidores da companhia. Nathália enfatiza que a sustentabilidade é um pilar estratégico para a Zurich e a companhia busca ter uma governança que possa garantir a sustentabilidade integrada às principais atividades.

Semestralmente, a companhia promove o Fórum Consultivo de Sustentabilidade, um evento com a participação de especialistas externos e diretorias estratégicas da companhia que dão suporte ao direcionamento da agenda de sustentabilidade. “Implementamos metas específicas de sustentabilidade para todas as linhas de negócio, o que faz com que o tema ganhe força no dia a dia das áreas”, enfatiza.

Sustentabilidade é jornada

O relatório de 2024 mostra como o assunto sustentabilidade avançou dentro da companhia. Em 2023, o modelo de governança da empresa foi atualizado e foram criados 13 grupos de trabalho diferentes. Além disso, a Zurich participa de associações civis que buscam promover o desenvolvimento sustentável sendo a única seguradora associada ao Conselho Empresarial Brasileiro pelo Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Nathália revela que a descarbonização do portfólio de investimento – que começou em 2019 – avançou e a redução na emissão de carbono está em cerca de 32 mil toneladas, superando a meta de 2025 que era reduzir para 19,8 mil toneladas.

E a companhia também avança em seu propósito sustentável ao incluir seus fornecedores nesse compromisso. A gerente de Sustentabilidade e RSC da Zurich explica que o Código de Conduta do Fornecedor é apresentado aos fornecedores assim que são contratados. “Desde 2023, nossos fornecedores críticos precisam responder um questionário sobre temas ESG e enviar para a Zurich os comprovantes das ações declaradas”, relata Nathália.

Negócios sustentáveis

A Zurich tem expandido as ações sustentáveis para os produtos. A companhia foi a pioneira em oferecer seguro para carros elétricos, desde então a Zurich vem introduzindo diferenciais que marcam o compromisso da companhia com a sustentabilidade.

A aposta da companhia no segmento de carros elétricos acompanha as tendências globais, e tem o objetivo de contribuir para mitigar as mudanças climáticas no planeta, que estão hoje entre as principais preocupações das lideranças empresariais, políticas e acadêmicas do mundo, de acordo com o Relatório de Riscos Globais 2024 lançado pela Seguradora Zurich em parceria com a Marsh McLennan e o Fórum Econômico Mundial.

Desde 2021, no Zurich Automóvel existe a certificação Selo Verde, realizada em parceria com o IQA (Instituto de Qualidade Automotiva). Essa certificação abrange mais de 300 oficinas mecânicas, alinhadas aos valores e práticas de sustentabilidade da companhia.

A companhia também passou a oferecer a compensação de carbono nos serviços de assistência do Zurich Automóvel – Carro Reserva ou Assistência 24 horas. Ao final cada serviço utilizado, os clientes são notificados pelos próprios prestadores de serviço sobre a compensação, sem qualquer custo extra para o segurado.

Outro produto que tem diferencial sustentável é o Zurich Residência. Nele, a companhia oferece descarte ecológico de móveis ou eletrodomésticos; remoção de entulho e/ou resto de obras; consultoria ambiental; projetos sustentáveis e cobertura para placas solares e carregadores residenciais de carros elétricos ou híbridos.

Além disso, a Zurich tem uma solução de engenharia de riscos chamada ZRS (Zurich Resilience Solutions) focada na prestação de serviços de prevenção desenvolvida para gestão de riscos corporativos e operacionais. Por meio dessa solução, a Zurich oferece um leque de soluções de gestão de riscos, com foco em tipos específicos de serviços como resiliência climática e gestão da cadeia de suprimentos.

A preocupação com as mudanças climáticas é crescente. Muitas organizações enfrentam a falta de dados e ferramentas para gerenciar e mitigar riscos. A avaliação de mudanças climáticas tem como objetivo entender como os riscos climáticos, cada vez mais frequentes, podem afetar operações de negócios, estratégia e posição financeira das empresas.

A Zurich também desenvolve projetos que ampliam e reafirmam a sua conscientização, como o Zurich Recicla, o diagnóstico remoto de sinistros, as ferramentas de melhoria no atendimento ao cliente e o cuidado e comprometimento com seus colaboradores. Esses esforços reforçam o compromisso da companhia em ser uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto positivo no mundo.

Conteúdo Comunicação

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
42 Vizualizações
Lojacorr
42 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
46 Vizualizações
MetLife
46 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
44 Vizualizações
Artigo
44 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin