00:00:00
15 Jul

Relatório de Sustentabilidade da Zurich destaca ações ESG

10 de julho de 2024
70 Visualizações

Com o propósito de ser uma das empresas de maior impacto positivo no mundo, a seguradora Zurich está lançando a quarta edição do relatório de sustentabilidade. Nathália Abreu, gerente de Sustentabilidade e RSC da seguradora Zurich, aponta os esforços contínuos da empresa em relação à responsabilidade social e ambiental, bem como seu compromisso de contribuir com um impacto positivo em toda a cadeia de valor.

“Vivemos nosso propósito de criarmos juntos um futuro melhor. Tivemos avanços importantes dentro da gestão de riscos de sustentabilidade e estamos aumentando nossa gama de soluções sustentáveis”, afirma.

A executiva reforça o empenho da companhia em aprimorar processos internos que resultaram em altos níveis de digitalização com crescimento significativo no índice de satisfação dos consumidores da companhia. Nathália enfatiza que a sustentabilidade é um pilar estratégico para a Zurich e a companhia busca ter uma governança que possa garantir a sustentabilidade integrada às principais atividades.

Semestralmente, a companhia promove o Fórum Consultivo de Sustentabilidade, um evento com a participação de especialistas externos e diretorias estratégicas da companhia que dão suporte ao direcionamento da agenda de sustentabilidade. “Implementamos metas específicas de sustentabilidade para todas as linhas de negócio, o que faz com que o tema ganhe força no dia a dia das áreas”, enfatiza.

Sustentabilidade é jornada

O relatório de 2024 mostra como o assunto sustentabilidade avançou dentro da companhia. Em 2023, o modelo de governança da empresa foi atualizado e foram criados 13 grupos de trabalho diferentes. Além disso, a Zurich participa de associações civis que buscam promover o desenvolvimento sustentável sendo a única seguradora associada ao Conselho Empresarial Brasileiro pelo Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Nathália revela que a descarbonização do portfólio de investimento – que começou em 2019 – avançou e a redução na emissão de carbono está em cerca de 32 mil toneladas, superando a meta de 2025 que era reduzir para 19,8 mil toneladas.

E a companhia também avança em seu propósito sustentável ao incluir seus fornecedores nesse compromisso. A gerente de Sustentabilidade e RSC da Zurich explica que o Código de Conduta do Fornecedor é apresentado aos fornecedores assim que são contratados. “Desde 2023, nossos fornecedores críticos precisam responder um questionário sobre temas ESG e enviar para a Zurich os comprovantes das ações declaradas”, relata Nathália.

Negócios sustentáveis

A Zurich tem expandido as ações sustentáveis para os produtos. A companhia foi a pioneira em oferecer seguro para carros elétricos, desde então a Zurich vem introduzindo diferenciais que marcam o compromisso da companhia com a sustentabilidade.

A aposta da companhia no segmento de carros elétricos acompanha as tendências globais, e tem o objetivo de contribuir para mitigar as mudanças climáticas no planeta, que estão hoje entre as principais preocupações das lideranças empresariais, políticas e acadêmicas do mundo, de acordo com o Relatório de Riscos Globais 2024 lançado pela Seguradora Zurich em parceria com a Marsh McLennan e o Fórum Econômico Mundial.

Desde 2021, no Zurich Automóvel existe a certificação Selo Verde, realizada em parceria com o IQA (Instituto de Qualidade Automotiva). Essa certificação abrange mais de 300 oficinas mecânicas, alinhadas aos valores e práticas de sustentabilidade da companhia.

A companhia também passou a oferecer a compensação de carbono nos serviços de assistência do Zurich Automóvel – Carro Reserva ou Assistência 24 horas. Ao final cada serviço utilizado, os clientes são notificados pelos próprios prestadores de serviço sobre a compensação, sem qualquer custo extra para o segurado.

Outro produto que tem diferencial sustentável é o Zurich Residência. Nele, a companhia oferece descarte ecológico de móveis ou eletrodomésticos; remoção de entulho e/ou resto de obras; consultoria ambiental; projetos sustentáveis e cobertura para placas solares e carregadores residenciais de carros elétricos ou híbridos.

Além disso, a Zurich tem uma solução de engenharia de riscos chamada ZRS (Zurich Resilience Solutions) focada na prestação de serviços de prevenção desenvolvida para gestão de riscos corporativos e operacionais. Por meio dessa solução, a Zurich oferece um leque de soluções de gestão de riscos, com foco em tipos específicos de serviços como resiliência climática e gestão da cadeia de suprimentos.

A preocupação com as mudanças climáticas é crescente. Muitas organizações enfrentam a falta de dados e ferramentas para gerenciar e mitigar riscos. A avaliação de mudanças climáticas tem como objetivo entender como os riscos climáticos, cada vez mais frequentes, podem afetar operações de negócios, estratégia e posição financeira das empresas.

A Zurich também desenvolve projetos que ampliam e reafirmam a sua conscientização, como o Zurich Recicla, o diagnóstico remoto de sinistros, as ferramentas de melhoria no atendimento ao cliente e o cuidado e comprometimento com seus colaboradores. Esses esforços reforçam o compromisso da companhia em ser uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto positivo no mundo.

Conteúdo Comunicação

You may be interested

Criatividade e Empatia: mais necessárias do que nunca
Artigo
96 Vizualizações
Artigo
96 Vizualizações

Criatividade e Empatia: mais necessárias do que nunca

Publicação - 12 de julho de 2024

Em um atual cenário em que o mundo debate cada vez mais sobre os benefícios e desafios impostos pela inteligência artificial, tecnologia que inclui a ciência de…

Odontoprev patrocina “A Noviça Rebelde”
OdontoPrev
65 Vizualizações
OdontoPrev
65 Vizualizações

Odontoprev patrocina “A Noviça Rebelde”

Publicação - 12 de julho de 2024

A Odontoprev entra em cena e patrocina um espetáculo que deverá emocionar o público: A Noviça Rebelde. O filme lançado em 1965 e encantou gerações, se transformou…

MAG Seguros anuncia rebranding em alguns produtos
MAG Seguros
84 Vizualizações
MAG Seguros
84 Vizualizações

MAG Seguros anuncia rebranding em alguns produtos

Publicação - 12 de julho de 2024

A MAG Seguros, seguradora especializada em vida e previdência, anuncia o rebranding da antiga linha Vida Toda Bem-Estar para INVIDA, uma linha de produtos voltados para coberturas…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin