00:00:00
19 Sep

37,5% dos roubos de carga registrados ocorreram às quartas-feiras à noite

11 de abril de 2024
126 Visualizações

As quartas-feiras lideram o dia da semana com maior porcentagem de roubo de cargas, registrando aumento de 80% na comparação com 2022. Em 2023, os roubos na data somaram 26,56% dos prejuízos. 37,5% dos eventos registrados às quartas-feiras ocorreram à noite. É o que releva o “Análise de Roubo de Cargas”, relatório exclusivo anual da nstech, maior empresa de software para supply chain da América Latina, que atua com o propósito de promover estradas mais eficientes e seguras.

As mercadorias mais visadas na quarta-feira foram fracionadas, medicamentos e gêneros alimentícios: um total de 91,4% dos prejuízos. O segundo dia de maior registro foi a quinta-feira, que obteve 15,7% do total. Neste dia da semana, 36,7% das cargas foram atacadas no período da noite. Já às terças-feiras, dias com maior incidência de roubos em 2022, caíram para a terceira posição após diminuição de 22% no total de prejuízos.

O relatório também trouxe insights sobre a periodicidade dos roubos, que seguem concentrados à noite (32,5%), registrando aumento de 10% em comparação com 2022.

A respeito da periodicidade dos roubos, o segundo trimestre de 2023 foi o mais crítico do ano. O pico dos prejuízos ocorreu em maio (12,3%). O aumento na comparação com o mesmo período de 2022 foi de 70%. Somados, os meses de abril, maio e junho representaram 30% dos prejuízos de 2023. O mês com menor percentual foi fevereiro (3,5%).

No mês de abril, 75,5% dos prejuízos foram causados pelo roubo de cargas fracionadas, alimentícias e eletrônicos. Os trechos urbanos somaram 19,8% dos eventos. Juntos, os estados de SP e RJ somaram 81% dos prejuízos. Quartas-feiras foi o dia da semana que acumulou os maiores prejuízos (28,5%). A ação das quadrilhas foi distribuída nos períodos da madrugada (33,9%), noite (32,2%) e manhã (30,4%).

Em maio, pela primeira vez, em 2023, os medicamentos assumiram o primeiro lugar entre as cargas roubadas, totalizando 54,7% do prejuízo. Fracionados (29,9%) e alimentos (9,7%) ocuparam o segundo e terceiro lugares no ranking. O percentual de prejuízo no trecho urbano saltou para 65,6% do total registrado no mês. São Paulo foi líder absoluto, com 85,5% dos prejuízos, assim como as quartas-feiras, que chegaram a 75,7%. Os eventos com maior percentual de prejuízo (59,2%) foram registrados no período da noite.

Já em junho, Santa Catarina tomou a frente do Rio de Janeiro no ranking de roubos em junho e ficou em segundo lugar no total de prejuízo, com 20,5%. São Paulo manteve a liderança, com 39,3% do prejuízo registrado no mês. As cargas fracionadas e alimentícias, juntas, representaram 86,2% do total de prejuízos por roubos em junho. As ocorrências à noite foram responsáveis por 38,1% do prejuízo e a quinta-feira foi o dia da semana mais crítico, com 41,6% do prejuízo.

A nstech tem atuado em diversos ângulos para estabelecer a maior segurança rodoviária no país, seja por meio de suas soluções, como cadastro, monitoramento e gestão de contratos, ou pelo desenvolvimento de levantamentos e conteúdos que auxiliem na inibição dos principais problemas do segmento, a exemplo do roubo de carga. “A expertise das três gerenciadoras de risco do grupo – BRK, Buonny e Opentech – foi fundamental para a produção deste material, tão importante para auxiliar os operadores a evitarem passar por este tipo de situação. Com informações de qualidade, podemos estimular o progresso do setor. Quanto mais atuarmos em conjunto, mais rápido chegaremos a um novo patamar”, conclui Vasco Oliveira, CEO e fundador da nstech.

Pine PR Comunicação

You may be interested

Porto patrocina Festival Manda Brasa no Rio Grande do Sul
Porto
37 Vizualizações
Porto
37 Vizualizações

Porto patrocina Festival Manda Brasa no Rio Grande do Sul

Publicação - 19 de setembro de 2024

Em um momento de renovação e esperança para o Rio Grande do Sul, a Porto anuncia seu patrocínio ao Festival Manda Brasa, que acontecerá nos dias 20…

Unimed Ferj promove melhorias no Pronto Atendimento
Unimed
33 Vizualizações
Unimed
33 Vizualizações

Unimed Ferj promove melhorias no Pronto Atendimento

Publicação - 19 de setembro de 2024

O Pronto Atendimento da Unimed Ferj na Barra da Tijuca, reconhecido pela certificação ONA II (Acreditado Pleno) e pelo atendimento completo nas áreas de clínica médica, pediatria…

Dicas de segurança para turistas no Rock in Rio
Alper
49 Vizualizações
Alper
49 Vizualizações

Dicas de segurança para turistas no Rock in Rio

Publicação - 19 de setembro de 2024

Com milhares de turistas de todo o Brasil e do mundo desembarcando no Rio de Janeiro para assistir ao Rock in Rio, que começou no último dia…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin