00:00:00
26 Jan

Aprovadas as regras para o sandbox regulatório do setor

8 de março de 2020
945 Visualizações

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou, nesta quarta (04/03/20), as condições para que a Superintendência de Seguros Privados (Susep) possa dar início ao processo de seleção dos projetos do Sandbox. Entre os critérios para escolher as iniciativas que ajudarão a transformar o setor nos próximos anos estão a proposição de novos produtos, novas tecnologias e redução de custos para o consumidor.

Incialmente, a Susep avaliará os dez primeiros projetos que chegarem à autarquia e que atendam aos requisitos do edital de seleção, que ainda será divulgado. Os proponentes precisarão comprovar que possuem produtos ou serviços prontos para entrar no mercado.

Capital mínimo reduzido

As empresas que quiserem operar a partir destes projetos terão seu capital mínimo exigido reduzido de R$15 milhões para R$1 milhão. Outras facilidades são a atuação em uma nova plataforma de comunicação tecnológica com a Susep e a redução do número de auditorias exigidas e do custo regulatório de forma geral.

O diretor da Susep Eduardo Fraga explica que a autarquia espera receber produtos e serviços que tragam, de fato, tecnologia diferenciada para o mercado de seguros. “Nosso objetivo é ampliar a cobertura de seguros no País, estimulando a concorrência e a inovação, por meio de uma experiência diferenciada para os segurados”, afirma. “Estamos falando de empresas que venham com novas propostas para subscrição e retenção de riscos”, completa Fraga.

Após a aprovação, a Susep concederá uma autorização para que essas empresas possam operar no setor de seguros com regras diferenciadas por até 36 meses. Entre os critérios de análise técnica e de pontuação dos projetos também está a apresentação de produtos ou serviços que possam ser comercializados em escala. O foco do Sandbox Regulatório está em produtos massificados de curto prazo e, com isso, estão excluídos os segmentos previdência, resseguros, grandes riscos e responsabilidade civil, por exemplo.

Acesse as medidas aprovadas: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-381-de-4-de-marco-de-2020-246507718

Superintendência – Executiva de Comunicação e Imprensa da CNseg

You may be interested

Youse lança campanha de Carnaval em seguro auto
Youse
45 Vizualizações
Youse
45 Vizualizações

Youse lança campanha de Carnaval em seguro auto

Publicação - 26 de janeiro de 2026

Com a chegada do Carnaval, período marcado pelo aumento das viagens e do uso do carro em grandes centros urbanos, a Youse inicia uma campanha nacional de…

Bradesco Seguros lança ‘Com Você Corretor On’
Bradesco Seguros
40 Vizualizações
Bradesco Seguros
40 Vizualizações

Bradesco Seguros lança ‘Com Você Corretor On’

Publicação - 26 de janeiro de 2026

O Grupo Bradesco Seguros lançou o programa 'Com Você Corretor On', uma iniciativa piloto gamificada voltada ao empoderamento digital dos corretores de seguros que atuam no salão de vendas. A proposta incentiva…

Yelum, HDI e Aliro reforçam atuação diante de eventos climáticos
Grupo HDI
42 Vizualizações
Grupo HDI
42 Vizualizações

Yelum, HDI e Aliro reforçam atuação diante de eventos climáticos

Publicação - 26 de janeiro de 2026

O período entre o fim e o início do ano costuma ser marcado por eventos climáticos extremos em diferentes regiões do Brasil, com impactos diretos sobre casas,…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin