A Bradesco Vida e Previdência reforça seu compromisso com a educação financeira e com a disseminação de informações claras para ampliar o conhecimento e o acesso ao seguro de vida, em um cenário em que a desinformação ainda limita a compreensão desse tipo de proteção no Brasil, apesar de sua evolução.
Em 2025, o mercado de seguros manteve trajetória de crescimento, com destaque para os seguros de vida, que avançaram 12,13% até setembro, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep). Ainda assim, apesar do aumento da demanda por soluções de proteção financeira, a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida aponta que apenas 18% da população possui o produto.
De acordo com Alessandro Malavazi, superintendente sênior da Bradesco Vida e Previdência, o tema proteção financeira tem ganhado espaço nas decisões das famílias brasileiras, e o seguro de vida surge como uma ferramenta cada vez mais reconhecida por sua acessibilidade, flexibilidade e eficiência nesse cenário. “Mesmo assim, a informação acerca do tema ainda é baixa e a presença de alguns mitos também dificultam o entendimento sobre o papel dessa cobertura no dia a dia”, ressalta o executivo.
Pensando nisso, a Bradesco Vida e Previdência reuniu os principais mitos que ainda cercam o seguro de vida, e as verdades que ajudam a mostrar como ele pode ser um importante aliado em diferentes fases da vida.
“A indenização do seguro de vida é isenta de imposto”.
É verdade.
O valor recebido pelos beneficiários não sofre incidência de Imposto de Renda e não precisa passar pelo processo de inventário. Isso significa que o recurso é liberado de forma mais rápida, sem burocracia, garantindo o suporte financeiro necessário em um momento delicado.
“Seguro de vida é só para quem tem herdeiros”.
É mito.
A escolha dos beneficiários é livre: pode indicar familiares, amigos ou até instituições. O seguro de vida permite cuidar de quem realmente importa, independentemente do vínculo legal. É uma forma de garantir apoio financeiro a pessoas ou causas com as quais o beneficiário tem afinidade.
“Se eu cancelar o seguro, perco tudo que paguei”.
É mito.
Existem planos que oferecem a possibilidade de resgatar parte do valor investido, dependendo do tipo de cobertura contratada e do tempo de contribuição. Essa flexibilidade é importante para quem busca uma proteção que também possa ser adaptada a mudanças de cenário ao longo da vida.
“Existem coberturas que podem ser utilizadas em vida”.
É verdade.
O seguro de vida moderno não se limita a coberturas de morte. Hoje, há planos que contemplam situações como diagnóstico de doenças graves, invalidez permanente, internação hospitalar, desemprego involuntário e até assistência para cuidados com a saúde mental. Essas proteções permitem que o segurado utilize os benefícios enquanto está vivo, quando mais precisa.
“Seguro de vida é inacessível para a maioria das pessoas”.
É mito.
O mercado oferece uma ampla variedade de planos, com coberturas personalizáveis e valores que cabem no orçamento. Em muitos casos, é possível contratar um seguro de vida por um valor mensal comparável ao de pequenas despesas do dia a dia, tornando-o uma alternativa viável para diferentes perfis.
“Quanto mais cedo eu contratar, melhor”.
É verdade.
Iniciar o seguro mais cedo permite ajustar e ampliar as coberturas ao longo do tempo, de acordo com as mudanças na vida pessoal, familiar e profissional.
Edelman
Foto: Alessandro Malavazi, Superintendente Sênior da Bradesco Vida e Previdência
You may be interested

Nova lei reforça práticas já consolidadas
Publicação - 7 de janeiro de 2026A Lei 15.040/24, sancionada em dezembro de 2024 e que entrou em vigor no final do ano inaugura oficialmente um novo marco legal para o mercado de…

Alliadoz: corretores da Allianz concorrem a viagens
Publicação - 7 de janeiro de 2026Uma das maiores seguradoras do Brasil e do mundo e detentora do naming rights do Allianz Parque, a Allianz apresenta novidades na edição 2026 do Alliadoz, seu principal programa de relacionamento…

O desafio silencioso da saúde mental corporativa
Publicação - 7 de janeiro de 2026Durante muito tempo, o tema da saúde mental foi tratado como um tabu dentro das organizações. Falava-se em produtividade, metas, desempenho, mas raramente em exaustão, ansiedade ou…
Mais desta categoria



Faturamento na Diretoria de Produtos Pessoa Jurídica da Tokio Marine
Publicação - 7 de janeiro de 2026









