Com o objetivo de apresentar o funcionamento, logística e armazenamento do Porto de Santos, mais uma vez, Lockton Brasil em parceria com a Machado e Cremoneze Advogados Associados realizou em 9 de maio, a 3ª. visita técnica no Porto de Santos, São Paulo. Desta vez com a pauta, voltada ao “Marco Legal dos Seguros”. Além dos especialistas da Lockton, como Simone Ramos, Diretora de Portos e Logística e Edinei Delfim, Head de Marketing, também estavam presentes, dr. Paulo Henrique Cremoneze, advogado especialista em Direito Marítimo e Securitário, a advogada Eduarda Cremoneze, ambos da Machado Cremoneze, contou com a presença da advogada e presidente da AIDA, dra. Maria Amélia Azevedo, além de diversos convidados e colaboradores das companhias destacadas e executivos parceiros do ecossistema de transporte marítimo.
Simone Ramos, abriu os trabalhos dando as boas-vindas aos presentes, destacou pontos sobre o passeio, o diálogo sobre a nova lei do seguros inclusive sobre o gerenciamento de riscos e passou a palavra ao renomado advogado, dr. Paulo Henrique Cremoneze, que pediu a atenção de todos. “Quando passarmos nos terminais, quero que observem se a operação especial de granel, se ocorre a dispersão natural. Pois é um tema que interessa à todos, se é realmente natural, considerando a tecnologia aplicada ou, se é uma falha do terminal, e se gera ou não indenização do seguro, e gerando se há possibilidade de ressarcimento regresso”, questionou.
Acompanhados pela guia turística Valéria Baptista, que trouxe diversas informações técnicas, durante todo o trajeto e as operações do porto, desde recebimento de mercadorias, armazenamento de grãos, líquidos, veículos de pequeno e grande porte e cargas em geral e a devida distribuição e transporte. Detalhou o funcionamento e a rotina e cuidados do maior porto da América Latina e salientou que há 8 (oito) anos, não ocorre qualquer sinistro no local, pois os cuidados com a prevenção de acidentes é muito minuciosa, principalmente com o meio ambiente.
Simone Ramos, fez as suas devidas considerações no encerramento do encontro. “A terceira visita técnica ao Porto de Santos, realizado pela Lockton e parceria com o Machado e Cremoneze, foi um grande sucesso e teve pontos importantes debatidos e sobre todos tipos de terminais e a fala importante do dr. Paulo Henrique Cremoneze, sobre o Marco Legal do Seguros, como será transformador tanto para o segurado, como para todo mercado. Não deixamos destacar o gerenciamento de riscos e todas as linhas e escalas de gerenciamento e quanto o seguro faz parte e sua também, a sua importância”, destacou Simone.
A dra. Maria Amélia Azevedo, relatou a honra de estar presente no acontecimento e agradeceu o convite. “O que está acontecendo aqui é se chama educação e ensino e compartilhar conhecimento. Parabéns, é um exemplo a ser seguido, estou bem satisfeita em presenciar e participar desta ação”, confessou Azevedo.
Lockton Brasil
Jack Lockton fundou a Lockton em Kansas City, há mais de 50 anos tornando uma marca internacionalmente reconhecida pela qualidade e competência nos serviços ofertados. Com a fidelidade dos clientes, conseguiram crescer expressivamente e atualmente a companhia está entre as maiores corretoras de seguro do mundo, conquistando a taxa de crescimento orgânico mais rápida do mercado de corretoras.
Machado e Cremoneze
Defendem o mercado segurador desde 1970, o fundador, Rubens Walter Machado (☆1936 ✟2001) iniciou sua carreira, especialmente dedicada ao Direito Marítimo. Em 2001, constituíram o formato atual e ampliaram a atuação. Ao Direito Marítimo somam o Direito dos Transportes e a Responsabilidade Civil Geral.
Herdaram do fundador os princípios institucionais que os motivam diariamente: comprometimento, transparência, dinamismo e sigilo. Compromisso e parceria são palavras que bem definem as relações com seus representados.
Porto de Santos
O Porto de Santos iniciou suas atividades no início do século XVI, operando com estruturas rudimentares até o fim do século XIX, E neste período houve a concessão do Porto a investidores privados. A Companhia Docas de Santos (CDS), fundada em 1890 e detentora da concessão, construiu e inaugurou em 1892 os primeiros 260 metros de cais, criando assim o primeiro Porto Organizado do Brasil. Desde então o Porto de Santos conquistou um lugar de destaque na economia do país e tornou-se o maior porto da América Latina.
Por Márcia Kovacs – Redação IC
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

