00:00:00
15 Sep

Qual o futuro para as empresas?

11 de setembro de 2023
182 Visualizações

O Banco Central iniciou um processo de desregulamentação do mercado financeiro de forma consistente há alguns anos, visando a redução da concentração bancária, de gestão de canais de investimentos em produtos financeiros e também para facilitar a inclusão das pessoas na utilização de serviços. O sistema de transferências instantâneo, o PIX, é a faceta mais visível desta ação, mas o aumento da competição e da bancarização são também estruturantes para o atendimento de nichos de mercado antes abandonados, como o de moradores de comunidades periféricas, financiamento e serviços para médicos, banco digital focado no público negro, em ONGs, conta específica para a geração Z, entre outros.

Outros segmentos do mercado, como em cartões flexíveis para benefícios, antes um oligopólio, e as possibilidades abertas com os open insurance e open investiment, tornando o cliente o centro do mercado, são outros aspectos relevantes para a economia. A mesa do gerente, antes quase inacessível, agora está literalmente na palma da mão. Começa assim a operar um modelo de open finance, segundo o próprio Banco Central, uma evolução do open banking, e que, sem dúvida, vem em tempo com a chegada de um novo consumidor.

Não é novidade que as preferências mudam de geração para geração e, quando se fala em soluções financeiras, não é diferente. Em breve, a geração Z será o segmento predominante de consumidores e por isso, é importante estar atento às tendências desse público para garantir que seu estabelecimento tenha aderência dessas pessoas. Digitalizar o negócio já é um grande passo e hoje já existem empresas que ajudam em todo esse processo.

Aqui na Biz, acreditamos que digitalizar os negócios já são passos importantes rumo à inovação, e hoje existem empresas que ajudam em todo esse processo. Por aqui, oferecemos soluções para que nossos clientes estejam sempre à frente, e é sobre isso. Este é o ponto alto no qual precisamos estar atentos. O de investir – por exemplo – na disponibilidade de oferecer cartões tokenizados nas principais carteiras de pagamento, que podem ser utilizados na modalidade virtual para transações recorrentes e temporárias e por meio de carteira digital própria para ter a possibilidade de recebimento ou realização de PIX pelos usuários.

Com o open finance, outras inovações estão chegando, e o Banco Central e a Superintendência de Seguros Privados (Susep), estão finalizando a interoperabilidade entre os ecossistemas de Open Finance e Open Insurance (Sistema de Seguros Aberto). Com isso, os clientes integram suas operações e seus dados financeiros também para corretoras e sociedades seguradoras. Com a possibilidade de compartilhamento de dados e histórico de seguros (de automóveis, por exemplo), os usuários podem verificar mais facilmente os preços de diversas seguradoras e comparar os benefícios associados ao produto principal.

E, do lado das empresas, com informações mais detalhadas o risco naturalmente associado à cada apólice poderá ser calculado com maior precisão, implicando em possibilidade de redução de preços e na oferta de produtos personalizados, como os microsseguros e os seguros de responsabilidade civil, pouco utilizados hoje no Brasil. Isso é só um exemplo que pode ser usado para oferecer serviços financeiros.

Uma das mais relevantes evoluções da agenda está quase pronta para ser oficialmente anunciada pelo Banco Central: uma solução para a comparação de propostas de operações de crédito, inclusive imobiliário. Será possível identificar facilmente entre diferentes ofertas dos bancos as opções mais vantajosas para quem procura por crédito. Vale lembrar que o compartilhamento de dados só acontecerá com a autorização prévia e específica do cliente. A modalidade é um dos passos para o futuro do ecossistema financeiro. Estejamos preparados para aproveitar essa inovação e proporcionar memórias positivas aos clientes!

Por: Douglas Barrochelo, CEO da Biz

Brain Comunicação

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
119 Vizualizações
Aon plc
119 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
121 Vizualizações
CNseg
121 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
106 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
106 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin