CNseg apresenta propostas aos candidatos
Documento sugere ações para agenda social e a retomada do crescimento econômico
A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) torna pública a iniciativa intitulada “Propostas do Setor Segurador Brasileiro aos Presidenciáveis- 2018″. Márcio Coriolano presidente? da entidade, Alexandre Leal, diretor-técnico , Edson Franco, presidente da FenaPrevi, Solange Beatriz Mendes, presidente da Fenasaúde e Carlos Alberto dos Santos Correa, representante de Marcos Renato Coltri da Fenacap, apresentaram as demandas, falaram da importância e da participação da indústria na economia do país.
O setor de seguros dispõe de ativos para garantir os riscos assumidos, da ordem de R$ 1,2 trilhão – equivalentes a 25% da dívida pública brasileira-, montante que o posiciona entre os grandes investidores institucionais do país. Com movimento de receitas que já representam 6,5% do PIB brasileiro, o setor tem potencial para crescer ainda mais. “Estamos na 46ª posição do ranking mundial em consumo per capita, em descompasso com a economia do país, a nona maior do planeta”, analisou o presidente da CNseg, Márcio Coriolano.
As 22 propostas foram entregues para todos os candidatos a presidente da república. O objetivo é contribuir com medidas concretas, propostas pelos especialistas do mercado segurador, para a superação dos desafios que estarão diante do eleito em outubro. O documento destaca:
- Sua importância no contexto da reforma da Previdência Social, para reduzir a vulnerabilidade do Estado.
- Um marco regulatório favorável à expansão do seguro rural, oferecendo mais musculatura ao agronegócio.
- A necessidade do seguro de garantia para grandes obras de infraestrutura.
- A democratização do acesso a planos e seguros de saúde com regras objetivas de compartilhamento de riscos e atendimento assistencial.
- A relevância econômica e social do segmento de capitalização.
- A urgência de aperfeiçoamento das regras de aplicação de seus ativos, tendo em vista o papel de investidor institucional do setor.
- O conjunto de ações para promover a inclusão social, por meio dos seguros populares.
You may be interested

Nova lei reforça práticas já consolidadas
Publicação - 7 de janeiro de 2026A Lei 15.040/24, sancionada em dezembro de 2024 e que entrou em vigor no final do ano inaugura oficialmente um novo marco legal para o mercado de…

Alliadoz: corretores da Allianz concorrem a viagens
Publicação - 7 de janeiro de 2026Uma das maiores seguradoras do Brasil e do mundo e detentora do naming rights do Allianz Parque, a Allianz apresenta novidades na edição 2026 do Alliadoz, seu principal programa de relacionamento…

O desafio silencioso da saúde mental corporativa
Publicação - 7 de janeiro de 2026Durante muito tempo, o tema da saúde mental foi tratado como um tabu dentro das organizações. Falava-se em produtividade, metas, desempenho, mas raramente em exaustão, ansiedade ou…
Mais desta categoria



Faturamento na Diretoria de Produtos Pessoa Jurídica da Tokio Marine
Publicação - 7 de janeiro de 2026








