A MAPFRE, uma das maiores empresas do mercado segurador e financeiro do mundo, implementou uma metodologia própria para medir o impacto da integração social e trabalhista dos seus colaboradores com deficiência. O processo tem o objetivo de analisar o nível de satisfação no trabalho e o quanto o dia a dia contribui para a melhora da qualidade de vida dos funcionários em todos os países onde atua.
1.001 colaboradores com deficiência, de 20 diferentes países, avaliaram, por meio de uma pesquisa, que a integração profissional contribuiu para melhorar sua qualidade de vida por conta de um ambiente de trabalho inclusivo predominante na empresa, alcançando uma pontuação 8 de 10. Já no Brasil, a pontuação foi de 8,6. Neste processo, foram avaliadas dimensões específicas como o bem-estar físico, material ou emocional, a qualidade de suas relações interpessoais e sociais e seu desenvolvimento profissional dentro da empresa.
“Estamos muitos satisfeitos com os resultados, que refletem nosso compromisso com a inclusão e diversidade. As empresas comprometidas com a diversidade e inclusão são capazes de atrair e fidelizar o talento, estimular a motivação dos funcionários e potencializar a criatividade de suas equipes. Na Mapfre, promovemos ambientes de trabalho diverso e inclusivos baseados no respeito e igualdade de oportunidades e desenvolvimento. Cuidamos do bem-estar das pessoas e de nosso entorno, gerando um impacto positivo sobre as pessoas e sociedade”, comenta Francisco Labourt, diretor geral de Recursos Humanos da MAPFRE no Brasil.
Compromisso de ter 3,5% do quadro de funcionários até 2024
O Programa Global de Deficiência, desenvolvido pela MAPFRE em mais de 20 países, inclui medidas para potencializar a verdadeira inclusão deste grupo na companhia e melhorar a qualidade de vida destes profissionais e seus familiares. Em 2022, a empresa contratou 188 pessoas com deficiência. Deste total, 40 foram somente no Brasil, o que representa aproximadamente 21% das contratações. “O compromisso da MAPFRE com a diversidade e a inclusão faz parte do Plano Corporativo de Sustentabilidade 2022-2024, que inclui objetivos claros e definidos como o de ter 3,5% de seu quadro de colaboradores integrado por pessoas com deficiência até 2024.”, conta Fátima Lima, diretora de sustentabilidade da MAPFRE. “Todas essas ações integram o mote de sustentabilidade #AParteQueNosToca, voltado às pessoas e baseado em iniciativas, que representam os milhares de gestos que contribuem para o objetivo comum de um mundo mais justo, próspero e inclusivo.”, conclui.
InPress Porter Novelli
Foto: Francisco Labourt, diretor geral de Recursos Humanos da MAPFRE no Brasil.
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

