00:00:00
22 Nov

“Para atuar em alto nível é necessário ter contato com o exterior”

14 de outubro de 2025
123 Visualizações

Essa foi uma das reflexões compartilhadas por um dos maiores nomes do Direito do Seguro no Brasil, Luís Felipe Pellon, com profissionais dos times de Comunicação e Marketing da Escola de Negócios e Seguros (ENS).

Na última passada, o renomado advogado esteve na sede da ENS, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), para um bate-papo sobre o setor de seguros e o meio jurídico. Em um cenário marcado por profundas transformações, o único caminho para acompanhar essas mudanças, segundo Pellon, é a constante atualização profissional.

O sócio do Pellon & Associados Advocacia será um dos participantes da primeira turma da imersão internacional “Mercado Europeu de Seguros a partir da Experiência Italiana: Inovação, Sustentabilidade e Tecnologia”, que a Escola promoverá em janeiro de 2026, na Itália.

Investimento em pessoas e formação são essenciais. A IA tomou muito espaço e temos que nos adaptar. É preciso nos atualizar para acompanhar essa evolução, que impacta fortemente o nosso setor, sobretudo a advocacia“, afirmou.

Paralelo com o Brasil

Para o jurista, a imersão será uma oportunidade única para comparar o sistema regulatório europeu com o brasileiro.

Essa viagem à Itália vai nos ajudar a ter uma visão de como as coisas estão ocorrendo por lá em relação à regulação de sinistros. A Europa tem um aparato bem estruturado nesse tema há anos. Será interessante de observar“, destacou.

A realização do curso no velho continente ganha ainda mais relevância, segundo ele, com a nova Lei do Contrato de Seguro (Lei nº 15.040/2024), que entrará em vigor em dezembro deste ano.

Precisaremos nos adaptar a um novo microssistema, com diferenças importantes em relação ao anterior. É necessário compreender como ele impactará nossas operações, e ninguém melhor do que a ENS para nos ajudar nesse estudo aprofundado. Meu propósito com essa imersão é me atualizar, quero ver quais são as tendências, traçar paralelos com a realidade brasileira e preencher lacunas que eu percebo nesta legislação“, pontuou.

Aprendizado em três cidades

Voltada a juristas e executivos do setor de seguros, a inédita imersão que a ENS fará na Itália contará com visitas técnicas e sessões acadêmicas em Roma, Florença e Trieste. O grupo irá explorar sistemas regulatórios e práticas de inovação no mercado europeu, e terá como guia a integrante da AIDA Global, Sara Landini, especialista em seguros e docente nas universidades locais.

A Sara é uma profissional extraordinária, com profundo conhecimento técnico. Pelas mãos dela, teremos acesso a uma visão privilegiada de como o mercado europeu tem evoluído“, acrescentou o advogado.

Com inscrições abertas até o final de novembro, o programa tem programação bastante abrangente.

O que mais me chamou a atenção foi o nível de aprofundamento dos assuntos. Destaco a inovação, os seguros paramétricos e a inteligência artificial como temas de maior interesse. São assuntos que já impactam o seguro e a advocacia, então, ver como eles estão lidando com isso lá fora será extremamente enriquecedor“, disse.

Imersão indispensável

Na opinião de Pellon, a vivência internacional é fundamental para o desenvolvimento de profissionais do setor.

O seguro é, por essência, uma atividade internacional. Para atuar em alto nível é necessário ter contato com o exterior, conhecer produtos, soluções e técnicas do mercado. A ENS, com seus programas de imersão, oferece justamente essa oportunidade de ampliar a visão e adquirir uma bagagem global.

A realização do curso em parceria com a AIDA Brasil é outro diferencial apontado pelo jurista.

Será ótimo ter colegas da profissão nessa expedição à Itália, os já conhecidos e os novos expoentes. Essa viagem tem, para mim, um tom de retomada acadêmica e profissional, e será uma oportunidade ímpar para ver como a Europa se encontra hoje, e de voltar com ideias que contribuam para o nosso mercado“, concluiu.

Faça parte

Ficou interessado em seguir os passos de Luís Felipe Pellon? As inscrições para a imersão internacional da ENS na Itália estão abertas.

As aulas serão ministradas em italiano, com tradução simultânea, nas universidades parceiras: Università degli Studi di Firenze (UNIFI) e Università degli Studi Internazionali di Roma (UNINT). Também estão previstas visitas técnicas a instituições de referência, como o regulador IVASS e a seguradora Generali, em Trieste.

O investimento total é de US$ 3.290,00, incluindo atividades acadêmicas, alimentação e transfers entre as cidades. Alunos e ex-alunos de MBAs da ENS têm 20% de desconto. Já associados da AIDA Brasil contam com abatimento especial de 30%, reduzindo o valor para US$ 2.300,00.

Clique nos links acima, inscreva-se no processo seletivo e aprofunde seus conhecimentos no mercado europeu de seguros!

Comunicação ENS

Foto: Luis Felipe Pellon, entrevistado no estúdio da ENS, na sede da Instituição

You may be interested

Bradesco Saúde lança guia sobre impactos das mudanças climáticas na saúde
Bradesco Saúde
87 Vizualizações
Bradesco Saúde
87 Vizualizações

Bradesco Saúde lança guia sobre impactos das mudanças climáticas na saúde

Publicação - 21 de novembro de 2025

A Bradesco Saúde lançou durante painel da Casa do Seguro, promovida pela CNseg na COP30, em Belém (PA), o guia prático "Nosso Clima, Sua Saúde". A publicação…

A COP30 e o papel estratégico do seguro na construção de um Brasil resiliente
Sindsegnne
162 Vizualizações
Sindsegnne
162 Vizualizações

A COP30 e o papel estratégico do seguro na construção de um Brasil resiliente

Publicação - 19 de novembro de 2025

Vivenciar a Casa do Seguro, nossa "Embaixada do Seguro" durante a COP30, organizada pela Confederação Nacional das Seguradoras, reforçou a convicção de que não existe agenda climática…

Zurich capacita mão de obra em funilaria
Zurich Seguros
136 Vizualizações
Zurich Seguros
136 Vizualizações

Zurich capacita mão de obra em funilaria

Publicação - 19 de novembro de 2025

Com foco na inclusão social e na qualificação profissional, a Zurich Seguros está iniciando uma nova etapa do projeto Moldando o Futuro, que capacita pessoas em vulnerabilidade…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

MetLife amplia funcionalidades do Cot.AI
MetLife
156 Vizualizações
156 Vizualizações

MetLife amplia funcionalidades do Cot.AI

Publicação - 19 de novembro de 2025
Segmento de Seguros garante resultado positivo
Wiz Co
128 Vizualizações
128 Vizualizações

Segmento de Seguros garante resultado positivo

Publicação - 19 de novembro de 2025
WordPress Video Lightbox Plugin