Essa foi uma das reflexões compartilhadas por um dos maiores nomes do Direito do Seguro no Brasil, Luís Felipe Pellon, com profissionais dos times de Comunicação e Marketing da Escola de Negócios e Seguros (ENS).
Na última passada, o renomado advogado esteve na sede da ENS, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), para um bate-papo sobre o setor de seguros e o meio jurídico. Em um cenário marcado por profundas transformações, o único caminho para acompanhar essas mudanças, segundo Pellon, é a constante atualização profissional.
O sócio do Pellon & Associados Advocacia será um dos participantes da primeira turma da imersão internacional “Mercado Europeu de Seguros a partir da Experiência Italiana: Inovação, Sustentabilidade e Tecnologia”, que a Escola promoverá em janeiro de 2026, na Itália.
“Investimento em pessoas e formação são essenciais. A IA tomou muito espaço e temos que nos adaptar. É preciso nos atualizar para acompanhar essa evolução, que impacta fortemente o nosso setor, sobretudo a advocacia“, afirmou.
Paralelo com o Brasil
Para o jurista, a imersão será uma oportunidade única para comparar o sistema regulatório europeu com o brasileiro.
“Essa viagem à Itália vai nos ajudar a ter uma visão de como as coisas estão ocorrendo por lá em relação à regulação de sinistros. A Europa tem um aparato bem estruturado nesse tema há anos. Será interessante de observar“, destacou.
A realização do curso no velho continente ganha ainda mais relevância, segundo ele, com a nova Lei do Contrato de Seguro (Lei nº 15.040/2024), que entrará em vigor em dezembro deste ano.
“Precisaremos nos adaptar a um novo microssistema, com diferenças importantes em relação ao anterior. É necessário compreender como ele impactará nossas operações, e ninguém melhor do que a ENS para nos ajudar nesse estudo aprofundado. Meu propósito com essa imersão é me atualizar, quero ver quais são as tendências, traçar paralelos com a realidade brasileira e preencher lacunas que eu percebo nesta legislação“, pontuou.
Aprendizado em três cidades
Voltada a juristas e executivos do setor de seguros, a inédita imersão que a ENS fará na Itália contará com visitas técnicas e sessões acadêmicas em Roma, Florença e Trieste. O grupo irá explorar sistemas regulatórios e práticas de inovação no mercado europeu, e terá como guia a integrante da AIDA Global, Sara Landini, especialista em seguros e docente nas universidades locais.
“A Sara é uma profissional extraordinária, com profundo conhecimento técnico. Pelas mãos dela, teremos acesso a uma visão privilegiada de como o mercado europeu tem evoluído“, acrescentou o advogado.
Com inscrições abertas até o final de novembro, o programa tem programação bastante abrangente.
“O que mais me chamou a atenção foi o nível de aprofundamento dos assuntos. Destaco a inovação, os seguros paramétricos e a inteligência artificial como temas de maior interesse. São assuntos que já impactam o seguro e a advocacia, então, ver como eles estão lidando com isso lá fora será extremamente enriquecedor“, disse.
Imersão indispensável
Na opinião de Pellon, a vivência internacional é fundamental para o desenvolvimento de profissionais do setor.
“O seguro é, por essência, uma atividade internacional. Para atuar em alto nível é necessário ter contato com o exterior, conhecer produtos, soluções e técnicas do mercado. A ENS, com seus programas de imersão, oferece justamente essa oportunidade de ampliar a visão e adquirir uma bagagem global.“
A realização do curso em parceria com a AIDA Brasil é outro diferencial apontado pelo jurista.
“Será ótimo ter colegas da profissão nessa expedição à Itália, os já conhecidos e os novos expoentes. Essa viagem tem, para mim, um tom de retomada acadêmica e profissional, e será uma oportunidade ímpar para ver como a Europa se encontra hoje, e de voltar com ideias que contribuam para o nosso mercado“, concluiu.
Faça parte
Ficou interessado em seguir os passos de Luís Felipe Pellon? As inscrições para a imersão internacional da ENS na Itália estão abertas.
As aulas serão ministradas em italiano, com tradução simultânea, nas universidades parceiras: Università degli Studi di Firenze (UNIFI) e Università degli Studi Internazionali di Roma (UNINT). Também estão previstas visitas técnicas a instituições de referência, como o regulador IVASS e a seguradora Generali, em Trieste.
O investimento total é de US$ 3.290,00, incluindo atividades acadêmicas, alimentação e transfers entre as cidades. Alunos e ex-alunos de MBAs da ENS têm 20% de desconto. Já associados da AIDA Brasil contam com abatimento especial de 30%, reduzindo o valor para US$ 2.300,00.
Clique nos links acima, inscreva-se no processo seletivo e aprofunde seus conhecimentos no mercado europeu de seguros!
Comunicação ENS
Foto: Luis Felipe Pellon, entrevistado no estúdio da ENS, na sede da Instituição
You may be interested

Bradesco Saúde lança guia sobre impactos das mudanças climáticas na saúde
Publicação - 21 de novembro de 2025A Bradesco Saúde lançou durante painel da Casa do Seguro, promovida pela CNseg na COP30, em Belém (PA), o guia prático "Nosso Clima, Sua Saúde". A publicação…

A COP30 e o papel estratégico do seguro na construção de um Brasil resiliente
Publicação - 19 de novembro de 2025Vivenciar a Casa do Seguro, nossa "Embaixada do Seguro" durante a COP30, organizada pela Confederação Nacional das Seguradoras, reforçou a convicção de que não existe agenda climática…

Zurich capacita mão de obra em funilaria
Publicação - 19 de novembro de 2025Com foco na inclusão social e na qualificação profissional, a Zurich Seguros está iniciando uma nova etapa do projeto Moldando o Futuro, que capacita pessoas em vulnerabilidade…
Mais desta categoria



Bem-estar dos colaboradores: empresas se destacam com iniciativas
Publicação - 19 de novembro de 2025









