De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Brasil registrou cerca de 85 furtos e roubos de carros por dia, em 2024. Por isso, para o brasileiro, contratar um seguro auto é essencial para garantir proteção contra imprevistos, mas muitas vezes o valor da apólice pode pesar no orçamento. Com o aumento dos custos em diversos setores, muitos proprietários de veículos buscam maneiras de reduzir as despesas relacionadas ao seguro de automóvel.
A boa notícia é que existem diversas formas de reduzir os custos sem comprometer a cobertura. Sergio Ricardo Ferlin, sócio da Serfer de Seguros, explica que pequenas observações no perfil do segurado e na forma de uso do veículo podem impactar diretamente no valor do seguro.
Uma das principais recomendações de Ferlin é investir em segurança preventiva. “Instalar rastreadores ou alarmes reduz o risco de roubo ou furto, o que pode diminuir o prêmio do seguro em até 20%, dependendo da seguradora”, explica o especialista. Além disso, ele sugere avaliar o perfil de uso do veículo: quem roda pouco pode optar por planos ajustados, evitando pagar por cláusulas e coberturas desnecessárias.
Confira mais 7 dicas para economizar no seguro do carro:
- Evite acionar o seguro para pequenos danos, sinistros de perda parcial com valores próximos aos da franquia contratada na apólice – sempre que possível, avalie se não vale a pena pagar reparos menores do próprio bolso. Acionar o seguro para consertos de baixo custo pode elevar o preço da renovação.
- Prefira um carro com manutenção barata e menor índice de roubo – modelos de veículos com peças acessíveis e menos visados por criminosos costumam ter seguros com prêmio menor. Antes de comprar um veículo, pesquise quais possuem menor taxa de sinistralidade.
- Informando um CEP seguro para pernoite – se o carro fica estacionado em garagem fechada na sua residência e com uma região com menos índices de ocorrências de roubo e furto, isso pode reduzir significativamente o valor do seguro.
- Mantenha o carro em boas condições – veículos com revisões em dia e boas condições mecânicas são menos propensos a acidentes e falhas, o que pode ser um critério positivo para seguradoras.
- Considere contratar um seguro residencial em conjunto a contratação do seguro auto, com coberturas para o seu carro e sua residência – algumas seguradoras oferecem pacotes combinados de seguro auto e residencial, o que pode gerar descontos para quem contratar os dois seguros juntos.
- Não deixe o seguro vencer antes de renovar – se a apólice expirar antes de realizar sua renovação, algumas seguradoras podem considerar um risco maior e cobrar valores maiores. O ideal é renovar dentro do prazo para evitar reajustes indesejados.
- Inclua apenas motoristas realmente necessários – quanto mais condutores adicionados ao seguro, maior pode ser o valor da apólice. Cadastre apenas quem realmente utiliza o veículo com frequência.
Por fim, o especialista ressalta a importância de manter um bom histórico de direção. “Condutores com menos multas e sinistros registrados são vistos como de menor risco pelas seguradoras, o que pode resultar em descontos atraentes”, conclui Ferlin.
Além dessas estratégias, comparar diferentes cotações e buscar uma seguradora confiável também são passos essenciais para garantir proteção sem comprometer o orçamento. Seguindo essas dicas, é possível encontrar um seguro auto que caiba no seu bolso e ofereça a segurança necessária para rodar tranquilo.
Marenc
You may be interested

Seguradora sub-rogada e jurisdição brasileira nos contratos de transporte marítimo internacional de cargas: o alcance do Tema 1.282/STJ
Publicação - 22 de abril de 2025I Introdução: a importância da sub-rogação e o pleno exercício do ressarcimento *Por Rubens Walter Machado Filho e Paulo Henrique Cremoneze A sub-rogação é um mecanismo jurídico…

Justos lança campanha de incentivo a corretores
Publicação - 22 de abril de 2025A Justos, empresa de seguro auto que recompensa motoristas conscientes e aposta na tecnologia para transformar o setor de seguros, anuncia uma nova campanha nacional voltada aos corretores…

Casa do Seguro vai liderar discussões sobre papel do setor sobre mudanças climáticas
Publicação - 22 de abril de 2025A Tokio Marine apoia a Casa do Seguro, projeto criado pela CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras) para inserir o setor de seguros nas principais discussões sobre os riscos…
Mais desta categoria

Novo seguro da Mapfre oferece proteção contra roubo, furto e incêndio
Publicação - 22 de abril de 2025

