00:00:00
20 Apr

Acordo capacitará profissionais do cooperativismo de seguros no Brasil

24 de março de 2025
99 Visualizações

Na última quarta-feira, 19 de março, Brasília (DF) sediou o inédito Seminário de Cooperativismo de Seguro, promovido pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). Com o tema “Um novo capítulo para o cooperativismo”, o evento reuniu especialistas e autoridades para discutir os desafios e oportunidades do segmento no Brasil, impulsionado pela Lei Complementar 213/2025.

Realizado de forma híbrida, o seminário aconteceu na sede da OCB, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Um dos momentos de maior destaque foi a assinatura do convênio educacional entre ENS e OCB, que prevê o desenvolvimento de cursos para capacitação dos profissionais de cooperativas em todo o País.

O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, comentou a relevância da parceria e a expectativa de crescimento do setor por meio da qualificação profissional.

“A entrada das cooperativas no mercado de seguros aumentará a concorrência, reduzirá preços e ampliará a cobertura no Brasil. Atualmente, apenas 30% da frota de veículos e menos de 10% das residências estão seguradas. Com uma regulação moderna, o País se alinha às melhores práticas internacionais e abre espaço para um setor mais inclusivo e competitivo. A capacitação é um pilar fundamental para esse desenvolvimento e, com o apoio da ENS, vamos preparar dirigentes e cooperados para atuar com mais eficiência, fortalecendo o setor e ampliando o acesso da população aos produtos de seguros. É um passo importante para um mercado mais inclusivo, sustentável e competitivo”, afirmou.

Inclusão e desenvolvimento

Em seu pronunciamento, o presidente da ENS, Lucas Vergilio, destacou a importância da entrada das cooperativas de seguros no Sistema Nacional de Seguros Privados. “O Brasil ganha com isso. Ganha em acessibilidade e inclusão securitária, trazendo maior proximidade com o segurado, além de promover sustentabilidade e desenvolvimento regional para o setor de seguros”, declarou.

O líder da ENS enfatizou que a Lei Complementar 213/2025, sancionada no início deste ano, representa um marco na modernização do setor de seguros. “Estamos diante de uma transformação sem precedentes. O desafio agora é garantir um ambiente de capacitação que fortaleça o cooperativismo nos próximos anos”.

Vergilio reforçou ainda o compromisso da Escola com o desenvolvimento do cooperativismo. “Essa colaboração será conduzida com total dedicação e compromisso, pois o cooperativismo é movido por propósito e engajamento. Tenho certeza de que essa iniciativa trará benefícios concretos para os cooperados e fortalecerá ainda mais o setor”, finalizou.

Maior cobertura de seguros no País

A ENS também esteve representada pela docente Angélica Carlini, que apresentou a palestra “Panorama do Setor de Seguros no Brasil: Desafios e Oportunidades”. A docente explicou a importância do mutualismo como pilar fundamental do setor de seguros e defendeu a necessidade de uma compreensão aprofundada do modelo. “O Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer para fortalecer a cultura do seguro entre cidadãos e produtores rurais. Para que as cooperativas tenham sucesso é essencial capacitar lideranças, colaboradores e cooperados, além de tornar os produtos mais acessíveis e compreensíveis”, explicou.

Carlini ressaltou que a sustentabilidade e a solvência das cooperativas exigem estudos rigorosos de risco e análises estatísticas detalhadas. “O desafio do cooperativismo de seguros será estruturar produtos que atendam às necessidades dos cooperados, com distribuição acessível e contratos claros”, concluiu.

Também representaram a ENS no seminário o assessor da Presidência, Marcelo Rocha, e o consultor de Projetos Especiais, Augusto Cardoso. Outras lideranças e personalidades do setor presentes foram: o superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Alessandro Octaviani; o diretor de Supervisão Comercial e Seguros da Susep, Carlos Queiroz; o consultor do Sistema OCB e da Federação Internacional de Seguros Cooperativos e Mútuos (ICMIF), Edwar Potter; o presidente da Seguros Unimed, Helton Freitas; o presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior; e os deputados federais Vinicius Carvalho (SP), Reginaldo Lopes (MG) e Arnaldo Jardim (SP), este último presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).

Comunicação ENS

Foto: Márcio Lopes de Freitas, ao centro, na mesa solene de abertura do evento

You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Susep
106 Vizualizações
Susep
106 Vizualizações

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS

Publicação - 17 de abril de 2025

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Prudential do Brasil
116 Vizualizações
Prudential do Brasil
116 Vizualizações

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria

Publicação - 17 de abril de 2025

A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Axa no Brasil
111 Vizualizações
Axa no Brasil
111 Vizualizações

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril

Publicação - 17 de abril de 2025

Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin