Ouvir os clientes é sempre um bom caminho para quem pretende melhorar a experiência do público e reforçar o compromisso com a transparência e a qualidade dos produtos. Atenta a isso e, para marcar o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) compartilha o resultado da 8ª edição do Relatório de Atividades das Ouvidorias do Setor de Seguros, divulgado recentemente pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Ao todo, 116 ouvidorias de empresas cadastradas na CNseg registraram 214.828 demandas do mercado segurador. Deste total, apenas 2,7% dos casos são referentes à Capitalização e com 99,9% das demandas resolvidas.
De acordo com a publicação da CNseg, a Capitalização registrou o menor prazo médio do setor para retorno à chamada, com 5,6 dias. Ao todo, 37,1% dos clientes foram contatados em até cinco dias e, 46,5%, em até 10 dias.
Cerca de 94,4% das demandas tiveram como tema a modalidade Tradicional, a mais comum entre os títulos de Capitalização. As outras ligações de clientes estavam relacionadas aos títulos nas modalidades Popular (2,5%); Tradicional para Garantia de Aluguel (2,1%); Filantropia Premiável (0,8%) e de Incentivo (0,2%).
“A Capitalização tem um compromisso permanente com a inovação, a transparência e a eficiência. Ter a confiança do consumidor é fundamental e, por isso, o setor mantém esse canal aberto com nossos clientes. Buscamos a satisfação deles, e as Ouvidorias têm papel muito importante nessa jornada”, avalia Denis Morais, presidente da FenaCap.
O relatório da CNseg é anual e também destaca o papel das ouvidorias do setor na mediação de conflitos e na defesa dos direitos dos consumidores, sendo elas também responsáveis por propor melhorias nos processos internos das empresas com base na análise das perguntas recebidas.
Danthi
You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Publicação - 17 de abril de 2025A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Publicação - 17 de abril de 2025A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Publicação - 17 de abril de 2025Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…
Mais desta categoria

Mercado tem papel fundamental para o debate climático, diz CEO da Mapfre
Publicação - 17 de abril de 2025

Estudo que analisa o mercado de resseguro brasileiro é lançado em SP
Publicação - 17 de abril de 2025