A Fundación MAPFRE acaba de divulgar os 12 projetos vencedores da última edição do Auxílio à Pesquisa Ignacio H. de Larramendi. Com um apoio total de 265 mil euros, a iniciativa visa fomentar projetos de pesquisa relacionados a Promoção da Saúde, Seguros e Previdência Social.
Entre os selecionados, está o projeto da pesquisadora brasileira Cláudia D’Ipolitto de Oliveira Sciré intitulado “Seguros e microsseguros na América Latina: oportunidades a partir de um estudo exploratório brasileiro”, que se dedica a analisar as barreiras para a adesão a seguros entre o público de baixa renda no Brasil e incentivar, por parte da população mais vulnerável, a busca por produtos que ajudem a mitigar riscos em situações imprevistas.
“Enquanto pesquisadora especializada no consumo das populações de baixa renda no Brasil, antevi a oportunidade de explorar de forma mais aprofundada este tema tão crucial que são os microsseguros. Ainda são escassos os trabalhos que buscam investigar a fundo o público de baixa renda e suas concepções de risco, práticas diante de situações de vulnerabilidade, expectativas relacionadas à proteção de sua renda, bens, terras, trabalho, saúde e bem-estar individual e familiar. Entender esses hiatos pode ser ferramenta crucial para a criação de produtos mais adequados e de sucesso, que aliem proteção e rentabilidade, ao mesmo tempo que aliviem as injustiças sociais”, explica Cláudia Sciré.
Além da vencedora brasileira, o Auxílio à Pesquisa Ignacio H. Larramendi reconheceu os projetos de outros quatro pesquisadores na área de ‘Seguros e Previdência Social’, que receberão um incentivo de 15 mil euros, e sete pesquisas na área de ‘Promoção da Saúde’, que receberão 30 mil euros, conforme o edital.
“Na Fundación MAPFRE, estamos comprometidos em apoiar iniciativas que tragam impactos positivos para a sociedade. O Auxílio à Pesquisa Ignacio H. Larramend, reafirma nossa missão de fomentar o desenvolvimento científico em escala global, contribuindo para a geração de conhecimento em áreas essenciais como saúde, seguros e previdência social. Nesta edição, o trabalho da pesquisadora Cláudia D’Ipolitto se consagrou como um exemplo de como a pesquisa pode ajudar a entender e superar desafios complexos, como as barreiras ao acesso a seguros, especialmente no nosso país”, declarou Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.
Confira mais informações sobre o Auxílio à Pesquisa Ignacio H. Larramendi, promovido pela Fundación MAPFRE em: Link
Loures Comunicação
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

