00:00:00
02 Feb

Porto firma parceria com a WayCarbon para um plano de descarbonização

22 de janeiro de 2025
185 Visualizações

A Porto, ecossistema de soluções de serviços de proteção com 18 milhões de clientes, firmou uma parceria com a WayCarbon, empresa global e referência em soluções climáticas voltadas para a transição justa e resiliente rumo a uma economia Net-Zero, para o desenvolvimento de um plano de descarbonização para a companhia. O projeto está alinhado aos objetivos estratégicos da empresa, visando a ambição de estruturar metas de redução de emissões baseadas na ciência, e contará com uma metodologia pioneira para o cálculo das emissões seguradas.

A Porto já calcula as emissões de gases de efeito estufa dos escopos 1, 2 e algumas categorias aplicáveis do escopo 3, e com apoio da WayCarbon, visa dar os próximos passos no tema. “O desafio base do projeto será o cálculo do escopo 3, que envolve a mensuração das emissões indiretas da cadeia de fornecedores da companhia (categorias 1 a 14), e um projeto específico para a categoria 15, referente às emissões financiadas e seguradas da Porto”, explica Higor Turcheto, Gerente de Mitigação da WayCarbon.

O trabalho ainda almeja o estabelecimento de metas de redução consistentes e engajamento da cadeia de valor em projetos de mitigação. “A Porto tem plena consciência de que o enfrentamento das mudanças climáticas é urgente e inevitável. Nossa Estratégia de Mudanças Climáticas, com foco na descarbonização, reflete esse compromisso em todas as etapas, desde o diagnóstico de emissões até a definição de metas de longo prazo com engajamento de diferentes stakeholders”, afirma Viviane Pereira, gerente de Sustentabilidade da Porto.

Metodologia inovadora para estimar emissões seguradas

O setor de seguros desempenha um papel importante na transição para uma economia de baixo carbono ao proteger organizações e pessoas físicas contra danos materiais causados pela mudança do clima. Com o aumento de desastres climáticos, a demanda por seguradoras cresce, especialmente em setores que requerem seguros específicos para adaptação. Conforme a transição para uma economia de baixo carbono e a contabilização do carbono evoluem, as seguradoras podem identificar quais os setores e negócios em suas carteiras necessitam de soluções mais refinadas para avançar na descarbonização, a exemplo da agropecuária, bastante afetada pelos efeitos das mudanças climáticas, desempenhando assim um papel ativo na transição climática.

Nesse projeto, o cálculo de emissões financiadas será feito pela Porto Asset (investimentos e participações) e pelo Porto Bank (operações de crédito e financiamento), o que representa um primeiro passo para o monitoramento desse indicador chave de impacto climático para instituições financeiras. Já as emissões seguradas serão baseadas em uma metodologia ainda mais recente, pioneira no Brasil.  “Será o primeiro case brasileiro do cálculo de emissões seguradas. Utilizaremos a metodologia da Partnership for Carbon Accounting in Financials (PCAF) e uma solução integrada para contribuir com os desafios de gestão de emissões de GEE corporativas e do negócio. A visão integrada será relevante para dimensão de valores e impactos financeiros no processo”, avalia Bruna Araújo, Gerente de Finanças Sustentáveis da WayCarbon.

Outro ponto relevante do trabalho é o engajamento dos colaboradores e executivos da empresa no tema. “A Porto está adquirindo mais conhecimento sobre as metodologias empregadas, o que traz mais clareza de como e que tipo de projetos deverão atuar para a descarbonização do negócio. As ações de engajamento realizadas ao longo do projeto auxiliam tecnicamente o processo de coleta de dados, mas também fornecem um apoio estratégico para a equipe de sustentabilidade, ao demonstrar a relevância e resultados do projeto para diversas áreas da companhia”, explica Bruna Araújo.

“Na Porto, acreditamos que enfrentar as mudanças climáticas exige ações concretas e mensuráveis. A parceria com a WayCarbon marca um passo estratégico em nossa trajetória, trazendo inovação e fortalecendo nosso compromisso com a sustentabilidade. Estamos certos de que essa colaboração gerará resultados positivos tanto em nossas operações quanto em toda a cadeia de valor, promovendo práticas responsáveis e inspirando um futuro mais sustentável”, complementa Viviane.

BRSA

You may be interested

A Convenção de Montreal e a declaração especial de valor na visão dos Tribunais Superiores
Machado e Cremoneze Advogados
98 Vizualizações
Machado e Cremoneze Advogados
98 Vizualizações

A Convenção de Montreal e a declaração especial de valor na visão dos Tribunais Superiores

Publicação - 30 de janeiro de 2026

Nós, do Machado e Cremoneze, temos acompanhado com atenção os não poucos movimentos jurisprudenciais em torno da aplicação da Convenção de Montreal ao transporte aéreo internacional de…

Bradesco Seguros lança clipe da versão da música ‘You’ve Got a Friend’
Bradesco Seguros
134 Vizualizações
Bradesco Seguros
134 Vizualizações

Bradesco Seguros lança clipe da versão da música ‘You’ve Got a Friend’

Publicação - 30 de janeiro de 2026

A canção responsável por embalar a campanha ‘A Descoberta’ do Grupo Bradesco Seguros, ‘You’ve Got a Friend’, clássico da compositora norte-americana Carole King e famosa pela gravação de James Taylor, acaba…

Sindsegnne cria Comissões Técnicas para fortalecer atuação institucional
Sindsegnne
111 Vizualizações
Sindsegnne
111 Vizualizações

Sindsegnne cria Comissões Técnicas para fortalecer atuação institucional

Publicação - 30 de janeiro de 2026

O Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) anuncia a criação de suas Comissões Técnicas, uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento da atuação institucional e à ampliação…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin