00:00:00
12 Jan

Incêndio no Shopping 25 poderia ter sido evitado, aponta especialista

30 de outubro de 2024
193 Visualizações

Muitos proprietários e administradores dos estabelecimentos não têm ideia de que o sistema de sprinklers precisa de manutenção. Eles acreditam que somente precisam instalá-lo. Apesar do histórico excepcional do funcionamento do sistema de sprinklers, sempre é bom ressaltar que a estatística bem-sucedida só vale para os sistemas que são bem instaladas, bem projetados e bem mantidos.

A comparação é sempre com o carro: não se pode somente rodar sem fazer a manutenção adequada. Diversos problemas podem ocorrer quando não há manutenção nos sprinklers. Um problema muito comum é a bomba que distribui a água para toda a tubulação não funcionar. Isso pode acontecer por várias razões: não funcionamento da peça, o botão que permite o acionamento automático desligado, válvulas fechadas, falta d’água no tanque, entre outros.

Tudo isso é sinal de que o sistema não está sendo inspecionado adequadamente. Esses são os principais problemas do dia a dia e podem ser resolvidos com programas de inspeção, manutenção e vistorias semanais pelo bombeiro civil. Ainda há uma possibilidade remota de problemas na projeção e instalação, mas este caso é menos comum do que a falta de manutenção.

Em shoppings como este do Brás é comum que as pessoas coloquem produtos em uma altura que quase encosta no sprinkler e quase impede o funcionamento por causa do excesso de material. Todas essas questões precisam ser vistas e inspecionadas toda semana. Caso não sejam verificadas, todo o alto investimento feito no sistema de proteção de incêndio será perdido, pois o sistema não vai funcionar.

Outro ponto que sempre é muito discutido quando acontece um incêndio é a existência do AVCB. Os proprietários costumam falar que sempre estão em ordem com os bombeiros. Porém, vale lembrar que o AVCB é uma fotografia que o Corpo de Bombeiros registra em um determinado dia do ano. No momento o estabelecimento pode estar em conformidade, mas após um mês, ou um ano entre as vistorias, muitas coisas podem acontecer e o local pode sair do padrão adequado. Incêndios criminosos, por negligência ou outras causas podem ocorrer. O AVCB é um documento que fornece uma autorização de partida, mas os proprietários e administradores precisam manter o estabelecimento com o sistema de proteção de incêndios em funcionamento ao longo do tempo.

*Por Marcelo Lima, Consultor do Instituto Sprinkler Brasil.

Conteúdo Comunicação

You may be interested

Seguros Unimed é a nova patrocinadora da equipe Itambé Minas
Seguros Unimed
109 Vizualizações
Seguros Unimed
109 Vizualizações

Seguros Unimed é a nova patrocinadora da equipe Itambé Minas

Publicação - 9 de janeiro de 2026

A equipe Itambé Minas vai contar com o patrocínio da Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, até o fim da temporada 2025/26. A seguradora, especialista em soluções que…

Gallagher destaca papel da especialização técnica
Gallagher
98 Vizualizações
Gallagher
98 Vizualizações

Gallagher destaca papel da especialização técnica

Publicação - 9 de janeiro de 2026

Após quase um mês da sanção da Nova Lei de Seguros (Lei nº 15.040/2024), a Gallagher Seguros ressalta que o sucesso da implementação das novas regras dependerá…

Amil Me Leva 2025 foi uma das vencedoras do Prêmio Caio
Amil
122 Vizualizações
Amil
122 Vizualizações

Amil Me Leva 2025 foi uma das vencedoras do Prêmio Caio

Publicação - 9 de janeiro de 2026

A viagem de incentivo Amil Me Leva 2025 foi uma das vencedoras do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos” no Brasil, no mês de dezembro. O…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin