00:00:00
19 Jan

Fala MDS: conheça os caminhos adotados pelo Governo Federal

13 de setembro de 2024
115 Visualizações

Ao assumir o Governo Federal em 2023, o presidente Luís Inácio Lula da Silva reconheceu também o desafio de erradicar a fome e a miséria, uma realidade que afetava cerca de 33 milhões de brasileiros naquele momento. Repetir o feito conquistado em 2014 e tirar, mais uma vez, o Brasil do Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas (ONU) passou a ser uma das prioridades da atual gestão federal. Para isso, o Governo Federal, sob coordenação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), lançou o Plano Brasil Sem Fome, que completou recentemente um ano e é tema do Fala MDS desta quarta-feira (11.09).

Para falar sobre esse assunto, a convidada do mesacast é a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity. Em entrevista ao Fala MDS ela relembra o estágio inicial desse desafio. “O Brasil Sem Fome teve o papel de retomar ações que tinham sido paralisadas, tinham sido extintas, mas também de criar estratégias, considerando que hoje a gente tem a fome principalmente nas cidades, nos grandes centros. Com ele, a gente tem uma estratégia para conseguir garantir segurança alimentar nas cidades”, explica.

A secretária apontou a relevância do Brasil Sem Fome para alcançar os objetivos determinados pelo presidente Lula. “O Plano tem algumas estratégias muito importantes como, por exemplo, aprimorar a forma de identificar as pessoas que estão passando fome, chegar até essas pessoas, retomar os sistemas de proteção social e aumentar a renda disponível das famílias e a produção de alimentos adequados e saudáveis”, disse.

O Plano Brasil Sem Fome reúne 80 ações e programas, com mais de 100 metas propostas pelos 24 Ministérios que compõem a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN). Ele está organizado em três eixos: o acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; a alimentação adequada e saudável, da produção ao consumo; e a mobilização para o combate à fome.

Além de tirar o Brasil do Mapa da Fome até 2030, o Plano também tem como metas reduzir, ano a ano, as taxas totais de pobreza e diminuir a insegurança alimentar e nutricional, especialmente a insegurança alimentar grave.

FSB Comunicação

You may be interested

Assist Card renova contrato de exclusividade com a Nomad
Assist Card
64 Vizualizações
Assist Card
64 Vizualizações

Assist Card renova contrato de exclusividade com a Nomad

Publicação - 17 de janeiro de 2025

A Assist Card – multinacional de assistência integral aos viajantes – anuncia a renovação do contrato de exclusividade com a Nomad – fintech brasileira conhecida por romper barreiras e oferecer soluções completas para…

Fugiu das festas de final de ano e vai viajar somente agora? Não esqueça do seguro viagem
Coris
60 Vizualizações
Coris
60 Vizualizações

Fugiu das festas de final de ano e vai viajar somente agora? Não esqueça do seguro viagem

Publicação - 17 de janeiro de 2025

Com o verão a todo vapor, muitos brasileiros aproveitam o período pós-festas para viajar com mais tranquilidade e economia. Seja para destinos litorâneos, cruzeiros ou praticar esportes…

Aprovação da lei que regulamenta cooperativas de proteção securitária
CNseg
51 Vizualizações
CNseg
51 Vizualizações

Aprovação da lei que regulamenta cooperativas de proteção securitária

Publicação - 17 de janeiro de 2025

Durante o ato de sanção da Lei Complementar nº 213 de 2025, que dispõe, entre outros temas, das sociedades cooperativas de seguros e as operações de proteção…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin