00:00:00
14 May

A IA generativa pode redesenhar o mercado de seguros

25 de junho de 2024
145 Visualizações

O uso da inteligência artificial generativa (IAGen) deve otimizar as funções dos corretores de seguros e ajudar clientes em tarefas mais simples, gerando uma economia de cerca de US$ 50 bilhões ao ano, conforme mostra nova pesquisa da Bain & Company.

Os benefícios podem ser alcançados pelo aumento da produtividade e redimensionamento da força de trabalho, incremento das vendas por meio de agentes mais eficazes e suporte digital, bem como redução de comissões graças ao crescimento de canais digitais diretos. Desse modo, a IAGen tem o potencial de ampliar a receita das seguradoras de 15% a 20%, além de reduzir custos em 5% a 15%.

Para isso, os executivos do setor precisam dar os primeiros passos agora:

  • definir com as unidades de negócio como a IA pode apoiar a estratégia de negócios;
  • determinar o que desenvolver internamente e quando buscar fornecedores;
    garantir que as equipes de entrega sejam multifuncionais;
  • definir metas claras para redução de custos, avaliação de experiência do cliente e crescimento das vendas;
  • enquadrar iniciativas plausíveis, estabelecendo um equilíbrio entre velocidade e gestão de riscos;
  • projetar um modelo operacional que possa se adaptar à medida que a ferramenta amadurece.

O ideal é que as seguradoras comecem sua jornada com casos de uso que apresentem riscos gerenciáveis e, somente após o domínio da tecnologia, direcionar esforços para soluções de maior valor, mais integradas e sofisticadas, que podem ajudar a redefinir os processos de negócio e transformar o papel dos colaboradores. Quando aplicadas de forma correta, as iniciativas de IAGen podem transformar o setor de quatro maneiras:

  1. Produtividade: a tecnologia vai ajudar os agentes a encontrar e produzir conteúdo com mais rapidez, reduzindo as interações de baixo valor e promovendo contatos mais eficazes com os clientes.
  2. Autoatendimento ao cliente e suporte de vendas: um assistente virtual sempre disponível pode ampliar a disponibilidade dos colaboradores e ajudar os clientes a obter informações sobre produtos e realizar compras digitais.
  3. Hiperpersonalização em escala: conversas, conteúdos e ofertas personalizados devem atender às necessidades individuais do cliente com mais agilidade.
  4. Insights e decisões de negócios: a combinação de dados não estruturados e estruturados vai produzir novos insights e ajudar na identificação de riscos.

Embora a IAGen ainda esteja começando a ser implementada nas companhias, as seguradoras não podem se dar ao luxo de esperar. Para aproveitar todo o potencial dessa tecnologia é preciso investir em experimentação, treinamento e novas formas de trabalhar – ações que exigem tempo antes que os benefícios comecem a aparecer.

RPMA Comunicação

You may be interested

Kovr entra no mercado de Seguros de Transporte
Kovr Seguradora
38 Vizualizações
Kovr Seguradora
38 Vizualizações

Kovr entra no mercado de Seguros de Transporte

Publicação - 14 de maio de 2025

A Kovr Seguradora anuncia sua entrada no promissor mercado de seguros de transporte, que movimentou R$6,2 bilhões em 2024 e projeta crescimento de dois dígitos para 2025,…

MAPFRE discute o papel do mercado na prevenção de riscos na aviação
Mapfre
44 Vizualizações
Mapfre
44 Vizualizações

MAPFRE discute o papel do mercado na prevenção de riscos na aviação

Publicação - 14 de maio de 2025

Com foco em ampliar o debate sobre segurança operacional na aviação civil brasileira, a MAPFRE realizou nesta terça-feira (13/05), em sua sede na capital paulista, o "1º Seminário…

Prudential promove websérie e palestra online sobre educação financeira para jovens
Prudential do Brasil
36 Vizualizações
Prudential do Brasil
36 Vizualizações

Prudential promove websérie e palestra online sobre educação financeira para jovens

Publicação - 14 de maio de 2025

A Prudential do Brasil lança, nesta semana, uma websérie voltada para a educação financeira de jovens e promove uma palestra online e gratuita, HOJE (14/05), às 15h, para incentivá-los…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin