Desde o dia 1º de junho, uma nova normatização para a habilitação náutica entrou em vigor no País. A principal modificação da Norma 211 diz respeito à classificação do barco e à habilitação náutica do condutor, que precisam ser compatíveis. Estar de acordo com estes quesitos vai facilitar a contratação de seguro, garantindo as melhores condições ao proprietário ou operador.
As habilitações em vigor incluem o arrais amador, que pode conduzir embarcação classificada como navegação interior; o mestre amador, para embarcações classificadas como mar aberto costeira ou navegação costeira; o capitão amador, para embarcações oceânicas ou navegação de mar aberto oceânica, e, por fim, o motonauta, para motos aquáticas (jet skis).
É muito importante estar atento às novas classificações e se adequar, pois além das penalidades aplicáveis, o descumprimento da norma trará dificuldades na contratação do seguro. “Estamos alertando nossos clientes com relação à nova normatização, para que estejam atentos antes da renovação ou contratação de nova apólice”, afirma Camila Diniz (foto), diretora comercial da VOKAN.
A VOKAN é uma corretora especializada em Seguros Náuticos e faz toda a gestão de risco, garantindo a melhor opção, com competitividade, para o cliente. “É importante entendermos toda a operação do cliente para conseguirmos auxiliá-los da melhor forma no momento da contratação do seguro, oferecendo uma apólice completa e personalizada.”, afirma Camila.
As alterações das normas podem ser consultadas no site da Marinha do Brasil e é importante se adequar para evitar sanções, dificuldade na contratação de seguros ou mesmo na negociação comercial da embarcação.
Egom PR Agency
You may be interested
AIDA promove reunião da GNT via zoom
Publicação - 4 de fevereiro de 2025No dia 4 de fevereiro a AIDA – Associação Internacional de Direito de Seguros, promoveu uma Reunião do grupo nacional de trabalho de Processo Civil da AIDA…
CNseg apresenta a presidentes dos Sindicatos das Seguradoras a estratégia para 2025
Publicação - 4 de fevereiro de 2025Com o objetivo de apresentar as ações que serão trabalhadas junto ao Governo Federal, o Congresso Nacional e o Judiciário ao longo de 2025, a Confederação Nacional…
Ameaça cibernética e mudanças climáticas são os principais riscos para os negócios em 2025
Publicação - 4 de fevereiro de 2025Incidentes cibernéticos, como violações de dados e ataques de ransomware, e apagões de TI, como o incidente recente da empresa de segurança digital CrowdStrike, são a maior…