00:00:00
27 Jul

Atendimento robótico ameaça a reputação quando feito por humanos

24 de maio de 2024
109 Visualizações

O uso de robôs de conversação, os famosos chatbots, são uma verdadeira mão
na roda para as empresas com milhares de clientes a atender ao mesmo tempo,
a exemplo de setores como telecomunicações, financeiro ou varejo. Muitas
vezes o contato é direcionado a resolver questionamentos simples, como onde
fica a loja mais próxima, onde a gentileza e empatia humana pouca diferença
fará na resposta. O desafio entra em campo quando há necessidade de
elaborações mais complexas.

Primeiro caso

A preparação do robô e seu treinamento são as chaves para sua autonomia. Um
colega, recentemente, teve duas experiências exemplares. Em contato com seu
provedor de internet, ficou desanimado a perceber que um problema
relacionado à dificuldade de envio de e-mail só poderia ser resolvido
roboticamente por WhatsApp. Mas foi agradavelmente surpreendido ao percorrer
explicações detalhadas, acompanhadas de testes passo a passo, com sucesso em
menos de cinco minutos.

Segundo caso

Por outro lado, uma questão com devolução de mercadoria comprada em um
grande marketplace gerou diversos níveis de frustração. Preenchidos todos os
formulários no dia seguinte ao recebimento, em menos de 12 horas veio a
resposta automática: analisamos a solicitação e não será atendida. Sem mais.
Inocente, o colega que nasceu no século passado recorreu ao atendimento
automático. Mesma resposta. Sem outro recurso, tentou o velho sistema
síncrono para tentar entender a situação com um ser humano e foi ao
telefone.

Péssima ideia. O atendente não conseguia passar da primeira tela, insensível
e incapacitado ante a argumentos como o produto não funciona ou há um prazo
legal de sete dias para devolução de compras remotas sem qualquer
justificativa além de desisti ou não quero mais. A gentileza e empatia
levaram à tentativa de escalar a questão. Sem sucesso – é não e pronto. Como
último recurso, aceitou abrir um chamado para que a área de análise entrasse
em contato, exclusivamente por e-mail.

Chegado o e-mail, surpresa: a mesma primeira resposta. Acreditando em
processos e na reputação da empresa em questão, o pobre comprador tentou
responder o e-mail. Nada. Quantas vezes respondesse, quantas vezes vinha
exatamente a mesma resposta automatizada.

Reflexão

Entre milhões de consumidores, a frustração de um não fará muita diferença
para a companhia em questão. Mas é uma pulguinha a beliscar sua reputação e,
certamente, não é a única. Talvez o risco seja calculado e perder um número
determinado de clientes está precificado, principalmente porque, ao
contrário da companhia de telecomunicações, o mercado não é regulado e não
haverá nenhuma agência a cobrar regras civilizatórias de bom atendimento.

Entretanto, fica o questionamento. Vale mesmo a pena perder clientes por uma
questão tão básica quanto devolver um produto ruim e indesejado, existindo
regramento para tal? E para que colocar uma instância humana para repetir
roboticamente uma mensagem gravada? Melhor seria um robô treinado o
suficiente para dar mais explicações.

Oficina da Comunicação

Por: Claudia Bouman

You may be interested

Geração Z são os protagonistas de campanha da Zurich
Zurich Seguros
67 Vizualizações
Zurich Seguros
67 Vizualizações

Geração Z são os protagonistas de campanha da Zurich

Publicação - 26 de julho de 2024

Hiperconectados, ágeis e que valorizam a diversidade, eles são os protagonistas que inspiraram a nova campanha da Zurich, chamada “Geração Z – Uma nova geração de seguros”.…

Score de crédito alternativo ajuda na avaliação de risco na área de seguros
Interesse Público
56 Vizualizações
Interesse Público
56 Vizualizações

Score de crédito alternativo ajuda na avaliação de risco na área de seguros

Publicação - 26 de julho de 2024

1. Como a DATAHOLICS percebeu a necessidade de atuar nesse setor? As seguradoras possuem formas muito padronizadas e previsíveis para medir a sinistralidade das pessoas, através de…

Empresas têm dificuldades na aquisição de apólices
Sincor - MG
45 Vizualizações
Sincor - MG
45 Vizualizações

Empresas têm dificuldades na aquisição de apólices

Publicação - 26 de julho de 2024

Quase seis em cada 10 empresas brasileiras sofreram ataques ou incidentes cibernéticos que impediram o acesso aos seus dados em 2023, de acordo com o Índice Global…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin