00:00:00
20 Apr

Jovens de 25 a 34 anos contrataram mais seguro de vida em 2023

25 de março de 2024
125 Visualizações

O seguro de vida tem passado por grandes transformações nos últimos anos. Um levantamento realizado em Janeiro pela Azos, insurtech que desenvolve soluções para o seguro de vida individual, indicou que o perfil dos segurados dessa categoria tem mudado, atraindo pessoas cada vez mais jovens. No intervalo entre 2022 e 2023, a empresa de seguros registrou um aumento de 5% nas contratações de seguro de vida, para pessoas com idades entre 25 e 34 anos. Na insurtech, 40% dos segurados estão na faixa de 35 e 44 anos, 26% entre 24 a 34 anos e 20% entre 45 e 54 anos.

“A Azos oferece uma jornada de contratação simples e rápida, com objetivo de deixar o seguro menos burocrático, onde o segurado e corretores podem realizar a contratação em menos de 5 minutos. Acreditamos que contratar o seguro sem a necessidade de enviar nenhum tipo de exame médico, documentos e nossos preços competitivos são os principais atrativos para as gerações millenials e Z, hoje, na faixa dos 20 aos 40 anos, o que justifica nosso crescimento nessas gerações, aponta Bernardo Ribeiro, CMO da Azos. Ainda sobre o perfil dos clientes, a empresa identificou que o gênero masculino lidera as contratações, representando 57% da carteira. Apesar disso, a empresa afirma que a base composta pelo público feminino, os outros 43%, cresce cada vez mais. A expectativa é de que essa divisão fique cada vez mais equilibrada.

A geração mais jovem está atenta aos preços competitivos e às novidades oferecidas no mercado. Após triplicar o volume de vendas em 2023 quando comparado com 2022, além do tradicional seguro de vida para caso de falta – que está presente em 83% das apólices da companhia – as coberturas mais buscadas foram Invalidez Total por Acidente, com 74% de participação, Doenças Graves, 61%, e Diária por Internação Hospitalar, 34%.

Segundo o executivo, as coberturas que trazem algum diferencial, como as para uso em vida, têm conquistado cada vez mais o interesse dos clientes. “Antes se pensava muito que só precisava de seguro quem tivesse filho ou dependentes financeiros. Agora, esses jovens já entendem que ele mesmo é seu dependente financeiro e precisa se proteger. Vemos que as gerações mais novas, ligadas às tendências, estão mais conscientes sobre o cuidado com a saúde física e financeira. Esse é um comportamento que tende a favorecer a comercialização das proteções que fogem do tradicional seguro de vida em caso de morte”, disse Bernardo.

A agilidade nos processos e a disponibilidade digital também é outra mudança que têm atraído os mais jovens, que se aproveitam dos recursos para aprimorar suas buscas e compararem os melhores custos.

“A possibilidade de contratação independente das coberturas e a análise detalhada da Inteligência Artificial, acaba oferecendo ao cliente preços atrativos. Estimamos que cerca de 33% de nossos clientes recebem até R$10 mil e 40% entre 15 e 20 mil reais. Essas são rendas que, até pouco tempo, não priorizava a contratação de uma cobertura de seguro de vida individual, principalmente quando essas pessoas já tinham a proteção do seguro de vida coletivo”, pontua Ribeiro. Na Azos, o uso da Inteligência Artificial é aplicado durante o processo de contratação para analisar detalhadamente todos os riscos do segurado com mais precisão e agilidade, para facilitar a contratação e oferecer a melhor experiência possível para nossos clientes.

Desde a pandemia, o mercado tem sinalizado o aumento da procura pelo seguro de vida e outras coberturas de uso em vida, para garantir a saúde financeira familiar em períodos de instabilidade inesperada, como ocorreu na época. Informações disponibilizadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), em dezembro do ano passado, indicam que a arrecadação em seguro de vida individual cresceu mais de 20% em 2023, em comparação com o ano de 2022, de acordo com a SUSEP. Sobre as proteções para uso em vida, a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) registrou o aumento dos prêmios, entre janeiro e novembro de 2023 versus o mesmo período de 2022. Segundo a Fenaprevi, o seguro para doenças graves teve um aumento de 11,2%, enquanto a opção para acidentes pessoais o crescimento ficou em torno de 7,2%.

Agência NR7

You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Susep
106 Vizualizações
Susep
106 Vizualizações

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS

Publicação - 17 de abril de 2025

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Prudential do Brasil
116 Vizualizações
Prudential do Brasil
116 Vizualizações

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria

Publicação - 17 de abril de 2025

A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Axa no Brasil
111 Vizualizações
Axa no Brasil
111 Vizualizações

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril

Publicação - 17 de abril de 2025

Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin