Já é prática comum entre os varejistas oferecer aos clientes uma garantia estendida básica. Ainda assim, como evidencia um novo relatório divulgado pela insurtech global de proteção integrada Cover Genius, a incorporação de funções adicionais aos programas de seguro
dessas empresas pode resultar no aumento de suas vendas. O Relatório Proteção ao Consumidor de Varejo, que entrevistou 11.408 consumidores em 12 países diferentes, explora diversas experiências de consumidores com serviços de seguros de compras, revelando informações valiosas para varejistas que buscam melhorar as suas relações com os clientes.
Entre os entrevistados, um total de 49% afirmou que a oferta de uma combinação de diversas opções de cobertura (como proteção de envio, danos acidentais, proteção de devolução, etc.) aumentaria sua probabilidade de adquirir um seguro. Essa descoberta pode abrir oportunidades para que os varejistas reduzam as taxas de desistências de compras e criem um vínculo de confiança com os clientes.
“Descobrimos que até 83% das reivindicações negadas por seguradoras ocorrem devido a incidentes que não são cobertos por uma garantia estendida. No entanto, as garantias estendidas, especialmente nos Estados Unidos, são muitas vezes tudo o que os varejistas oferecem aos consumidores, já que são mais fáceis de integrar”, diz Angus McDonald (foto), CEO e cofundador da Cover Genius. “Esses dados mostram que os clientes esperam mais opções de segurança dos varejistas, como proteção de remessa em caso de roubo de pacotes ou cobertura contra danos acidentais em incidentes como derramar café em um laptop novo. A Cover Genius permite que nossos parceiros varejistas integrem facilmente opções de proteção mais abrangentes por meio de uma única API. Isso lhes permite atender às demandas dos clientes sem exigir investimentos adicionais em recursos jurídicos, técnicos ou outros.”
O relatório divulgado também concluiu que muitas pessoas estão dispostas a pagar mais pela proteção de produtos adquiridos: 81% dos consumidores inquiridos a nível mundial manifestaram interesse em receber ofertas de proteção de suas lojas, fabricantes e aplicativos de pagamento favoritos durante ou após o processo de finalização da compra, e isso se dá principalmente por questão de conveniência. Os consumidores não apenas desejam receber ofertas de seguros, como também estão dispostos a pagar um adicional de 18% para proteger suas compras. Isso representa uma oportunidade para as marcas aumentarem suas vendas simplesmente oferecendo o tipo de proteção certa, no lugar certo, na hora certa e pelo preço certo.
Também segundo os resultados da pesquisa, os consumidores demonstram maior interesse em proteger as suas compras de alto valor, como produtos eletrônicos, eletrodomésticos e artigos de luxo, assim buscando evitar potenciais custos de reparação e substituição. As garantias estendidas são os serviços adquiridos com mais frequência, sugerindo que tanto os consumidores quanto os varejistas podem estar negligenciando os benefícios da cobertura contra danos acidentais, que oferece cobertura extra para custos de reparo e substituição.
Outra informação presente no relatório da Cover Genius conclui que os consumidores ficam mais satisfeitos e mais propensos a recomendar uma marca após uma experiência positiva no processo de reivindicação da cobertura de um seguro – ou seja, oferecer a proteção certa é apenas parte da jornada do cliente. Segundo a pesquisa, 79% dos consumidores recomendariam a um amigo uma marca com a qual tiveram uma experiência de reivindicação positiva.
Makana Comunicación
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

