Os primeiros meses do ano costumam ser marcados por chuvas intensas no Brasil e 2024 não se mostra diferente. Mesmo com as consequências climáticas do El Niño, que aumenta a temperatura do Oceano Pacífico, causando ondas de seca e calor, o verão ainda promete fortes pancadas de chuva até março, principalmente no extremo sul do país, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).
Apesar das chuvas intensas, a rotina do brasileiro não para e todos correm o risco de serem surpreendidos pelo mau tempo enquanto estiverem na rua. Pensando nisso, a equipe da Allianz Partners, líder global em assistência 24 horas, listou oito principais cuidados para proteger os motoristas e os veículos durante o mau tempo:
Reduza a velocidade:
Diminua a velocidade ao dirigir durante as chuvas. Vias congestionadas e movimentadas exigem uma condução mais cautelosa para lidar com potenciais obstáculos e situações imprevistas.
Esteja atento às pistas escorregadias:
Ruas, rodovias e estradas podem ficar escorregadias devido à chuva, óleo e sujeira acumulada. Esteja atento a áreas potencialmente escorregadias e tome cuidado com freadas bruscas para evitar a perda do controle do veículo.
Mantenha distância dos veículos à frente:
Aumente a distância entre o seu veículo e o da frente para permitir uma resposta eficiente em caso de emergência. Ruas urbanas, por exemplo, frequentemente exigem paradas rápidas e uma distância segura é essencial para evitar colisões.
Utilize os sistemas de iluminação:
Ligue os faróis mesmo durante chuvas leves. A visibilidade é essencial para a segurança, e os faróis ajudam para que pedestres e outros motoristas enxerguem seu veículo.
Esteja consciente dos pedestres:
Nas áreas urbanas, a presença de pedestres é constante. Redobre a atenção em cruzamentos e áreas movimentadas, garantindo a segurança dos pedestres e evitando acidentes.
Evite poças e áreas inundadas:
Fique atento à sinalização em regiões de possíveis alagamentos, que já é adotada em várias cidades, e ao se deparar com poças ou áreas inundadas, não tente, em hipótese alguma, atravessá-la sem ter certeza. A água acumulada muitas vezes esconde buracos e outros obstáculos que podem causar acidentes, danos à suspensão e aos componentes inferiores do veículo.
Inspeção pós-chuva:
Após dirigir sob chuva intensa, faça uma inspeção visual no seu veículo. Verifique se há danos aparentes, como arranhões na pintura, e limpe resíduos de lama e sujeira acumulados.
Atualize os equipamentos de segurança:
Certifique-se de que os limpadores de para-brisa estejam em boas condições e substitua as palhetas regularmente. Tenha também o cuidado de manter os sistemas de iluminação e freios em pleno funcionamento.
Ao tomar estas medidas, os motoristas podem contribuir para um ambiente de condução mais seguro, proteger a si mesmos, outros motoristas e pedestres, além de preservar o desempenho de seus veículos, mesmo nas adversidades causadas pela chuva.
Manter a integridade do carro não apenas aumenta sua longevidade, mas também garante uma condução segura e tranquila nas condições climáticas desafiadoras.
Agência Race
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

