00:00:00
18 May

Fadiga, cansaço e ganho de peso: entenda mais sobre a Tireoidite de Hashimoto

17 de novembro de 2023
146 Visualizações

Sintomas como fadiga, cansaço, ganho de peso, constipação intestinal, pele seca, inchaço, dor muscular e nas articulações, depressão, alterações menstruais e intolerância ao frio podem ser sinais de uma condição pouco conhecida, mas importante: a Tireoidite de Hashimoto. Trata-se de um distúrbio autoimune da tireoide, que gradualmente compromete o funcionamento dessa glândula, sendo o responsável pela maioria dos casos de hipotireoidismo.

Segundo a médica endocrinologista Flavia Tinano, da unidade da rede Meu Doutor Novamed na Avenida Paulista, em São Paulo, a doença, por si só, não causa sintomas. Contudo, em casos de hipotireoidismo, pode ocorrer o agravamento do quadro e, nessas situações, há a necessidade de tratamento contínuo.

“A Tireoidite de Hashimoto é resultado de uma predisposição genética, agravada por fatores ambientais como infecções, estresse, excesso de iodo na dieta e gestação. Quando o hipotireoidismo se instala, o tratamento envolve a reposição do hormônio tireoidiano (levotiroxina). Não há cura para essa condição autoimune, e os pacientes devem seguir o tratamento continuamente”, afirma a especialista.

Outro ponto importante é que portadores dessa patologia têm uma maior probabilidade de também serem portadores de doença celíaca, uma forma grave de intolerância ao glúten. Nesses casos, os pacientes precisam ser testados quanto à presença da doença celíaca e, se confirmado, ajustarem sua dieta, excluindo alimentos com esse tipo de proteína. Além disso, muitos pacientes com Tireoidite de Hashimoto também são intolerantes à lactose e devem adotar uma dieta isenta desse componente após a confirmação da condição.

Ainda em relação às dietas, é comum a deficiência de ferro nas pessoas com Tireoidite de Hashimoto, especialmente naqueles com doença celíaca, o que prejudica a absorção de vitaminas e minerais. O ferro desempenha um papel fundamental no funcionamento da tireoide e pode ser obtido por meio da alimentação ou suplementação.

Estudos indicam que a deficiência de selênio pode ser um fator de risco para a Tireoidite de Hashimoto, o que torna importante a ingestão adequada de alimentos ricos nesse nutriente, como, por exemplo, carnes, peixes e castanha do Pará, explica a especialista. O consumo de alimentos ricos em zinco e magnésio também pode ser benéfico. Vale ressaltar que o excesso de iodo na dieta pode desencadear o hipotireoidismo em pacientes com essa condição.

Approach

You may be interested

Locatícia Junto é destaque no Cupola Summit
Junto Seguros
55 Vizualizações
Junto Seguros
55 Vizualizações

Locatícia Junto é destaque no Cupola Summit

Publicação - 17 de maio de 2024

A Junto Seguros, uma empresa especializada em soluções de seguros corporativos para empresas e com mais de 30 anos de história, marca presença no Cupola Summit 2024, nos dias…

Susep participa de debate sobre o mercado de proteção veicular
Susep
58 Vizualizações
Susep
58 Vizualizações

Susep participa de debate sobre o mercado de proteção veicular

Publicação - 17 de maio de 2024

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Diretor Carlos Queiroz, participou nesta sexta-feira (17) de mais uma edição do evento "Conversa com o Judiciário", que ocorreu…

ESG e o mercado de seguros: práticas e impactos na sociedade
Artigo
70 Vizualizações
Artigo
70 Vizualizações

ESG e o mercado de seguros: práticas e impactos na sociedade

Publicação - 17 de maio de 2024

O conceito de ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) tem se tornado cada vez mais relevante na indústria de seguros, com impactos significativos em diversas frentes. A…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin