Cumprimentar a Mesa…
Dar as boas vindas em nome dos 133 mil corretores de seguros que respondem por 90% da distribuição de seguros no Brasil
Nos próximos dias estaremos discutindo e debatendo intensamente o setor de seguros , aqui na Fides Rio 2023 e também em outros 2 grandes eventos :
O CONEC, de 5 a 7 de outubro, na cidade de São Paulo, com vários temas relevantes para o nosso mercado; e, no dia 10 de outubro, a 4ª edição do maior e melhor evento digital de treinamento e capacitação para corretores o CONEXÃO FUTURO SEGURO …
TEMOS, HOJE, UMA VISÃO REALISTICAMENTE OTIMISTA PARA O MERCADO DE SEGUROS NO BRASIL e vou dizer por que :
O Brasil, apesar de ser líder na na produção de seguros na América Latina, já vem em uma zona de estagnação nos últimos 4 anos, com uma participação de apenas 3,4 a 3,9% do PIB (sem seguro saúde). Portanto, com o natural crescimento e amadurecimento da economia, abre-se espaço para um aumento significativo do setor.
A média da participação do setor de seguros no PIB dos países membros da OCDE é de 10%, ou seja, quase 3 vezes maior que a do Brasil
A CNSeg e a Fenacor fizeram conjuntamente e lançaram, recentemente, o PDMS, que estabelece um conjunto de ações e metas para que possamos chegar em 10% do PIB até 2030. Nós podemos, sim, e deveremos praticamente dobrar de tamanho nos próximos 7 , 8 anos .
Observem…
⁃ Nosso mercado com saúde é um pouco menos que 5% PIB
⁃ O Brasil é a 8ª economia mundial mas é apenas o 18ª mercado de seguros global -isso está errado !
⁃ O consumo per capita de seguros no Brasil é de menos de 300 dólares/ano muito pouco se comparado a diversos outros países.
Todavia… tudo isso que pode não parecer bom, no nosso caso acaba sendo uma ótima perspectiva de desenvolvimento para o nosso setor. Existe um enorme espaço de crescimento que pode e deve ser convertido em grandes oportunidades.
E os números estão melhorando :
Taxa de Desemprego: 7,9% em julho (e caindo) aumento do consumo , giro na economia
(previsão do Min. Fazenda)
– Inflação: 4,85%
– PIB: 3,2%
⁃ agências elevaram o rating do Brasil
⁃ o risco Brasil cai
⁃ Taxa de juros em queda
⁃ Dólar menos de 5 reais
⁃ Bolsa caminhando para 130 mil pontos
Tudo isso aliado a vigorosos programas governamentais de desenvolvimento, como o novo PAC e Neoindustrialização, que vão impulsionar e movimentar a economia.
E por fim , tenho que ressaltar:
Temos uma grande e bem estruturada rede de distribuição , integrada por profissionais e empresas muito bem preparados; uma vasta e capilar força de venda que está pronta e que cresce ano a ano. Aliás, não tem como não reconhecer a importância da ENS :
Forma e habilita mais de 5 mil novos corretores por ano
e está continuamente preparando , qualificando , treinando e atualizando essa força de vendas e os demais integrantes do mercado de seguros , cuidando do Ensino e provendo o mercado de conhecimento e informações com altíssima qualidade.
Mas, retomando…
Segundo o Superintendente da Susep no lançamento dos 7 GT’s de trabalho, Seguro – NOVO PAC e Neoindustrialização : o que é o MERCADO ? mercado é quem vende e quem compra – e quem vende é o corretor de seguros e no nosso caso quem compra (para o seu cliente/segurado) também é o corretor de seguros.
A Fenacor e a ENS trouxeram 2 Estudos muito interessantes e que estará à disposição de vcs (visitem nossos estandes na feira). Um sobre as MÚTUAS ; e o outro, a visão do mercado de seguros
(FONE DE OUVIDO)
Os corretores precisam ser ouvidos.
O corretor de seguros conhece bem o cliente e sabe o que ele precisa.
Uma empresa corretora de seguros é especializada em clientes .
O Corretor é especializado em amparar e proteger as pessoas e as suas conquistas .
Jorge Clapp
You may be interested
Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Publicação - 21 de novembro de 2024Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…
MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
Publicação - 21 de novembro de 2024A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…
Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Publicação - 21 de novembro de 2024A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…