Setembro Amarelo é o mês da conscientização da saúde mental e da prevenção ao suicídio. Levando em conta a importância deste debate no ambiente de trabalho, muitas empresas vêm desenvolvendo programas internos de apoio a colaboradores em relação ao cuidado mental. A Brasilseg, uma empresa BB Seguros, está entre essas companhias. Alinhado ao propósito de cuidar das pessoas e do que é valioso para elas, o Programa CUIDAR engloba iniciativas voltadas ao bem-estar mental, fortalecendo assim a construção de um ambiente saudável de trabalho.
O assunto merece atenção. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 15% dos trabalhadores apresentam algum transtorno mental. Além disso, a síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional, foi incluída na lista de doenças ocupacionais da organização no ano passado. Para a OMS, de maneira geral, os problemas mentais são negligenciados no mundo todo, que destina pouco investimento para uma cultura de prevenção.
A Brasilseg conta com um novo projeto do Programa CUIDAR, relacionado ao apoio à saúde mental dos colaboradores: o Seguramente. O projeto Seguramente trabalha de maneira preventiva, ampliando o conhecimento sobre o tema, acolhendo e direcionando ao tratamento mais adequado.
Outra novidade é que a companhia ampliou, de forma gratuita, as sessões de psicoterapia: agora são três consultas mensais, oferecidas por um parceiro. Além disso, nos ambulatórios de ambas Sede, em São Paulo; e Central de Relacionamento, em Franca; são disponibilizados médicos de diferentes especialidades, como psicologia, nutrição, fisioterapia, entre outras. “O Programa CUIDAR tem como premissa amparar os colaboradores, visando reduzir fatores de risco e gerar engajamento em saúde e qualidade de vida. As iniciativas oferecem uma rede de apoio ao colaborador para que ele se sinta acolhido”, afirma Priscilla Gosler, Superintendente Executiva de RH da Brasilseg, uma empresa BB Seguros, acrescenta a executiva.
O ambiente de trabalho é um dos principais locais em que medidas para prevenir problemas de saúde mental devem ser adotadas, segundo a OMS. No entanto, apenas 35% dos países dispõem de programas desse tipo, também de acordo com a agência da ONU.
FSB Comunicação
You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Publicação - 17 de abril de 2025A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Publicação - 17 de abril de 2025A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Publicação - 17 de abril de 2025Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…
Mais desta categoria

Mercado tem papel fundamental para o debate climático, diz CEO da Mapfre
Publicação - 17 de abril de 2025

Estudo que analisa o mercado de resseguro brasileiro é lançado em SP
Publicação - 17 de abril de 2025