Em 2018, o Brasil se juntou ao grupo crescente de nações que reconhecem a importância de proteger os dados pessoais de seus cidadãos ao publicar no Diário Oficial da União a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou efetivamente em vigência em 2020. Passados cinco anos, o que realmente mudou? Onde a LGPD teve sucesso e quais desafios ainda enfrentamos? Vamos fazer uma breve análise dos resultados e das perspectivas para a legislação.
Certamente a legislação trouxe mudanças positivas para a sociedade brasileira e destaco três aspectos em que a evolução ocorreu: a conscientização, a adoção de boas práticas e o fortalecimento do direito do consumidor.
Uma das maiores conquistas da LGPD foi a conscientização da importância da privacidade e da proteção de dados. Empresas e indivíduos agora têm mais noção sobre o valor dos dados e dos riscos associados à sua má gestão.
Muitas empresas tiveram que se adaptar para cumprir os requisitos da LGPD, o que levou à adoção de melhores práticas em relação à coleta, armazenamento e compartilhamento de dados.
Por fim, a LGPD fortaleceu os direitos dos indivíduos sobre seus dados, dando-lhes mais controle sobre como suas informações são usadas e possibilitando ações corretivas em casos de abuso.
Porém, se houve avanço inegável em alguns setores, ainda existe um logo caminho a ser percorrido para que a sociedade possa considerar a lei implantada em sua plenitude.
A aplicação de sanções, o treinamento para aplicação da LGPD e a evolução tecnológica são desafios que precisam receber atenção de legisladores e da Agência Nacional de Proteção de Dados.
Embora a LGPD preveja sanções significativas por não conformidade, especialistas questionam se a capacidade de aplicar essas sanções é suficientemente robusta e se as empresas estão sendo devidamente responsabilizadas.
Muitas empresas, especialmente as de menor porte, ainda enfrentam dificuldades em compreender e implementar todas as nuances da LGPD. Isso destaca a necessidade de mais treinamento e educação sobre o assunto.
Outro desfio é o cenário tecnológico em constante mudança, com novos desafios surgindo rapidamente. A LGPD e as instituições reguladoras precisam se adaptar rapidamente para lidar com essas novas situações. Após cinco anos de sua publicação, não há dúvidas de que a LGPD trouxe avanços significativos para a proteção de dados no Brasil.
No entanto, como qualquer legislação, ela enfrenta desafios à medida que busca se adaptar a um cenário tecnológico em constante evolução. O importante é que continuemos a priorizar a privacidade dos dados e a proteção do consumidor, buscando sempre melhorias e atualizações que se alinhem às necessidades atuais e futuras da sociedade.
Ego Comunicação
Foto: Ana Paula Siqueira, sócia do Siqueira Lazzareschi de Mesquita Advogados, mestre em Direito Civil, professora universitária e diretora da ClassNet Consultoria
You may be interested

A Convenção de Montreal e a declaração especial de valor na visão dos Tribunais Superiores
Publicação - 30 de janeiro de 2026Nós, do Machado e Cremoneze, temos acompanhado com atenção os não poucos movimentos jurisprudenciais em torno da aplicação da Convenção de Montreal ao transporte aéreo internacional de…

Bradesco Seguros lança clipe da versão da música ‘You’ve Got a Friend’
Publicação - 30 de janeiro de 2026A canção responsável por embalar a campanha ‘A Descoberta’ do Grupo Bradesco Seguros, ‘You’ve Got a Friend’, clássico da compositora norte-americana Carole King e famosa pela gravação de James Taylor, acaba…

Sindsegnne cria Comissões Técnicas para fortalecer atuação institucional
Publicação - 30 de janeiro de 2026O Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) anuncia a criação de suas Comissões Técnicas, uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento da atuação institucional e à ampliação…
Mais desta categoria



IA redefine o trabalho no mercado de seguros sem eliminar o papel do corretor
Publicação - 30 de janeiro de 2026









