Em 2018, o Brasil se juntou ao grupo crescente de nações que reconhecem a importância de proteger os dados pessoais de seus cidadãos ao publicar no Diário Oficial da União a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou efetivamente em vigência em 2020. Passados cinco anos, o que realmente mudou? Onde a LGPD teve sucesso e quais desafios ainda enfrentamos? Vamos fazer uma breve análise dos resultados e das perspectivas para a legislação.
Certamente a legislação trouxe mudanças positivas para a sociedade brasileira e destaco três aspectos em que a evolução ocorreu: a conscientização, a adoção de boas práticas e o fortalecimento do direito do consumidor.
Uma das maiores conquistas da LGPD foi a conscientização da importância da privacidade e da proteção de dados. Empresas e indivíduos agora têm mais noção sobre o valor dos dados e dos riscos associados à sua má gestão.
Muitas empresas tiveram que se adaptar para cumprir os requisitos da LGPD, o que levou à adoção de melhores práticas em relação à coleta, armazenamento e compartilhamento de dados.
Por fim, a LGPD fortaleceu os direitos dos indivíduos sobre seus dados, dando-lhes mais controle sobre como suas informações são usadas e possibilitando ações corretivas em casos de abuso.
Porém, se houve avanço inegável em alguns setores, ainda existe um logo caminho a ser percorrido para que a sociedade possa considerar a lei implantada em sua plenitude.
A aplicação de sanções, o treinamento para aplicação da LGPD e a evolução tecnológica são desafios que precisam receber atenção de legisladores e da Agência Nacional de Proteção de Dados.
Embora a LGPD preveja sanções significativas por não conformidade, especialistas questionam se a capacidade de aplicar essas sanções é suficientemente robusta e se as empresas estão sendo devidamente responsabilizadas.
Muitas empresas, especialmente as de menor porte, ainda enfrentam dificuldades em compreender e implementar todas as nuances da LGPD. Isso destaca a necessidade de mais treinamento e educação sobre o assunto.
Outro desfio é o cenário tecnológico em constante mudança, com novos desafios surgindo rapidamente. A LGPD e as instituições reguladoras precisam se adaptar rapidamente para lidar com essas novas situações. Após cinco anos de sua publicação, não há dúvidas de que a LGPD trouxe avanços significativos para a proteção de dados no Brasil.
No entanto, como qualquer legislação, ela enfrenta desafios à medida que busca se adaptar a um cenário tecnológico em constante evolução. O importante é que continuemos a priorizar a privacidade dos dados e a proteção do consumidor, buscando sempre melhorias e atualizações que se alinhem às necessidades atuais e futuras da sociedade.
Ego Comunicação
Foto: Ana Paula Siqueira, sócia do Siqueira Lazzareschi de Mesquita Advogados, mestre em Direito Civil, professora universitária e diretora da ClassNet Consultoria
You may be interested
![AIDA promove reunião da GNT via zoom](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2025/02/1-1-scaled-e1738698966941-550x540.jpg)
AIDA promove reunião da GNT via zoom
Publicação - 4 de fevereiro de 2025No dia 4 de fevereiro a AIDA – Associação Internacional de Direito de Seguros, promoveu uma Reunião do grupo nacional de trabalho de Processo Civil da AIDA…
![CNseg apresenta a presidentes dos Sindicatos das Seguradoras a estratégia para 2025](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2025/02/handler-8-550x413.jpg)
CNseg apresenta a presidentes dos Sindicatos das Seguradoras a estratégia para 2025
Publicação - 4 de fevereiro de 2025Com o objetivo de apresentar as ações que serão trabalhadas junto ao Governo Federal, o Congresso Nacional e o Judiciário ao longo de 2025, a Confederação Nacional…
![Ameaça cibernética e mudanças climáticas são os principais riscos para os negócios em 2025](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2025/02/Design-sem-nome-32-550x275.png)
Ameaça cibernética e mudanças climáticas são os principais riscos para os negócios em 2025
Publicação - 4 de fevereiro de 2025Incidentes cibernéticos, como violações de dados e ataques de ransomware, e apagões de TI, como o incidente recente da empresa de segurança digital CrowdStrike, são a maior…
Mais desta categoria
![Susep participa de seminário sobre a nova Lei de Carbono](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2024/10/324324223-5-easy-resizecom-520x293.jpg)
![CNseg apresenta projetos do setor para mitigação de riscos climáticos](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2025/02/handler-7-520x390.jpg)
CNseg apresenta projetos do setor para mitigação de riscos climáticos
Publicação - 4 de fevereiro de 2025![Capemisa lança campanha Sou + Você 2025](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2025/02/Design-sem-nome-24-scaled-e1738681525146-520x285.jpg)
![CSP Bahia empossa nova diretoria e anuncia novidades](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2025/02/Foto3-e1738680161502-520x182.jpeg)