Em janeiro de 2022, as mudanças climáticas foram apontadas como a principal preocupação para o ano, segundo o Relatório de Riscos Globais divulgado pelo Fórum Econômico Mundial. Enquanto as principais preocupações globais de curto prazo incluíam divisões sociais, crises de subsistência e deterioração da saúde mental, os principais riscos de longo prazo estavam relacionados ao clima.
As mudanças climáticas não são uma novidade. Elas integram há alguns anos o mapa de riscos globais com maior impacto e probabilidade de afetar a prosperidade mundial, mercados e economias importantes. A transição para uma economia de baixo carbono, por exemplo, está fazendo com que novos mercados surjam e outros desapareçam e as empresas precisam estar preparadas para esses novos riscos que, por sua vez, podem gerar oportunidades.
Por sua importância e urgência, as mudanças climáticas vêm contribuindo para a formação de um movimento cada vez maior e relevante de organizações que começam a buscar novas formas de se relacionar e fazer negócios. No caso do setor de seguros, esse tema ganha ainda mais relevância. Como o nosso negócio é gerenciar e assumir riscos, temos que estar preparados para a possível ocorrência desses aspectos que, se mal dimensionados, podem trazer impactos negativos aos nossos resultados.
As mudanças climáticas, as catástrofes naturais, entre outros aspectos sociais, geopolíticos e tecnológicos, são riscos que vêm se intensificando e o setor precisa estar preparado para lidar com essas questões. Prevenir é sempre a forma mais segura para evitar colapsos ambientais em um cenário de profundas mudanças como o que vivemos atualmente. Por meio da sua capacidade e expertise de antecipar riscos, as seguradoras já estão naturalmente atentas às ameaças que emergem a partir de aspectos ambientais e são capazes de modificar as condições, frequência e severidade dos itens cobertos por soluções de seguros.
Na visão do setor, o risco ambiental e sua variável climática sempre foi um risco financeiro em sua essência, além de extremamente relevante, uma vez que em nosso negócio oferecemos coberturas para riscos relacionados a fenômenos climáticos como secas e chuvas intensas. Outro ponto importante é que se antes bastava ficar atento ao tema, hoje a indústria seguradora tem a oportunidade de atuar de forma proativa, trabalhando em conjunto com seus clientes, reguladores e o mercado financeiro na busca pela mitigação dos impactos causados por aspectos ambientais e climáticos.
Do ponto de vista do risco climático, vale destacar um movimento importante que vem sendo estimulado em especial pela TCFD (Força Tarefa para Divulgações Financeiras de Informações Relacionadas com o Clima), que recomenda estudos de cenários e testes de stress relacionados a este risco e seus possíveis impactos nos resultados de companhias de diferentes setores, entre eles o de seguros.
A TCFD nasceu em 2015 dentro do Financial Stability Board, o braço operacional de assuntos financeiros do G20, que reúne presidentes de bancos centrais e ministros da economia dos países-membros. Trata-se de uma força-tarefa que abriga uma série de organizações com o objetivo de desenvolver um padrão comum para que empresas possam medir e divulgar os riscos financeiros relacionados ao clima.
Em 2020, um grupo de 22 seguradoras – entre elas, a MAPFRE – reunidas sob o selo do PSI (Principios para Sustentabilidade em Seguros), constituíram uma frente de trabalho para pilotar para o setor de seguros as recomendações da TCFD. O PSI é um compromisso global estabelecido entre as principais seguradoras mundiais e o Unep-FI, a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Ele tem o objetivo de incorporar ao setor de seguros os aspectos ASG, tanto do ponto de vista do risco, como da oportunidade, auxiliando o mercado a adotar medidas de prevenção e mitigação desses riscos.
Esse movimento também é visto no mercado de seguros nacional. Hoje, nosso órgão regulador, a Susep, reforça o seu compromisso com a integração da sustentabilidade no setor com a regulação de uma Norma de Sustentabilidade e Riscos ASG, que exigirá a incorporação dos riscos de sustentabilidade junto aos riscos de subscrição, de crédito, de mercado, operacional e de liquidez das seguradoras. Esse é mais um passo dado para auxiliar as seguradoras na mitigação de riscos climáticos e ambientais, assim como na geração de novas oportunidades.
Apesar de não termos, no Brasil, a incidência de grandes desastres como furacões, terremotos e tufões, as chuvas intensas, seca, inundações e vendavais já oferecem riscos para todos. Por isso, precisamos estar preparados para as mudanças climáticas, buscando novas formas de atuar e fazer negócios.
É fundamental que todos estejamos engajados na luta pela ação climática e pela resiliência das operações do setor de seguros.
InPress Porter Novelli
Por Fátima Lima, Diretora de Sustentabilidade da MAPFRE
You may be interested

Bradesco Seguros marca presença no Show Rural
Publicação - 21 de fevereiro de 2025Com o objetivo de reforçar sua presença no segmento de Agronegócio, o Grupo Bradesco Seguros participou do “Show Rural Coopavel 2025”, realizado entre 10 a 14 de…

Tokio começa a utilizar plataforma Genesys
Publicação - 21 de fevereiro de 2025A Tokio Marine está investindo na implementação da tecnologia Genesys para o atendimento a Corretores e Segurados em sua Central de Relacionamento e em sua área Comercial,…

Porto promove Conexão Corretor de 2025
Publicação - 20 de fevereiro de 2025Para fortalecer ainda mais a parceria com os corretores de seguros, a Porto realizou, nesta terça (18), o primeiro Conexão Corretor do ano, um evento de relacionamento…
Mais desta categoria



