No ranking das cinco maiores seguradoras de transportes e líder em Responsabilidade Civil Profissional no Brasil, a Akad Seguros, empresa digital investida pela GP Investimentos, quer democratizar o seguro no País com a estratégia de ampliar a sua participação em todas as regiões brasileiras nos próximos anos. Com base em dados de panorama do mercado, a Akad estima que 66% dos corretores de seguro no Brasil estão concentrados em apenas 40 municípios abrangendo 59 milhões de habitantes. Ou seja, segundo estimativas, existe um corretor para cada 847 pessoas. Porém, ainda existem mais de 3.400 municípios no país que não possuem corretores de seguros. Os dados foram apresentados pelo CEO da Akad, Danilo Gamboa, durante o CQCS Insurtech & Innovation 2023, o maior evento Latino-Americano de Inovação em Seguros e também um dos principais do mundo.
Para aumentar o número de corretores, a Akad Seguros tem três grandes frentes de atuação. A primeira frente é o portfólio de produtos voltados para pequenas e médias empresas em razão do potencial de contratação de seguros por esse tipo de organização. A segunda área de atenção da Akad é o investimento em ferramentas digitais para facilitar o dia a dia do corretor, beneficiando na ponta o segurado e facilitando o aumento de parceiros. A estratégia também envolve grandes empresas com soluções personalizadas para ajudá-los a serem cada vez mais eficientes — nessa estratégia, a Akad já é hoje uma das maiores empresas de seguros para transporte de carga no Brasil.
Durante o painel “Construindo um futuro mais tranquilo para a sociedade”, Gamboa também mostrou o panorama atual do mercado de seguros. Atualmente, existem mais de 120 mil corretores de seguros no Brasil, dos quais quase 97 mil são registrados para emitir seguros de danos. Analisando o total de corretores (independentemente do ramo), mais da metade dos registros totais são de pessoas físicas e a maior concentração está no estado de São Paulo.
Segundo Gamboa, existe um mercado relevante que faz parte de 9% do PIB que ainda não é atendido pelo mercado de seguros. “É preciso trabalhar na formação de corretores e uma das alternativas é a parceria assessorias e sindicatos regionais, além de investimento em mídias para explicar como se tornar um corretor”, analisa.
Para apoiar toda a sua base de corretores, a empresa tem investido em diferentes frentes de atuação. Recentemente, reestruturou o departamento comercial com a contratação de profissionais especializados em eventos, produção de conteúdo, mídia e atendimento comercial e apostou na digitalização do seu portfólio de produtos aliada ao uso de dados e Inteligência Artificial. A companhia foca em tecnologia e atendimento humanizado para melhorar cada vez mais a experiência tanto do corretor quanto do cliente
“Muito se questiona como fazer um futuro mais tranquilo para a sociedade. E levar tranquilidade para um público maior é também facilitar a jornada e consequentemente o trabalho do corretor e o acesso às apólices de seguro. O conhecimento ajuda a cadeia de valor entender o que nós fazemos e consequentemente fazer com que a sociedade compreenda a importância do seguro”, frisou o CEO da Akad, Danilo Gamboa.
A Akad vem colhendo frutos do seu trabalho, visto que a seguradora digital atingiu um faturamento recorde de R$ 118 milhões em junho. O volume reforça as projeções da companhia de encerrar o ano arrecadando mais de R$ 1 bilhão.
DC COMUNICAÇÃO
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