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MAPFRE inova para oferecer melhores serviços ao celebrar 90 anos

30 de maio de 2023
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A MAPFRE acaba de celebrar seus 90 anos de operação multinacional. Com presença no mercado brasileiro há três décadas, a companhia aposta em proporcionar experiências cada vez melhores para corretores de seguros e o consumidor final como modo de expandir a cultura do seguro para mais pessoas.

“O Brasil é um de nossos principais mercados de atuação e possui um dos maiores potenciais de crescimento”, projeta Fernando Pérez-Serrabona, CEO da MAPFRE no Brasil, ao mencionar a série de transformações político-econômicas vivenciadas pela seguradora nos últimos anos. “Temos crescido fortemente no mercado brasileiro e trabalhamos para crescer ainda mais”, acrescenta. O executivo destaca, ainda, os excelentes resultados da parceria que a companhia possui com a Brasilseg.

Felipe Nascimento, CEO da divisão de Seguros da MAPFRE, reforça que essa atuação conjunta tem sido case de sucesso, com crescimento importante dos Seguros de Vida e de soluções voltadas para o agronegócio. “Temos uma perspectiva muito importante. Primeiramente, organizamos tecnicamente as áreas da companhia e equilibramos todas as carteiras. Este é um trabalho que nunca damos como concluído, mas os resultados indicam que estamos no caminho certo”, afirma. “Agora, caminhamos com todo esse equilíbrio técnico para uma maior abordagem comercial, com foco em expandir o número de corretores parceiros”, completa.

Nascimento cita o MAPFRE-ON, que tem o foco em fomentar parceria com corretores que ainda não estão na base da seguradora. “Já contamos com mais de 10 mil cadastrados. Estamos tentando nos aproximar cada vez mais ouvindo este público, que é super importante para a distribuição”, diz ao apontar crescimento superior a 10% em prêmios para o ano de 2023. “Esperamos um resultado bem equilibrado com o que esperamos para este ano. A pauta de fusões e aquisições (M&A) está sempre em aberto, mas acreditamos que o nosso crescimento orgânico é um excelente negócio”, comenta.

Promoção da cultura do seguro e foco no corretor
Fernando Pérez-Serrabona pondera que ainda há uma grande falta de consciência sobre a importância de seguros. “É imenso o que ainda podemos fazer. Também tivemos a renovação da nossa área de assistências, com a MAWDY, e queremos cada vez melhorar ainda mais os nossos serviços”, conta. “Também precisamos destacar o trabalho desempenhado pela Fundación MAPFRE, afinal, cuidar de pessoas sempre foi para nós um tema importante, dada nossa origem mutualista”, acrescenta.

Neste sentido, Pérez-Serrabona indica que “o seguro é fundamental para o desenvolvimento do Brasil”. “Além disso, aqui na MAPFRE consideramos o tema da sustentabilidade como algo fundamental, pois saímos do discurso e partimos para a execução de projetos nesta área”, revela o executivo.

Felipe Nascimento sinaliza, contudo, que um dos principais objetivos da seguradora no Brasil é praticamente dobrar a base de corretores parceiros. “Queremos contar com 17 mil novos parceiros corretores, além de ampliar o leque de produtos na base desses profissionais, envolvendo a conscientização e o treinamento deles. Queremos potencializar os nossos canais de distribuição”, compartilha.

Tecnologia para aprimorar experiências
Nascimento demonstra que a MAPFRE possui “obsessão pela experiência do cliente, seja corretor ou cliente final”. “Damos todo suporte e atenção à jornada de nossos parceiros e clientes. Recentemente, por exemplo, vimos a conversão triplicar em um produto específico apenas reposicionando o momento em que ele é oferecido para os segurados”, argumenta.

Outro destaque recente da companhia tem sido a introdução da política de retorno gradual após a licença parental para os colaboradores. A comissão de gênero da seguradora propôs uma nova diretriz para mais e mães após o nascimento ou adoção de filhos. Assim, os pais contam com o benefício de trabalhar em jornada reduzida e com mais dias de home office após o término da licença oficial.

Para Felipe Nascimento, a comunicação e a agilidade representam pontos extremamente relevantes para um bom relacionamento com os segurados e parceiros. “Por isso, passamos a lançar notificações sobre o status do sinistro para os clientes que nos tenham dado permissão para isso”, descreve. “Contamos com uma oficina de inovação no Brasil e temos alguns projetos-piloto para o uso de inteligência artificial, como na estimativa de danos por imagem para agilizar o processo de reparação de automóveis, por exemplo, reduzindo o prazo de dois dias para algumas poucas horas”, ilustra.

O uso da tecnologia também tem sido empregado em outros segmentos. “Temos feito alguns testes com inteligência artificial para o reembolso de sinistros no Seguro Residencial, reduzindo o prazo de pagamento de 9 dias (em média) para 3 dias. Essa inovação, realmente, veio para ficar”, explana.

Projeções para o mercado segurador
Felipe Nascimento elenca que está em curso uma pauta setorial muito importante com o intuito de sensibilizar a sociedade em geral sobre a importância do seguro. “Este plano estratégico visa aumentar a participação do mercado de seguros no PIB de aproximadamente 6,5% para 10% até 2023. Além disso, o setor conta com mais de R$ 1,3 trilhão em reservas técnicas e isso ajuda, até mesmo, a financiar a dívida pública”, exemplifica.

O CEO da divisão de seguros da MAPFRE considera, ainda, que o mercado deve consolidar crescimento aproximado de 16% em 2023. “Este crescimento acontece em um ritmo importante, mas parte desse crescimento vem do reajuste das tarifas, algo necessário para manter o equilíbrio do setor. Entretanto, o mercado de seguro para automóveis ainda representa 30% da indústria e temos a necessidade de influir mais itens”, assinala. “Por isso, temos dado tanto foco ao corretor, pois ele ajuda muito a conscientizar a população. Além disso, buscamos cada vez mais produtos mais acessíveis e com qualidade nos serviços prestados”, argumenta ao apresentar uma série de inovações introduzidas nos canais de contato e comunicação da companhia.

Grandes Riscos, tendências e função social
Com o anúncio do Governo Federal da redução de impostos para estimular a volta dos carros populares, a projeção da MAPFRE é que haja um reflexo na precificação do seguro para automóveis. “Entretanto, precisamos de mais clareza sobre como ficará o cenário e queremos isso o quanto antes”, reflete Nascimento. A mesma celeridade é desejada pela companhia no desenho de uma nova solução para o Seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), que deve ter novo modelo anunciado nos próximos meses.

“Temos de ter visão e olhar para a camada mais vulnerável da sociedade”, analisa Felipe Nascimento ao indicar o desenho de novas soluções em microsseguros. “Nas comunidades existem muitos microempreendedores, temos a dona do salão de beleza, a confeiteira que faz bolos… Todo esse público possui necessidade de ter soluções para garantir a continuidade de renda, com produtos que fazem a diferença para seus negócios”, descreve. “Estamos desenvolvendo uma linha de produtos para esses empreendedores, com foco nos seus negócios e nas suas vidas. Temos ouvido muitos líderes comunitários e de entidades para identificar as necessidades desse público e queremos incluir pessoas da própria comunidade para efetuar a prestação de serviços na localidade”, complementa.

Sobre Grandes Riscos e Resseguros, Nascimento lista a chegada de grandes profissionais ao segmento na companhia. “Observamos um crescimento importante, tanto em projetos que já estão estocados, como nas renovações que estão por vir”, finaliza.

Matéria e imagem por William Anthony, do Universo do Seguro – especial para a Revista Insurance Corp.

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