00:00:00
05 May

Juros altos e casos recentes de inadimplência acendem alerta sobre a oferta de crédito

19 de maio de 2023
150 Visualizações

Os recentes casos de grandes empresas em dificuldades financeiras e alta taxa dos juros básicos da economia acenderam um alerta ainda maior ao mercado sobre o risco de inadimplência. Dados do Indicador de Inadimplência da Serasa Experian já apontavam que o Brasil tinha no ano passado 6,3 milhões de empresas com dívidas atrasadas. O eventual cenário de “credit crunsh”, termo em inglês para designar crises graves no mercado de crédito, afeta fortemente as pequenas e médias empresas e se torna um ponto de preocupação para companhias maiores, até então fora do radar de inadimplência. Isso tem levado à busca de novas formas de contornar esses desafios e algumas fintechs têm se posicionado com sucesso nesse espaço.

“Se antes, o mais comum éramos ver o pequeno varejo em dificuldade, agora essa necessidade chega também à indústria, fazendo com que busquem soluções financeiras que desburocratizem o acesso ao crédito no mercado”, comenta Francisco Pereira CEO da Trademaster, fintech que alavanca as vendas nas cadeias de distribuição e impulsiona o crescimento sustentável do varejo.

Com o risco aumentado em meio ao cenário de juros básicos (Selic) em 13,75% e a inflação alta, a indústria procura por novas possibilidades para manter a saudabilidade dos negócios. “É justamente nesse momento de maior risco, que as indústrias, em busca da redução da inadimplência e da melhora dos seus KPIS financeiros, como a diminuição do DSO e Working Capital, tem buscado por alternativas”, complementa o CEO da Trademaster.

Dados divulgados pelo Banco Central revelam uma desaceleração da expectativa de crescimento das carteiras nominais de crédito neste ano. Com crédito menos acessível, outras soluções ganham destaque, como as oferecidas pelas fintechs.

Para Pereira, os casos recentes de rombos orçamentários e suas consequências deixam um alerta e um aprendizado ao mercado. “Nenhuma solução para um problema complexo é simples, mas certamente a de ter um serviço que assume a inadimplência da indústria, além de dar um fôlego para toda a cadeia, representa uma saída”, pontua o empreendedor.

Pine PR

* Por Francisco Pereira, CEO da Trademaster

You may be interested

CNseg realiza encontro com gestores públicos
CNseg
75 Vizualizações
CNseg
75 Vizualizações

CNseg realiza encontro com gestores públicos

Publicação - 3 de maio de 2024

Com o objetivo de ajudar os gestores públicos a melhor gerir o portifólio de obras de infraestrutura, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) realizou, no fim de…

Rumo à proteção digital: o avanço das ameaças cibernéticas
WTW
77 Vizualizações
WTW
77 Vizualizações

Rumo à proteção digital: o avanço das ameaças cibernéticas

Publicação - 3 de maio de 2024

Recentemente, o mundo testemunhou um avassalador ataque hacker que, praticamente, levou o sistema de saúde da Romenia ao colapso. Em fevereiro, um grupo de cibercriminosos – que…

Allianz reforça atenção para segurados no Rio Grande do Sul
Allianz Seguros
74 Vizualizações
Allianz Seguros
74 Vizualizações

Allianz reforça atenção para segurados no Rio Grande do Sul

Publicação - 3 de maio de 2024

Em função dos fortes temporais que atingem o Rio Grande do Sul, inclusive com o decreto de calamidade pública emitido pelo governo do Estado, a Allianz Seguros…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin