00:00:00
14 Sep

MAPFRE adere à Aliança Net-Zero para realizar a transição de suas carteiras de investimento

19 de janeiro de 2023
360 Visualizações

A MAPFRE deu mais um passo em sua estratégia de descarbonização e combate às mudanças climáticas. A companhia, uma das maiores do mercado financeiro e segurador do mundo, aderiu à Net Zero Asset Owner Alliance, se comprometendo a realizar a transição das carteiras de investimento para emissões líquidas de gases do efeito estufa e, até 2050, se tornar uma empresa neutra.

A Net-Zero Asset Owner Alliance, criada em 2019 pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, é liderada por 74 investidores institucionais, que representam 10,6 trilhões de dólares em ativos sob gestão. Ao aderir à iniciativa, a MAPFRE também se responsabiliza por definir objetivos individuais para tratar o tema, tanto para clientes com altas emissões quanto os denominados “de transição financeira”, cuja finalidade é promover o investimento em soluções climáticas que acrescentem à transição energética. Como parte da aliança, a companhia também deve informar periodicamente sobre os progressos alcançados.

“É outro passo em direção ao nosso compromisso pela aceleração da transição energética e avanço no combate à mudança climática”, explica Antonio Huertas, presidente da MAPFRE, que reiterou o objetivo ambiental da empresa de contribuir para a descarbonização do planeta. Huertas também salientou o interesse da MAPFRE em “continuar elevando a exigência de sustentabilidade de maneira firme e progressiva, com objetivos específicos que contribuam para a redução das emissões de gases do efeito estufa da carteira de seguros e resseguro da companhia e que permitam acompanhar a sociedade em uma transição justa”. O presidente da MAPFRE reforçou o interesse da empresa em “ajudar e acompanhar as empresas para que elas se transformem e continuem criando riqueza de maneira cada vez mais respeitosa ao meio ambiente”.

Transição energética

Ao aderir a esta nova aliança, a MAPFRE reforça os compromissos mencionados por Huertas. Em abril de 2022, a companhia anunciou seu acordo com a Net-Zero Insurance Alliance (NZIA) com o objetivo de alcançar a neutralidade nas emissões de efeito estufa até 2050 em suas carteiras de seguros e resseguros. No mesmo ano, desenvolveu uma ferramenta própria para que a gestão de ativos do Grupo MAPFRE pudesse analisar e avaliar os riscos associados à mudança climática em seus investimentos. Esse movimento contribuiu para a redução em mais de um milhão de toneladas de emissões de CO2 associadas a seus investimentos.

Todas essas iniciativas se conectam ao Plano de Sustentabilidade 2022-2024 da MAPFRE, que busca avançar em objetivos estratégicos como qualificar com critérios ESG 90% de sua carteira de investimento global até 2024, neutralizar a pegada de carbono da empresa até 2030 e não investir nem segurar empresas de carvão, gás e petróleo que não tenham um plano de transição energética. Todos esses objetivos refletem a ambição da MAPFRE de se tornar parte ativa na necessária e urgente transformação para uma economia baixa em carbono.

InPress Porter Novelli

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
106 Vizualizações
Aon plc
106 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
103 Vizualizações
CNseg
103 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
96 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
96 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin