Em celebração ao Outubro Rosa, mês da conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a MAG Seguros realizou um bate papo com a Dra. Maria Julia Calas, médica ginecologista e mastologista com mestrado e doutorado pela UFRJ, com a mediação de Thiago Levy, head do Pilar Bem-Estar do Grupo MAG.
O câncer de mama se desenvolve predominantemente em mulheres acima dos 40 anos. Existem, porém, alguns outros fatores que devem ser levados muito a sério quando se trata da prevenção da doença — como o sedentarismo, histórico familiar, exposição à radiação, alimentação baseada em produtos industrializados e alta exposição aos hormônios femininos.
O primeiro sintoma costuma ser a presença de um nódulo único e endurecido na mama, comumente identificado pela própria mulher. Relacionado a isso, a médica explica e reforça a importância da realização do autoexame a cada dois meses, não só para que ocorra o diagnóstico logo no início, mas também para que haja autoconhecimento do corpo — o que ajuda muito na prevenção de várias outras doenças.
Como o câncer de mama representa 30% dos casos de câncer que afetam o sexo feminino no país, o cuidado médico é muito importante. É recomendado que mulheres na faixa dos 40 aos 75 anos realizem anualmente três exames principais, sendo eles a mamografia, o ultrassom do seio e a ressonância magnética. “É fundamental que toda mulher invista em uma mamografia de qualidade, as avaliações são o primeiro passo para que o câncer seja combatido de forma correta e precoce”, completa a profissional.
Durante a conversa, a temática da pandemia da Covid-19 também foi abordada, já que houve uma interrupção nos rastreios e diagnósticos de câncer de mama — o que prejudicou não só a saúde e o tratamento de diversas mulheres, mas também o registro de informações para melhor compreensão da doença. “Certamente esta perda prejudicou muitas pessoas. Ainda levará um tempo para que os números voltem ao normal e os casos sejam computados e tratados corretamente”, diz a médica, mais uma vez frisando a importância da realização frequente de exames.
Outro tema citado foi a autoestima da mulher e como ela é afetada de forma significativa durante o tratamento, com perda de cabelo, mudança de peso e principalmente enfraquecimento físico. Maria Júlia mencionou ainda a relevância do acompanhamento de outros profissionais no processo, como psicólogos, nutricionistas e até mesmo cirurgiões plásticos.
“Quando vemos o ser humano como um todo, e não só uma mama, estamos acolhendo a paciente e dando melhores resultados ao tratamento. Afinal, a mente também precisa de cuidados”, finaliza a mastologista.
O evento está disponível no Instagram da MAG e pode ser conferido na íntegra por meio deste link.
JeffreyGroup
You may be interested

BVIX chega ao mercado com foco na inovação
Publicação - 24 de fevereiro de 2025Com ingresso no mercado em abril de 2024, a BVIX Seguradora mantém seu foco inicial no mercado de São Paulo, onde está sediada. “Mas queremos expandir nossas…

UCS recebe Alfa Seguros para apresentar novo momento da companhia
Publicação - 24 de fevereiro de 2025A União dos Corretores de Seguros (UCS) recebe a equipe comercial da Alfa Seguradora na noite de 25 de fevereiro, em seu 1º Trocando Ideias de 2025.…

Brasilseg alcança aumento de 13,6% no lucro líquido
Publicação - 24 de fevereiro de 2025A Brasilseg, uma empresa BB Seguros, apresentou alta de 13,6% no lucro líquido em 2024, impulsionado pela redução da sinistralidade e avanço no prêmio emitido, conforme Balanço…
Mais desta categoria



