00:00:00
04 May

Mercado vê sinais mais claros de desinflação gradual

4 de outubro de 2022
217 Visualizações

O novo Boletim de Acompanhamento das Expectativas Econômicas (AEE) da CNseg examina os principais dados da Pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira. Lembrando que essa pesquisa Focus ainda não reflete os resultados do primeiro turno das eleições, já que sua coleta de dados ocorreu até sexta-feira, o Boletim da CNseg assinala que, ainda assim, há sinais mais claros de uma desinflação gradual registrada pelo IPCA-15 de setembro, a partir da desaceleração da inflação na área de serviços, da queda dos combustíveis, da alimentação no domicílio e da comunicação.

Tanto que, no mês, a queda de 0,37% desse indicador foi mais baixa do que o mercado esperava, relata a publicação da CNseg. “Com isso, em 12 meses, o IPCA-15 desacelerou de 9,6% em agosto para 8,0% em setembro. O IGP-M, por sua vez, voltou a registrar deflação em setembro, de 0,95%. Com esse resultado, o índice passou a acumular alta de 6,61% no ano e de 8,25% em 12 meses. Nesse contexto, a expectativa mediana para o IPCA, índice de inflação oficial do País, passou de 5,88% para 5,74% em 2022”, escreve o economista Pedro Simões, do Comitê de Estudos de Mercado da CNseg, acrescentando que, para o próximo ano, a projeção permanece em 5%.

O boletim da CNseg também avalia o comportamento do emprego e de outros indicadores econômicos. Segundo dados do Caged, houve a criação de 279 mil empregos formais em agosto; o Índice de Confiança Empresarial (ICE) do FGV subiu 0,8 ponto em setembro, para 101,5 pontos; e a PNAD ratifica o ritmo de recuperação do nível de ocupação, levando a taxa de desocupação a cair para 8,9% no trimestre encerrado em agosto.

“Com resultados ainda relativamente positivos na margem, as projeções para o crescimento da economia este ano continuaram a ser elevadas, subindo de 2,67% para 2,70%. Para 2023, a projeção mediana aumentou de 0,50% para 0,53% em 2023. As projeções para a taxa Selic permaneceram em 13,75% e 11,25% para o final de 2022 e 2023, respectivamente”, destaca o economista.

O Boletim da CNseg chama ainda a atenção para a divulgação de indicadores econômicos no decorrer da semana, como a produção industrial de agosto, (05/10), e para a PMC, com dados do comércio varejista de agosto, na quinta-feira (07/10). Tais indicadores influenciam as projeções analisadas na pesquisa Focus.

Assessoria de Imprensa da CNseg

You may be interested

CNseg realiza encontro com gestores públicos
CNseg
49 Vizualizações
CNseg
49 Vizualizações

CNseg realiza encontro com gestores públicos

Publicação - 3 de maio de 2024

Com o objetivo de ajudar os gestores públicos a melhor gerir o portifólio de obras de infraestrutura, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) realizou, no fim de…

Rumo à proteção digital: o avanço das ameaças cibernéticas
WTW
61 Vizualizações
WTW
61 Vizualizações

Rumo à proteção digital: o avanço das ameaças cibernéticas

Publicação - 3 de maio de 2024

Recentemente, o mundo testemunhou um avassalador ataque hacker que, praticamente, levou o sistema de saúde da Romenia ao colapso. Em fevereiro, um grupo de cibercriminosos – que…

Allianz reforça atenção para segurados no Rio Grande do Sul
Allianz Seguros
63 Vizualizações
Allianz Seguros
63 Vizualizações

Allianz reforça atenção para segurados no Rio Grande do Sul

Publicação - 3 de maio de 2024

Em função dos fortes temporais que atingem o Rio Grande do Sul, inclusive com o decreto de calamidade pública emitido pelo governo do Estado, a Allianz Seguros…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin