00:00:00
11 Jan

ANS amplia cobertura para tratamento de transtornos globais do desenvolvimento

15 de agosto de 2022
496 Visualizações

Recentemente (23/6), a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou uma normativa que garante a ampliação das regras de cobertura assistencial por parte dos planos de saúde para os pacientes com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) (CID F84), dentro os quais está o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A medida passou a vigorar a partir do dia 1º de julho e agora a cobertura já é obrigatória para qualquer método ou técnica indicado pelo médico assistente para o tratamento dos pacientes que sejam acometidos por um dos transtornos do desenvolvimento. “No parágrafo 4º, que aborda a cobertura dos procedimentos que envolvem o tratamento/manejo dos beneficiários portadores de transtornos globais do desenvolvimento, incluindo o transtorno do espectro autista, está estabelecido que a operadora deve oferecer atendimento por prestador apto a executar o método ou técnica indicados pelos médicos para tratar a doença ou seu agravamento”, explica Marcelo Barsotti, CRO (Chief Revenue Officer) da Pryor Global.

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento referem-se a um grupo caracterizado por atrasos no desenvolvimento de habilidades de socialização e comunicação, cujos pais conseguem notar os sintomas já na infância, embora a idade comum de início seja antes dos três anos de idade. De acordo com dados do Center of Diseases Control and Prevention (CDC), estima-se que até 2% da população mundial tenha autismo; no Brasil, este número chega a 2 milhões.

Barsotti explica que ao anunciar a nova cobertura, o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello, disse que as discussões técnicas sobre as terapias para tratamento do Espectro Autista já vinham acontecendo internamente, em um Grupo de Trabalho criado em 2021 e formado por representantes de quatro das cinco diretorias da Agência e a normativa é uma consequência deste trabalho. Vale ressaltar que este grupo de trabalho continuará trabalhando de forma a monitorar e avaliar o tema a fim de propor melhorias na cobertura dos planos de saúde.

Mais detalhes podem ser conferidos no vídeo da 14ª Reunião da Diretoria Colegiada da ANS, na Nota Técnica nº 1 e na Exposição de Motivos. “Além da ampliação da cobertura, a nova normativa também ajustou o anexo II do Rol, para que as sessões ilimitadas com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas englobem todos os transtornos globais de desenvolvimentos, o que é uma boa notícia para as famílias”, afirma o executivo da Pryor Global.
Assessoria de Imprensa ANS

You may be interested

Seguros Unimed é a nova patrocinadora da equipe Itambé Minas
Seguros Unimed
105 Vizualizações
Seguros Unimed
105 Vizualizações

Seguros Unimed é a nova patrocinadora da equipe Itambé Minas

Publicação - 9 de janeiro de 2026

A equipe Itambé Minas vai contar com o patrocínio da Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, até o fim da temporada 2025/26. A seguradora, especialista em soluções que…

Gallagher destaca papel da especialização técnica
Gallagher
95 Vizualizações
Gallagher
95 Vizualizações

Gallagher destaca papel da especialização técnica

Publicação - 9 de janeiro de 2026

Após quase um mês da sanção da Nova Lei de Seguros (Lei nº 15.040/2024), a Gallagher Seguros ressalta que o sucesso da implementação das novas regras dependerá…

Amil Me Leva 2025 foi uma das vencedoras do Prêmio Caio
Amil
117 Vizualizações
Amil
117 Vizualizações

Amil Me Leva 2025 foi uma das vencedoras do Prêmio Caio

Publicação - 9 de janeiro de 2026

A viagem de incentivo Amil Me Leva 2025 foi uma das vencedoras do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos” no Brasil, no mês de dezembro. O…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin