Open insurance, sandbox, insurtechs. A tecnologia tomou conta do mercado de seguros e, nos últimos anos, termos como esses se tornaram corriqueiros nos debates, nos negócios e no dia a dia das empresas.
A indústria de seguros está absorvendo mais soluções digitais e promovendo automação em seus processos a fim de agilizar serviços, reduzir custos e, ao final, entregar uma experiência cada vez melhor ao cliente.
Para acompanhar tudo o que vem acontecendo dentro deste novo cenário é necessário entender os aspectos que fazem parte desse universo.
Entenda o que significam os principais termos tecnológicos do mercado:
Insurtechs
No setor de seguros, a transformação tecnológica é liderada pelas insurtechs, cujo termo vem da junção das palavras insurance (seguro) e technology (tecnologia). O nome se refere às startups que estão inovando no setor, empresas responsáveis pela criação de aplicativos ou plataformas de gestão de dados, servindo para a automaticidade de processos.
O termo insurtech também se refere ao fenômeno por trás do conceito, que, neste caso, corresponde ao elo entre startups, tecnologia e seguradoras. De forma geral, as insurtechs exploram a automação de processos, utilizando a tecnologia para promover a redução de custos e encurtar os ciclos de serviços, tornando-os mais ágeis e menos burocráticos.
Sandbox
De acordo com informações da Susep, o Sandbox Regulatório é um ambiente experimental constituído com condições especiais, limitadas e exclusivas, que não representem barreiras à inovação. O ambiente tem como objetivo reduzir os custos e facilitar os processos para os consumidores, com foco na melhoria da experiência do usuário.
Ainda de acordo com a autarquia, são projetos que propõem novas tecnologias ou processos inovadores para o mercado de seguros brasileiro, modernizando o setor e trazendo recursos simples para os usuários, possibilitando, por exemplo, novos produtos e formas de contratação, cancelamento e recebimento de indenizações.
Open Insurance
Já o Open Insurance, ou Sistema de Seguros Aberto, é a possibilidade de consumidores de produtos e serviços de seguros, previdência complementar aberta e capitalização permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes sociedades autorizadas/credenciadas pela Susep, de forma segura, ágil, precisa e conveniente.
Para entregar esses benefícios ao consumidor, o Open Insurance irá operacionalizar e padronizar o compartilhamento de dados e serviços por meio de abertura e integração de sistemas, com privacidade e segurança.
Blockchain
A blockchain funciona como um grande banco de dados compartilhado que registra as transações dos usuários. Hoje, estão disponíveis diversos modelos no mercado, mas a primeira surgiu junto com o lançamento do Bitcoin, em 2008.
No mercado de seguros, entrou em operação este ano a Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras (Pier), constituída para agilizar os processos de autorização do sistema financeiro.
Desenvolvida pelo Banco Central (BC), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Superintendência de Seguros Privados (Susep), a Pier integra dados de órgãos reguladores e agiliza processos de autorização e registro demandados pelas instituições financeiras.
Com a automatização, consultas analógicas que poderiam levar até um mês passam a ocorrer em segundos. Dessa forma, uma consulta antes feita entre dois reguladores por meio de ofício acontece de forma online.
Capacitação em inovação
Apesar de tantos avanços, a transformação tecnológica no mercado de seguros está apenas começando e com muitas as áreas de atuação a serem desbravadas. No entanto, ainda são poucos os especialistas neste segmento.
Para preencher essa lacuna, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) promove a Certificação Avançada em Insurtechs, programa de ensino inovador e inédito no mercado brasileiro, que aborda desde os fundamentos básicos do segmento até as perspectivas para o futuro.
As aulas da segunda turma terão início em agosto e ainda há vagas. Conheça o programa, inscreva-se e faça parte do seleto grupo de especialistas em tecnologia de seguros no Brasil.
Comunicação ENS
You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Publicação - 17 de abril de 2025A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Publicação - 17 de abril de 2025A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Publicação - 17 de abril de 2025Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…
Mais desta categoria

Mercado tem papel fundamental para o debate climático, diz CEO da Mapfre
Publicação - 17 de abril de 2025

Estudo que analisa o mercado de resseguro brasileiro é lançado em SP
Publicação - 17 de abril de 2025