00:00:00
14 Sep

AIG inicia cobertura de Trade Finance no Brasil

20 de setembro de 2021
400 Visualizações

A AIG Seguros anuncia a chegada do seguro Trade Finance, pioneiro no Brasil, voltado, inicialmente, à cobertura de operações de investimentos em fundos, principalmente CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio). Parte do segmento de Seguro de Crédito, a novidade da AIG visa proporcionar mais segurança aos investidores em diversas áreas importantes para a economia do país. Até então, os interessados em seguros deste tipo precisavam fechar a operação no exterior. Com o novo seguro, a AIG passa a oferecer um produto personalizado para o mercado nacional, com apólice em português e condições e cláusulas adequadas à regulamentação local, contribuindo para ainda mais transparência no segmento de securitização e entre os investidores.

“Esse seguro da AIG traz segurança, mais previsibilidade e menos risco para o investidor. Buscamos a experiência e conhecimento global da AIG no mercado financeiro para trazer ao Brasil uma oferta inovadora de seguro. Queremos facilitar a vida tanto do investidor quanto das agências de classificação de risco, não apenas traduzindo a apólice para o português, algo que até hoje não existia, mas também simplificando as questões tributárias e cambiais, por exemplo”, diz André Graupen, gerente de Seguro de Crédito da AIG.

Um setor da economia brasileira que deve se beneficiar com a novidade é o agronegócio, que costuma utilizar a securitização, termo adotado no mercado financeiro para se referir a uma dívida que foi negociada com investidores. No caso do agronegócio, isso é feito por meio dos CRAs. “A securitização é o processo de proteção de dívida que garante ao credor o pagamento antecipado. Essa dívida é transformada em títulos, que são vendidos a investidores. Portanto, securitizar é agrupar pagamentos futuros. Um exemplo no agronegócio seriam os recebíveis provenientes de uma safra em um fundo de investimento. O investidor que compra o título recebe os rendimentos e incorre nos riscos de crédito. Já o credor dos recebíveis antecipa os recursos”, explica Graupen.

“No Brasil, os primeiros títulos securitizados surgiram no início da década passada e, para atrair investidores dispostos a enfrentar prazos longos e liquidez baixa, esses títulos contam com dois principais benefícios: os rendimentos com base na inflação somada a juros, além de isenção fiscal dos rendimentos. Em tempos de taxa Selic baixa e inflação em alta, essas características se tornam irresistíveis, e o mercado está buscando novas alternativas para aplicação de recursos. O que poucas pessoas sabem é que existe uma série de proteções por trás dessas operações financeiras que buscam garantir o retorno ao investidor e para toda a cadeia de recursos”, completa Graupen.

A AIG foi pioneira na criação dessa cobertura de seguro de crédito para CRAs, ainda no início da década passada. Com a vinda desse produto ao mercado local, a seguradora se fortalece ainda mais no segmento de Seguro de Crédito no Brasil, área em que a companhia atua há mais de dez anos localmente, oferecendo soluções flexíveis que garantem um alto nível de autonomia na concessão de crédito para clientes, gerando condições mais competitivas de venda em prol da liquidez e do sucesso das empresas.

CDI Comunicação

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
110 Vizualizações
Aon plc
110 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
110 Vizualizações
CNseg
110 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
99 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
99 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin