00:00:00
03 May

Setor de seguros registra quantidade pequena de reclamações

7 de julho de 2021
234 Visualizações

Artigo publicado no Boxe Relações de Consumo da Conjuntura CNseg, edição nº 45, publicação da Confederação Nacional das Seguradoras, avalia dados de reclamações do setor de seguros cadastrados no ano passado pela plataforma Consumidor.gov.br e pelos Procons, cadastradas no Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor). O artigo, tomando como base a publicação Boletim Consumidor em Números 2020, que consolida os dados, conclui que o setor segurador permanece entre as atividades com menores números de reclamações registradas.

De acordo com os dados abertos do Consumidor.gov.br, “Seguros, Capitalização e Previdência” tiveram 15.641 reclamações cadastradas em 2020. O número representa 1,3% das ocorrências da plataforma, número insuficiente para que o segmento fosse listado entre os mais demandados no Boletim da Senacon. O comportamento se repete na apuração do Sindec: “Seguros (exceto Saúde)” tiveram 26.042 demandas registradas nos Procons, representando 1,3% do total, segundo a publicação da Senacon.

Embora pouco demandado, o artigo afirma que o setor deve manter o foco na harmonização nas relações de consumo, a partir da formatação de produtos mais adequados e do aprimoramento contínuo dos canais de atendimento. Lembra o texto que tais iniciativas têm sido adotadas e fortalecidas ao longo dos anos mesmo com o número reduzido de reclamações, devido ao entendimento das companhias de que, ainda que pouco demandadas, é necessário evoluir processos para melhorar o tratamento do consumidor.

O Consumidor.gov.br, criado no ano de 2014 como um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet e de adesão facultativa para os fornecedores, a partir de 2020 foi designado pelo Decreto nº 10.197, de 02 de janeiro, como a plataforma digital oficial da administração pública federal para a autocomposição nas controvérsias em relações de consumo.

Em virtude disso, a Susep publicou sua Circular nº 613, de 11 de setembro de 2020, definindo a adesão obrigatória das seguradoras, entidades abertas de previdência complementar e sociedades de capitalização ao Consumidor.gov.br e o tratamento das reclamações dali advindas pelas Ouvidorias. Cabe registrar que o processamento das demandas via Consumidor.gov.br substituiu a análise individualizada de demandas de consumidores pela Susep existente no extinto Procedimento de Atendimento ao Consumidor (PAC) e que antes da obrigatoriedade, cerca de 95% das companhias supervisionadas pela Susep já eram aderentes à plataforma.

Assessoria de Imprensa da CNseg

You may be interested

Grupo HDI reforça atendimento à população do Sul do país
Grupo HDI
25 Vizualizações
Grupo HDI
25 Vizualizações

Grupo HDI reforça atendimento à população do Sul do país

Publicação - 3 de maio de 2024

O Grupo HDI está tomando medidas urgentes para auxiliar a população afetada pelas fortes chuvas que assolam a região Sul do país nos últimos dias, causando desabamentos,…

It’sSeg incorpora corretora de seguros SIMgular
Interesse Mercado
28 Vizualizações
Interesse Mercado
28 Vizualizações

It’sSeg incorpora corretora de seguros SIMgular

Publicação - 3 de maio de 2024

A It'sSeg Company concluiu nesta sexta-feira, 03/05/2024, a incorporação da corretora SIMgular, de Belo Horizonte (MG). Esta é a 13ª aquisição da It'sSeg desde que a companhia…

Segmento de salões de beleza segue fortalecido
Interesse Mercado
43 Vizualizações
Interesse Mercado
43 Vizualizações

Segmento de salões de beleza segue fortalecido

Publicação - 3 de maio de 2024

Investir na abertura de um salão de beleza pode ser uma escolha estratégica e lucrativa em termos de negócios. A demanda constante por serviços de beleza é…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin