00:00:00
22 Nov

Fairfax inova com o desenvolvimento de seguro rural sustentável

15 de abril de 2021
710 Visualizações

A sustentabilidade está atualmente entre os temas de maior importância para a agropecuária. Produtores, cooperativas e empresas buscam soluções para que a produção evolua ao máximo, seguindo também o propósito de poupar recursos e colaborar para a preservação do meio ambiente.
A seguradora Fairfax Brasil está atenta ao tema para que as apólices também possam refletir essas tendências. “Na unidade de negócios agro da Fairfax, constantemente conversamos sobre o desenvolvimento de produtos focados em uma agricultura sustentável, para que possamos estimular e valorizar mais as boas práticas de manejo”, afirma Diego Caputo, Gerente Comercial de Agronegócios da Fairfax Brasil.
Culturas consorciadas
Um exemplo disso é que a Fairfax Brasil já oferece um seguro agrícola multirrisco grãos para áreas de milho consorciado com braquiária. A braquiária favorece o manejo de solo pois desenvolve um sistema radicular profundo que colabora para a descompactação do solo, além de produzir palhada abundante que serve de cobertura e proteção do solo e ainda auxiliar no controle de plantas daninhas.
Associada ao milho, a braquiária colabora para o rendimento da cultura comercial. A forrageira serve como fonte de cobertura vegetal até a safra posterior de soja. Em casos de sistemas de integração, a braquiária é útil na formação de pastagem para alimentar o gado. Observando esses benefícios agronômicos e a demanda dos agricultores, a Fairfax desenvolveu o seguro agrícola para milho-braquiária, que vem sendo ofertado desde 2020. O seguro oferece cobertura contra chuva excessiva, geada, granizo, seca, ventos frios, raio, incêndio, tromba d’água e ventos fortes.
Na safra 2019/20, uma área total de cerca de 15 mil hectares de milho safrinha consorciado com braquiária foi assegurada pela Fairfax Brasil. “O milho consorciado com braquiária tem um zoneamento climático diferente do milho solteiro. Dessa forma, o produtor consegue ajustar a cultura em outra janela de plantio e ainda beneficia a saúde do solo”, afirma Caputo. Outras culturas alternativas ao milho safrinha, como o trigo e o sorgo, também recebem a atenção da seguradora. “Produtos de rotação de cultura passam a ser acomodados adequadamente no seguro. Neste ano, conseguimos viabilizar a oferta de seguro agrícola para a cultura do sorgo”, anuncia o gerente.
Sistemas integrados
Atualmente, a Fairfax Brasil já oferece modalidades de seguro agrícola para culturas solteiras ou consorciadas, seguro pecuário e seguro para florestas. No entanto, a novidade é que a seguradora também está desenvolvendo um produto adequado para sistemas integrados, que traga ainda mais vantagens ao produtor.
De acordo com o gerente Diego Caputo, a Fairfax está desenvolvendo um seguro personalizado capaz de atender as áreas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e o produtor pode esperar novidades em 2022. “A Fairfax atua com uma visão sustentável, respeitando políticas de preservação ambiental, de responsabilidade social e governança corporativa”, afirma Caputo.
Os sistemas integrados são uma grande tendência e já ocupam cerca de 15 milhões de hectares no Brasil, segundo estimativa da Embrapa. A diversificação de negócios agropecuários está diretamente atrelada à gestão de risco. O agricultor que inicia uma criação pecuária e o pecuarista que investe em agricultura conseguem verticalizar a produção na fazenda, promover o aumento de produtividade, conquistar novas fontes de renda e ainda minimizar riscos. “O grande desafio mundial é aumentar a produção de alimentos sem ampliar a área cultivada. O caminho é restaurar pastagens degradadas, investir em manejo de solo e permitir a produção de safras em rotação com a criação de gado”, conclui Caputo.

Contextualiza Comunicação

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
45 Vizualizações
Unimed
45 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
56 Vizualizações
Bradesco Seguros
56 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
43 Vizualizações
Allianz Partners
43 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin