Os serviços de Tecnologia da Informação (TI) foram o cerne das empresas para mantê-las em atividade em 2020 devido às imposições de isolamento, e, com isso, o trabalho remoto, por causa da pandemia do coronavírus. E, para 2021, a tendência é que as companhias continuem investindo na transformação digital e incrementem a automação dos gerenciamentos de Serviços de Tecnologia da Informação (ITSM), utilizada para projetar, fornecer, gerenciar e melhorar estrategicamente a TI numa organização. Como prestadora de serviços de BPO (Business Process Outsourcing; traduzida como “Terceirização de Processos de Negócios”) e de Tecnologia, a Delphos já tem em seu currículo a expertise em ferramentas de ITSM.
“Com clientes e parceiros espalhados pelo o Brasil, com dois centros de desenvolvimento de sistemas em estados diferentes, a empresa sempre adotou ferramentas de ITSM para controlar as demandas, a produtividade e atendimento aos clientes (externos e internos) de forma totalmente digital aliado a recursos de suporte remoto e workflow (fluxo de trabalho)”, comenta Nei Ogawa, diretor de TI da Delphos.
Mesmo com a necessidade de isolamento dos profissionais devido à Covid-19, a Delphos não foi impactada como algumas empresas. Isso porque a companhia já tem em seu escopo os avanços tecnológicos tão exigidos neste período. “Em nada impactou o atendimento ou na entrega de novas demandas e projetos de nossos clientes, como o trabalho interno da empresa. Os processos internos de RH, por exemplo, são totalmente automatizados. E a Delphos já dotava de workflows para o controle financeiro e contábil”, destaca Ogawa.
Neste sentido, a Delphos está sempre atualizada com as tendências de mercado e as necessidades dos clientes em busca do aumento da produtividade com automações de processos e procedimentos. Afinal, a empresa tem a missão de oferecer soluções em processos e tecnologias que tragam o melhor resultado na gestão de seguros.
Para contribuir com a melhoria no atendimento dos segurados, a Delphos desenvolveu diversas soluções para atender o mercado segurador. Entre elas estão:
• Portal de Sinistros (SinDelphos): Disponibiliza para a Seguradora e Estipulantes todo o ciclo de vida de um de sinistros, do pedido de abertura à indenização, apresentando relatórios e gráficos controlando todos os sinistros abertos e encerrados.
• Portal DPS e LDA (ÁpiDelphos): É um sistema disponibilizado para Seguradora e Estipulantes para preenchimento eletrônico de DPS, abolindo o tradicional DPS em papel, possibilitando automação de uma série de processos (aprovação automática, encaminhamento para o médico, etc.) sem a necessidade do fator humano para avaliação. O sistema permite parametrização para se adequar à políticas de cada seguradora.
• Vistoria Remota (VsrDelphos): Este sistema foi desenvolvido para possibilitar que o próprio segurado efetue vistoria do local, utilizando o aplicativo no seu smartphone, enviando fotos e detalhes da ocorrencia, podendo interagir com o engenheiro, caso necessite de auxilio. Este recurso evita que a seguradora envie um perito no local, economizando tempo e custos com estes deslocamentos.
• BI (VinDelphos): O BI é uma poderosa ferramenta de acompanhamento e controle de uma seguradora. O VinDelphos, possui uma interface interativa e intuitiva facilitando o uso por qualquer usuário, mesmo aqueles com pouca ou nenhuma formação em tecnologia, apresentando gráficos e relatórios conforme a necessidade do usuário, sem depender da área de TI das seguradoras.
• Atos Jurídicos (SajDelphos): Sistema desenvolvido para acompanhamento de todo o ciclo de vida de ações judiciais, incluindo rotinas administrativas, técnico-jurídicas e informações gerenciais, utilizando relatórios estruturados e auditorias de processos para identificar indícios de fraude.
Antenada às tendências de mercado, a Delphos possui produtos para auxiliar e melhorar a performance do serviço de TI das empresas do mercado segurador, como o ERP SegDelphos, que é capaz de atender à todas as necessidades das seguradoras de forma totalmente integrada e parametrizada. O SegDelphos contempla os módulos de Atendimento (Call Center), Comissões, Contábil, Cosseguro e Resseguro, Emissão, Financeiro e Sinistros, além de ter recursos que facilitam a configuração das linhas de negócios da seguradora e seguir as normas legais da Susep e das melhores práticas de segurança e confiabilidade.
“O SegDelphos é totalmente modularizado, possibilitando uma implantação muito rápida e ágil e, por se tratar de módulos integrados, permite a redução do custo e do tempo de manutenção”, explica.
De acordo com Nei Ogawa, para uma empresa se destacar no mercado segurador, ela deve ter bons produtos e facilidades com preços competitivos. Concomitantemente, deve cuidar e preparar bem os profissionais, fornecendo-lhes recursos para adquirir um bom conhecimento do negócio e prestar um atendimento exemplar para seus clientes, mantendo-os sempre muito motivados.
“TI tem um papel fundamental na empresa, possibilitando que os profissionais das áreas de negócios, atendimento e backoffice tenham informações precisas e imediatas para tomadas de decisões seguras. A Tecnologia da Informação permite fornecer informações corretas aos clientes, com implantação de sistemas abrangendo todas as áreas da seguradora de forma integrada com informações confiáveis, possibilitando implantar novas funcionalidades de forma ágil conforme o mercado requer, mantendo, desta forma, os profissionais focados no negócio”, explica Ogawa.
VTN Comunicação
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

