Um respirador desenvolvido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), com o apoio da Fundación MAPFRE, deve ajudar a população de Manaus a enfrentar um dos momentos mais críticos no sistema de saúde, desde o início da pandemia do novo coronavírus.
Os primeiros ventiladores pulmonares de baixo custo Inspire foram enviados para a capital amazonense na última sexta (15/01) e um novo lote deve chegar amanhã (19/1), totalizando 40 aparelhos.
O respirador artificial foi desenvolvido nos primeiros meses da pandemia por um grupo de cerca de 40 pesquisadores e é 15 vezes mais barato do que respiradores convencionais. A Fundación MAPFRE participou do projeto, destinando cerca de R$ 1,5 milhão para a produção de mil aparelhos, considerando a aquisição de insumos e componentes, instrumentação para medidas de qualidade, além de testes e ensaios.
Atualmente, os ventiladores Inspire são utilizados no tratamento de pacientes de Covid-19 em diversos estados do país, entre eles São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Amazonas.
InPress Porter Novelli
You may be interested

Seguros Unimed é a nova patrocinadora da equipe Itambé Minas
Publicação - 9 de janeiro de 2026A equipe Itambé Minas vai contar com o patrocínio da Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, até o fim da temporada 2025/26. A seguradora, especialista em soluções que…

Gallagher destaca papel da especialização técnica
Publicação - 9 de janeiro de 2026Após quase um mês da sanção da Nova Lei de Seguros (Lei nº 15.040/2024), a Gallagher Seguros ressalta que o sucesso da implementação das novas regras dependerá…

Amil Me Leva 2025 foi uma das vencedoras do Prêmio Caio
Publicação - 9 de janeiro de 2026A viagem de incentivo Amil Me Leva 2025 foi uma das vencedoras do Prêmio Caio, considerado o “Oscar dos Eventos” no Brasil, no mês de dezembro. O…
Mais desta categoria













