00:00:00
23 Nov

“Queremos mais concorrência no mercado”

30 de agosto de 2019
581 Visualizações

Essa foi uma das afirmações feitas pela superintendente da Susep, Solange Vieira, ao longo da palestra “O Desenvolvimento do Mercado de Seguros: Regulação e Oportunidades”. A apresentação da executiva foi o destaque das aulas magnas que marcaram o início do segundo semestre letivo dos cursos de ensino superior da Escola Nacional de Seguros (ENS).

Realizados nos dias 28 e 29 de agosto, os eventos aconteceram nos auditórios da ENS no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), que ficaram lotados com alunos, professores e colaboradores da ENS, e com personalidades do setor.

No Rio de Janeiro, as atividades foram abertas pelo presidente da ENS, Robert Bittar, que agradeceu a participação da superintendente. Em seguida, o diretor geral da Instituição, Tarcísio Godoy, enalteceu a relevância do encontro para a formação de profissionais do setor. “Há 48 anos a ENS tem priorizado oferecer um treinamento de excelência para corretores, securitários e para a sociedade em geral, por meio de programas de ensino e de palestras”.

Solange Vieira iniciou a aula afirmando que o objetivo era provocar a reflexão sobre o que é o seguro e como trabalhá-lo para que seja expandido no Brasil. “Nosso setor de seguros ainda é muito incipiente perto do que pode abranger”.

Seguro como investidor institucional

A executiva mostrou a importância e a participação do segmento em todas as atividades da sociedade, tanto para pessoas quanto para negócios. “É impensável, por exemplo, o mundo da exportação sem seguros. O comércio internacional não existiria se não tivéssemos os seguros”.

Solange ressaltou pilares onde o setor tem atuação essencial para a sociedade, entre eles o desenvolvimento econômico. “O segmento é um investidor institucional. A indústria de seguros mobiliza hoje um percentual do PIB enorme, com quase 1 trilhão de reservas acumuladas. É um elemento fundamental para a formação de poupança de longo prazo no País”.

Por meio de exemplos práticos e de cases de acidentes, como o incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, a palestrante demonstrou como os seguros são fundamentais para a prevenção e mitigação de riscos em todos os tipos de negócios, sejam eles de exportação e importação, fábricas, óleo e gás, e aviação.

Ela lembrou ainda que os seguros são instrumentos de apoio para políticas públicas. “O Brasil tem inúmeras políticas públicas de seguros, entre elas o seguro desemprego, seguro defeso, auxílio doença, licença maternidade e seguro rural”.

Segurança jurídica e cultura de seguros

A atuação do órgão regulador também esteve em pauta. Solange falou sobre as prioridades e atividades da Susep e como a autarquia vem trabalhando as questões do setor em quatro pontos focais: Concorrência, Estabilidade Jurídica, Flexibilidade e Credibilidade. “Queremos mais concorrência no mercado. Ela traz mais produtos, mais empresas, maior qualidade, melhores preços e mais variedade”.

Com o aumento da segurança jurídica, a executiva acredita que o órgão pretende alcançar maior confiança, estabilidade, proteção e credibilidade. “No mundo dos negócios e nos seguros isso é fundamental”, declarou. Educação securitária e previdenciária e a importância de poupar para ter uma velhice mais tranquila foram os temas que encerraram a palestra.

Ao final, a maior autoridade do setor de seguros brasileiro foi homenageada com placa entregue pela diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro. Além dela, também prestigiaram a aula magna o vice-presidente da ENS, Luiz Tavares Pereira Filho, os diretores da Instituição, Mario Pinto (Ensino Superior) e Paola Casado (Administrativo-Financeira), o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, e o presidente da Fenacor, Armando Vergilio.

Em São Paulo, Tarcísio Godoy e Mario Pinto representaram a ENS. Somadas as duas edições, mais de 300 pessoas compareceram aos eventos.

Fonte: Acontece (Boletim Informativo da Escola Nacional de Seguros -ENS)  Nº 670

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
58 Vizualizações
Unimed
58 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
69 Vizualizações
Bradesco Seguros
69 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
52 Vizualizações
Allianz Partners
52 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin