00:00:00
15 May

É chegado o 8º Congresso de Resseguro. Iniciamos em 2011 com o entusiasmo dos anos seguintes à abertura do mercado de resseguros brasileiro.

Passamos pela edição das regras que, sem qualquer discussão, transformaram a preferência dos resseguradores locais em reserva combinada com a restrição a operações intragrupo.

Uma suposta mudança de curso ocorreu quando a reserva e a restrição a operações intragrupo foram substituídas por um confuso sistema de reserva descrescente conjugada com a preferência e espaço crescente para operações intragrupo.

A efetiva mudança de curso veio com a volta da preferência como sistema único e com o fim das restrições a operações intragrupo.

Depois, junto com o Brasil, entramos em compasso de espera, aguardando que a política se acomodasse.

Temos, agora, uma oportunidade. Estabilizamos (tanto quanto possível) a política, com a possibilidade real de volta do crescimento, com a reforma da previdência e com a redução do Estado, incluindo as privatizações. Há também o anunciado objetivo de privilegiar a segurança jurídica, algo cuja relevância parece, às vezes, subestimada, e que precisa envolver os três poderes.

Além disso, adotamos como pauta permanente o combate à corrupção que, para além de sua perspectiva ética (que deve ser vivenciada por todos sempre, e não somente quando cobramos honestidade de políticos), suga recursos e atrasa nosso desenvolvimento. Os efeitos dessa mudança também virão, não sem passos à frente e atrás e a frequente sensação de que não estamos saindo do lugar.

O resseguro, na medida em que precisa de grandes riscos, frequentemente associados a grandes projetos que, por sua vez, dependem de uma perspectiva positiva de futuro, tem tudo para aproveitar de forma especialmente intensa a retomada, que tende a ser forte e duradoura.

Nesse contexto, o Congresso de Resseguro promove justamente a troca de ideias e o alinhamento de expectativas, sendo certo que, na vida econômica e social, as expectativas são o tijolo do futuro.

Bom Congresso a todos!

You may be interested

Evento aborda desafios para mulheres na área de tecnologia
Artigo
32 Vizualizações
Artigo
32 Vizualizações

Evento aborda desafios para mulheres na área de tecnologia

Publicação - 15 de maio de 2024

A promoção da diversidade e da inclusão ainda é um grande desafio na área de tecnologia. Para entender esse processo é preciso refletir sobre as questões estruturais…

Allianz aumenta lucro operacional
Allianz
33 Vizualizações
Allianz
33 Vizualizações

Allianz aumenta lucro operacional

Publicação - 15 de maio de 2024

“Os robustos resultados da Allianz demonstram a qualidade dos nossos fundamentos, o valor da consistência na execução da nossa estratégia e a vantagem da amplitude dos talentos…

Restaurantes e bares no Brasil devem ter crescimento de 3%
BRZ Insurance
37 Vizualizações
BRZ Insurance
37 Vizualizações

Restaurantes e bares no Brasil devem ter crescimento de 3%

Publicação - 15 de maio de 2024

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) projeta um crescimento de 3% nos negócios de bares e restaurantes este ano. A estimativa vem sendo calculada com base…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin