00:00:00
18 May

Dicas para cuidar do carro em temperaturas extremas

26 de setembro de 2018
315 Visualizações

Mudanças climáticas podem afetar o carro, danificando a aparência e reduzindo sua vida útil. E é por isso que, para muitas pessoas, deixar o veículo ao ar livre é um verdadeiro drama. Mas, para quem quer manter o automóvel sempre com cara de novo, alguns cuidados com a manutenção devem estar nos planos.

Ricardo Sardagna, executivo da Allianz Automotive, explica que “para o motorista que precisa deixar o veículo dormindo ao relento sob sol e chuva, é indicado utilizar cera mensalmente para garantir a boa aparência da lataria. A aplicação do produto é como se fosse um protetor solar e, com isso, é possível retardar ou até mesmo evitar o desgaste na pintura”.

O forte calor pode afetar também componentes internos do carro, como o painel. Ricardo explica: “Para impedir rachaduras nessa área, é recomendada a aplicação de produtos específicos de proteção. Nos vidros laterais e traseiro, o uso de películas com filtro especial também ajuda muito”. A alta temperatura nos asfaltos proporciona maior desgaste aos pneus e altera a calibragem. “Por isso o proprietário deve calibrar o pneu à noite ou no início da manhã, assim eles ficarão calibrados por mais tempo, reduzindo o dano ao longo do passeio”, sugere o porta voz.

Já em climas frios, o sistema de partida dos veículos pode sofrer mais, como é o caso da bateria. Sardagna dá a dica: “mantenha a bateria bem carregada – vale a pena fazer uma vistoria no sistema do alternador e medir a carga dela antes da chegada do frio intenso – que aumenta a energia necessária para a partida. Nas regiões com possibilidade de temperaturas próximas ou inferiores a zero grau, é importante adicionar produto anticongelante ao combustível e, também, ao líquido de arrefecimento”.

E a maresia?
Além do calor e do frio, quem mora no litoral tem outro inimigo: a maresia. O executivo explica que até o final da década de 80 era muito comum que a lataria sofresse com esse tipo de problema, mas com o avanço da tecnologia anticorrosão para pinturas, os carros passaram a contar com uma excelente proteção. “O alerta fica para o proprietário que teve o veículo em serviços que envolvem funilaria e pintura. E durante um reparo não é possível aplicar o mesmo nível de proteção de fábrica nas partes reformadas ou substituídas”, finaliza o especialista.

Race Comunicação

You may be interested

Locatícia Junto é destaque no Cupola Summit
Junto Seguros
46 Vizualizações
Junto Seguros
46 Vizualizações

Locatícia Junto é destaque no Cupola Summit

Publicação - 17 de maio de 2024

A Junto Seguros, uma empresa especializada em soluções de seguros corporativos para empresas e com mais de 30 anos de história, marca presença no Cupola Summit 2024, nos dias…

Susep participa de debate sobre o mercado de proteção veicular
Susep
49 Vizualizações
Susep
49 Vizualizações

Susep participa de debate sobre o mercado de proteção veicular

Publicação - 17 de maio de 2024

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Diretor Carlos Queiroz, participou nesta sexta-feira (17) de mais uma edição do evento "Conversa com o Judiciário", que ocorreu…

ESG e o mercado de seguros: práticas e impactos na sociedade
Artigo
59 Vizualizações
Artigo
59 Vizualizações

ESG e o mercado de seguros: práticas e impactos na sociedade

Publicação - 17 de maio de 2024

O conceito de ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) tem se tornado cada vez mais relevante na indústria de seguros, com impactos significativos em diversas frentes. A…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin